Percorrer por data de Publicação, começado por "2025-11-12"
A mostrar 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de ordenação
- Avaliação de parâmetros de cultivo de Lysmata debelius Bruce, 1983 ao longo do desenvolvimento larvar e juvenilPublication . Salgado, Daniel Francisco; Leandro, Sérgio Miguel Franco Martins; Marques, Sónia Cristina FerreiraA presente dissertação teve como principal objetivo completar o ciclo de vida do camarão-de-fogo, de Lysmata debelius Bruce, 1983, em condições controladas de cativeiro, contribuindo para a sua domesticação e para o avanço da aquacultura ornamental. Para tal, foram definidos três eixos centrais de investigação: determinar o período até à obtenção de indivíduos com tamanho comercial, avaliar a influência da densidade de cultivo e da luz LED azul e branco (azul: 450-470nm e branco: 450-700nm) na sobrevivência e no assentamento larvar. Estes fatores são considerados determinantes para a definição de protocolos de cultivo eficientes e sustentáveis. Os resultados demonstraram que a sobrevivência larvar de Lysmata debelius foi fortemente influenciada pela densidade de cultivo, com melhores valores registados nas densidades mais baixas (90–140 larvas L-1. A taxa de assentamento não revelou diferenças estatisticamente significativas entre tratamentos. O tempo até ao primeiro assentamento foi mais curto nos ensaios sem luz (81,67 ± 2,31 dias), em comparação com aqueles conduzidos sob luz LED azul e branco (89,67–93,33 dias), embora sem diferenças estatisticamente significativas. Por outro lado, o tempo médio total até ao assentamento mostrou diferenças estatisticamente significativas na ausência de luz, situando-se entre 86,67 e 91,18 dias, face a 93,50–96,82 dias em presença de luz, sem efeito relevante da densidade. Finalmente, ao integrar as fases larvar e juvenil, estimou-se que o período total desde a desova até às dimensões do tamanho comercial (3 cm), variou entre 194 e 202 dias. Estes resultados, fornecem uma base sólida para a compreensão da biologia larvar de L. debelius, fundamental para a otimização dos protocolos de cultivo desta espécie e reforçam a necessidade de considerar múltiplos fatores ambientais e de manejo no desenho de sistemas produtivos. Do ponto de vista prático, esta investigação confirmou a viabilidade da produção sustentável desta espécie, abrindo caminho para reduzir a pressão sobre populações selvagens e responder à crescente procura do mercado. A consolidação de protocolos larvares e reprodutivos representa um passo essencial para a expansão da aquacultura ornamental, promovendo práticas mais responsáveis e ambientalmente sustentáveis, resultando numa menor dependência de exemplares capturados em populações naturais. Em forma conclusiva, este trabalho estabelece as bases para o cultivo controlado de Lysmata debelius, representando um contributo científico e aplicado relevante para a sua domesticação e para a consolidação da aquacultura ornamental como setor sustentável e inovador.
- Informação não financeira e o desempenho das empresas: A realidade ibéricaPublication . Fonseca, Inês de Sousa; Lisboa, Inês Margarida Cadima; Martins, José Luís PereiraNos últimos anos, a divulgação de informação não financeira, que abrange as dimensões ambiental, social e de governação (ESG - environmental, social, and governance), tem assumido uma relevância crescente, impulsionada por exigências regulatórias e pela pressão dos stakeholders por maior transparência. Contudo, a relação entre a divulgação de práticas ESG e o desempenho financeiro das empresas, permanece inconclusiva e pouco explorada em determinados contextos, como o ibérico. O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto do ESG no desempenho financeiro das empresas. Para tal é estudada uma amostra de empresas portuguesas e espanholas, ao longo de um período de onze anos (2014-2024). São usadas quatro medidas de desempenho: duas de rendibilidade e duas de margens, e o ESG é avaliado através do índice ESG geral, bem como das suas subcomponentes. Foram ainda incluídas variáveis de controlo. Os resultados evidenciam que os índices ESG têm aumentado ao longo dos anos, sugerindo que as empresas mostram mais preocupações com as áreas ambiental, social e de governação. Adicionalmente, as empresas espanholas apresentam índices de divulgação ESG mais altos do que as empresas portuguesas. As diferenças encontradas entre empresas portuguesas e espanholas são consistentes com a teoria da legitimidade, uma vez que a maior divulgação ESG em Espanha reflete pressões institucionais e sociais mais intensas, devido à dimensão do mercado. Verifica-se ainda que as práticas ESG, de modo global, não têm impacto no desempenho financeiro das empresas. Porém, numa análise desagregada, os resultados evidenciam que a subcomponente ambiental tem impacto positivo e significativo na rendibilidade das empresas, enquanto a área social tem o impacto oposto. À luz da teoria dos stakeholders, o impacto positivo da dimensão ambiental pode ser explicado pelo facto da empresa responder às expectativas de diferentes grupos de interesse relativamente às preocupações ambientais com vista a promover a sustentabilidade ambiental. Já o impacto negativo associado à dimensão social pode ser compreendido com base na teoria da agência, uma vez que certos investimentos sociais podem ser vistos como custos que não maximizam a rendibilidade dos acionistas, pelo menos numa perspetiva de curto prazo. Os resultados ainda mostram que as variáveis de controlo: endividamento e crescimento das vendas são as mais relevantes para explicar o desempenho financeiro das empresas da amostra. A lógica do triple bottom line sustenta os resultados obtidos, ao salientar que o desempenho empresarial deve ser avaliado considerando de forma integrada as dimensões económica, ambiental e social, mesmo que estas apresentem efeitos distintos sobre a rendibilidade.
- The Specialist vs. The Generalist: A Comparative Analysis of Performance and Explainability for Financial Sentiment ClassificationPublication . Roque, Miguel Augusto; Miragaia, Rolando Lúcio Germano; Grilo, Carlos Fernando de AlmeidaThe accurate and transparent classification of sentiment in financial texts is a cornerstone of computational finance. This field is currently at a methodological crossroads, dominated by two paradigms: the fine-tuned specialist, represented by domain-adapted models like FinBERT, and the instructed generalist, embodied by modern Large Language Models (LLMs) like Google's Gemini. While performance benchmarks are emerging, a significant research gap exists in the systematic comparison of their performance trade-offs and the nature of their explainability. This dissertation conducts a comparative study between a fine-tuned FinBERT model and the Gemini 2.5 Pro LLM on an extended version of the Financial PhraseBank dataset. The analysis is performed along two axes: (1) Classification Performance, evaluated via metrics robust to class imbalance, and (2) Explainability, where FinBERT's predictions are analyzed using SHapley Additive exPlanations (SHAP). For Gemini, two distinct prompting protocols are compared: a two-step Separated Protocol designed to rigorously test the "overthinking" hypothesis and a single-step Simultaneous Protocol. The results reveal a nuanced performance verdict. While FinBERT excels in accuracy, a key finding is that both Gemini protocols achieve virtually identical performance, challenging the initial "overthinking" hypothesis and suggesting a high degree of robustness in modern LLMs. The qualitative analysis uncovers two distinct reasoning styles: FinBERT's logic is bottom-up and pattern-based, excelling at domain-specific jargon, while Gemini's is top-down and conceptual, grasping holistic meaning but failing on specialized idioms. Ultimately, this work concludes that the choice between a specialist and a generalist is not one of absolute superiority, but a strategic trade-off between accuracy, risk sensitivity, implementation cost, and the desired nature of explainability. This dissertation provides a comprehensive framework for navigating that trade-off.
- Desenvolvimento de um UGV modularAbreu, Dinis Samuel Mateus de; Santos, Sérgio Pereira dos; Silva, Sérgio Manuel da; Ramos, João Pedro Ferreira; Pereira, António Manuel de Jesus
- Estudo e desenvolvimento de sistema para a rastreabilidade de peças e máquinasPublication . Pereira, Diogo Rosa; Vieira, Milena Maria Nogueira; Ferreira, Irene Sofia CarvalhoO relatório apresenta o estudo e desenvolvimento de um sistema de rastreabilidade aplicado à empresa HRV Process Solutions. Inserida no setor da indústria metalomecânica, dedicada ao desenvolvimento e fabrico de equipamentos por encomenda, a empresa caracteriza-se por uma produção com elevada variedade de peças e baixos volumes, fabricadas e assembladas numa etapa final de montagem. Este tipo de produção, marcado pela complexidade e variabilidade, dificulta a gestão e o controlo, originando falhas na rastreabilidade ao longo de todo o processo. Neste contexto, o trabalho iniciou-se com um diagnóstico aos fluxos documentais e físicos, complementado por uma simulação de retirada de produto, com o objetivo de identificar lacunas e necessidades a colmatar no sistema a desenvolver. O diagnóstico revelou falhas significativas na rastreabilidade de matérias-primas e componentes, ausência de registo de lotes e de sistema FIFO, bem como ineficiências na movimentação de peças entre secções, traduzindo-se em perdas de componentes, erros de montagem e retrabalho não contabilizado. Para responder a estes desafios, foi concebido um sistema assente em códigos QR, integrados no software GestPro já existente, associado ao conceito de “Volume”: conjuntos de peças de um equipamento ou obra passaram a ser organizados em volumes, cada um identificado por etiqueta e associado a localizações específicas na fábrica, com registo e atualização em tempo real. O sistema foi testado em duas fases: numa primeira implementação, com etiquetas simples acompanhadas por desenhos 2D, e numa segunda, com a introdução de códigos QR que permitiram comunicação direta com o sistema e maior rigor no acompanhamento físico dos volumes. A análise dos pedidos de produção acompanhados demonstrou a eficácia do sistema, embora tenham sido identificadas oportunidades de melhoria, como o registo histórico das localizações, a integração automática da informação nas guias de transporte, a criação de volumes também no torneamento, a utilização de etiquetas metálicas em determinados casos e a implementação de FIFO com registo de lotes de matérias-primas. Adicionalmente, o sistema possibilitou contabilizar, pela primeira vez, o retrabalho: 527 horas em quatro meses (cerca de 5% do total de produção), sobretudo devido a erros no desenvolvimento de peças e ao desaparecimento de componentes, confirmando a relevância de um sistema de rastreabilidade completo. Em síntese, o sistema desenvolvido mostrou-se funcional e eficiente, permitindo maior organização e redução de desperdícios. Apesar de carecer de otimizações, constitui um avanço relevante na digitalização da HRV, reforçando a sua competitividade e alinhando-se com os princípios da Indústria 4.0.
- O Impacto da Liderança Autêntica na Intenção de Turnover, Organizational Pride e PerformancePublication . Destapado, Maria Madalena Dimas; Ribeiro, Neuza Manuel Pereira RibeiroO contexto empresarial contemporâneo tem sido caracterizado por transformações constantes e de elevada intensidade, que exigem das organizações uma reconfiguração contínua dos seus processos e estruturas, com os potenciais impactos nos modelos de liderança. A Liderança Autêntica tem surgido como resposta à crescente exigência de transparência e confiança nas organizações. Assim, os líderes enfrentam o desafio de restaurar a credibilidade não apenas perante a sociedade em geral, mas sobretudo junto dos seus colaboradores, reforçando relações baseadas em integridade, ética e responsabilidade. O principal objetivo deste estudo empírico é o de investigar a influência da Liderança Autêntica junto da Intenção de Turnover, Organizational Pride e Performance. A amostra foi recolhida através do método de dupla fonte e foi conseguida uma amostra de 115 díades líder-liderado de uma organização do setor cerâmico em Leiria, que responderam voluntariamente a um questionário disponibilizado para esse efeito. Os resultados sugerem que a Liderança Autêntica tem impacto no Organizational Pride, nos Comportamentos de Trabalho Contraprodutivos e na Intenção de Turnover. Sugerem também que o Organizational Pride medeia a relação entre Liderança Autêntica e Intenção de Turnover, Liderança Autêntica e Performance de trabalho e Liderança Autêntica e Performance contextual. O presente estudo sugere que as práticas de Liderança Autêntica devem ser tidas em conta pelas organizações e gestores para que reduza a Intenção de Turnover, aumente o Organizational Pride e a Performance.
- Comunicação de enfermeiros em Serviços de Urgência: Desafios no Cuidado a Pessoas/Famílias com Necessidades PaliativasPublication . Costa, Ana Filipa Peneiras Penela Minhoto; Costeira, Cristina Raquel BatistaEspera-se que o enfermeiro especialista (EE) detenha competências tanto comuns quanto específicas, que lhe permitam oferecer respostas eficazes e centradas na pessoa. Essas competências abrangem dimensões cognitivas, afetivas e funcionais, devendo integrar componentes teóricas, práticas e clínicas. O seu desenvolvimento deve ocorrer tanto em contextos académicos como clínicos. Assim, emerge este relatório que será apresentado e defendido para obtenção do titulo de Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica na especialização de Enfermagem à Pessoa em Situação Critica (PSC), e que tem como objetivos: i) evidenciar as competências comuns e especificas do EE na área de cuidado à PSC desenvolvidas em meio académico e clínico, através de uma metodologia critico-reflexiva; ii) demostrar competências de investigação através da descrição de um estudo observacional desenvolvido em contexto de urgência, e que será apresentado em formato artigo. Os contextos clínicos a que o objetivo um se refere foram realizados em contexto de serviços de Urgência Médico-Cirúrgica; Extra-Hospitalar e Serviço de Medicina Intensiva. No que diz respeito ao trabalho de investigação, referenciado no objetivo dois, intitulado: “Comunicação de enfermeiros em Serviços de Urgência: Desafios no Cuidado a Pessoas/Famílias com Necessidades Paliativas", surgiu pelo reconhecimento da importância da temática, uma vez que a realidade atual tem evidenciado um aumento do número de doentes paliativos e com patologia crónica a frequentar os serviços de urgência dedicada a doentes críticos/agudos. Assim, os profissionais de saúde confrontam-se diariamente com a necessidade de mobilizar competências para dar resposta a esta realidade, especificamente na comunicação adequada, que é considerada um dos quatro pilares dos cuidados paliativos. Este relatório será dividido em duas partes. Sendo que a parte I dará resposta ao primeiro objetivo e a parte II ao segundo objetivo.
