ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar
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Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar by advisor "Fortunato, Maria Albertina Carvalho"
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- Aprendendo em parceria com as crianças : da creche ao jardim de infânciaPublication . Figueira, Susana Alexandra de Caires; Fortunato, Maria Albertina Carvalho; Dias, Maria Isabel Pinto Simões
- Aprendendo/refletindo no dia-a-dia da prática pedagógica: Da música na creche, ao trabalho de projeto no jardim-de-infânciaPublication . Vitorino, Joana Carla Roquete; Fortunato, Maria Albertina CarvalhoO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, que frequentei ao longo do ano letivo 2014/2015. Procura descrever as vivências da minha prática de ensino supervisionado, em contexto de creche e em contexto de jardim-de-infância. Desta forma, o relatório é composto por duas partes, sendo que a primeira diz respeito à reflexão da prática, em contexto de creche, bem como ao desenvolvimento de um pequeno ensaio investigativo acerca das manifestações das crianças de 1 ano à música, sendo que foram alvo de estudo duas crianças de um ano, nos momentos de audição de música cantada ao vivo e gravada. Assim, apresento as opções metodológicas, uma revisão da literatura, a análise e discussão dos resultados e por fim, uma conclusão do ensaio investigativo e uma conclusão relativa a este contexto. A segunda parte do relatório apresenta uma dimensão reflexiva relativa ao contexto de jardim-de-infância, bem como o projeto desenvolvido com as crianças, relativamente ao conhecimento das abelhas. Assim, com o desenvolvimento do projeto, foi possível que as crianças adquirissem conhecimentos acerca das abelhas (anatomia, produção do mel, habitat, funcionamento em comunidade) e que ao mesmo tempo, adquirissem competências ao nível das várias áreas do saber, partindo da mesma temática.
- Crescendo e refletindo com as crianças sobre a Prática Pedagógica: Aprendizagens da Creche ao Jardim-de-InfânciaPublication . Gomes, Mariana Isabel Costa; Fortunato, Maria Albertina CarvalhoO presente relatório dá a conhecer o meu percurso pelos dois contextos de educação de infância (creche e jardim-de-infância), relativos à Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado de Educação Pré-Escolar, no ano letivo 2014/2015. Divide-se em quatro partes, as quais evidenciam as aprendizagens desenvolvidas ao longo deste ano letivo. As duas primeiras partes expõem as vivências e experiências realizadas em contexto de creche. A primeira é constituída por uma dimensão reflexiva relativa às aprendizagens realizadas e às dificuldades sentidas. A segunda apresenta o ensaio investigativo, de índole qualitativa, que consistiu em identificar e conhecer as interações que as crianças estabeleciam com os seus objetos de transição, num período antecedente ao momento do repouso. Os dados recolhidos permitiram-me concluir que ocorriam interações apenas não-verbais e que estas se subdividiam em três tipos: interações através do tato, interações através do paladar e interações através do olhar. Verificou-se que as que ocorriam com maior incidência, por parte dos dois participantes do ensaio investigativo, eram as interações através do tato. As duas últimas partes deste relatório apresentam as vivências experienciadas em contexto de jardim-de-infância. A primeira é constituída por uma dimensão reflexiva relativa às aprendizagens realizadas e às dificuldades sentidas. E a segunda diz respeito ao projeto realizado, com o grupo de crianças e com a colega de prática, e cujo tema tratado foram as abelhas. A realização deste projeto permitiu que as crianças ficassem a conhecer melhor estes insetos, nomeadamente em relação às suas vivências (como por exemplo onde é que transportam o pólen e como se fazem as colmeias) e ao modo como se reproduzem, se são ou não ovíparas
- Da Creche ao Jardim de Infância : a emergência da matemática nas brincadeiras das crianças da sala de 1 anoPublication . Matias, Juliana Tavares; Fortunato, Maria Albertina Carvalho; Correia, Sónia Cristina LopesO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se dividido em duas partes. A primeira refere-se à prática de ensino supervisionada em contexto de creche e a segunda às práticas de ensino supervisionadas em contexto de Jardim de Infância I e II. Na primeira parte abordam-se assuntos relacionados com a creche, nomeadamente, a rotina, as interações, o ciclo de ação pedagógica, o espaço exterior no desenvolvimento da criança e o ser educador em creche. Ainda nesta parte, encontra-se o ensaio investigativo realizado com crianças com idades compreendidas entre os 20 e os 24 meses. Este estudo de índole qualitativo visa analisar as ideias matemáticas emergentes nas brincadeiras livres das crianças. Desta forma, tentou-se compreender: de que forma a matemática está presente nas brincadeiras das crianças, Ana, Duarte e Inês, em contexto de creche. Os dados recolhidos demonstraram que as crianças ao brincarem livremente com diferentes materiais, estão em contacto com a matemática, através da observação, exploração, experimentação e manipulação. Os resultados obtidos evidenciam que as brincadeiras observadas se relacionam, essencialmente com o encaixe e empilhamento, as posições, a orientação espacial e a classificação. A segunda parte é alusiva às práticas de ensino supervisionadas em contexto de Jardim de Infância I e II, onde se exploram assuntos como as interações, o ciclo de ação pedagógica, a documentação pedagógica, ser educadora reflexiva, as crianças com perturbação do espetro de autismo, as emoções na infância e duas experiências com a metodologia de trabalho por projeto. A metodologia de trabalho por projeto é vivenciada em ambos os contextos. Assim, apresenta-se um breve relato de cada uma das experiências e uma reflexão acerca das aprendizagens realizadas com as crianças.
- As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de InfânciaPublication . Cordeiro, Ana Filipa Rosário; Fortunato, Maria Albertina CarvalhoO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada pertencente ao Mestrado de Educação Pré-Escolar. Este dividi-se em três partes: a primeira parte relaciona-se com as vivências ocorridas em contexto de creche, a segunda está direcionada para os momentos vivenciados em contexto de Jardim de Infância e a terceira parte é referente ao meu percurso no Jardim de Infância de rede pública A primeira parte divide-se em dois tópicos. Primeiramente, apresento a caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças vivenciado na Creche e Jardim de Infância “O Ninho”, na sala dos Rouxinóis. Posteriormente, apresento uma dimensão reflexiva onde evidencio as dificuldades sentidas, as aprendizagens realizadas e as experiências que para mim foram as mais significativas na creche. A segunda parte é composta por quatro tópicos. Incialmente, apresento uma caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças vivenciado na Creche e Jardim de Infância “O Ninho”, na sala Pré-2. Apresento também uma reflexão onde dou a conhecer alguns dos momentos mais significativos experienciados em contexto de Jardim de Infância. Apresento ainda o projeto “À descoberta dos bichos- da- seda”, tendo por base a metodologia de trabalho de projeto. Por último, apresento um ensaio investigativo realizado com quatro crianças de cinco anos com a finalidade de conhecer as competências socias evidenciadas pelas crianças, durante a exploração de jogos tradicionais. Os resultados evidenciam competências de cooperação, de competetitividade, de (in) cumprimento pelas regras do jogo e de comunicação entre pares. A terceira parte é dividida em três tópicos. Primeiro apresento uma breve caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças, vivenciado no Jardim de Infância de Marrazes, na sala B. De seguida, apresento uma dimensão reflexiva onde reflito sobre o meu percurso enquanto estagiária em contexto de Jardim de Infância de rede pública. Por fim, dou a conhecer o trabalho de projeto intitulado “Pequenos Músicos”.
- Refletindo sobre a prática pedagógica : O contributo da expressão plástica no projeto do “O Nabo gigante”, para a exploração da vida animalPublication . Alípio, Simone da Silva; Fortunato, Maria Albertina Carvalho
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica : Qual o contributo da construção do fantoche no projeto “ O Nabo Gigante”, para a interação com a comunidade?Publication . Carvalho, Cláudia Sofia Freire; Fortunato, Maria Albertina Carvalho
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentosPublication . Barreiros, Carina Alexandra Santos; Fortunato, Maria Albertina CarvalhoO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) divide-se em quatro partes distintas, sendo que cada uma delas reflete, de certa forma, algumas das etapas vivenciadas durante o mestrado em Educação Pré-Escolar. A primeira parte deste relatório remete para uma dimensão reflexiva referente ao contexto de creche, que reflete algumas das aprendizagens realizadas e algumas das dificuldades sentidas neste âmbito. A segunda parte, reporta-se para a dimensão reflexiva incidente na primeira PES em jardim de infância (J.I.), sendo que esta abarca uma dimensão reflexiva, bem como a apresentação de um trabalho realizado tendo por base a metodologia de trabalho de projeto, sendo este intitulado “À descoberta dos bichos da seda”. A terceira parte deste relatório, recai na apresentação de um ensaio investigativo que desenvolvi com quatro crianças com cinco anos de idade e relacionado com o desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentos. Por último, apresentarei uma dimensão reflexiva incidente na segunda PES em J.I (II) realizada num jardim de infância público, também será apresentado um trabalho de projeto intitulado “Pequenos músicos”, bem como apresentadas as principais dificuldades sentidas e, consequentemente, as diversas aprendizagens realizadas.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Os contributos do desenho para o processo de representação gráfica na Educação Pré-Escolar.Publication . Sousa, Alícia Inês Cardoso; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Fortunato, Maria Albertina CarvalhoO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este apresenta-se dividido em três partes, a primeira parte refere-se à experiência em contexto de Creche, na segunda parte refere-se à experiência em contexto de Jardim de Infância I e por último, a terceira parte é sobre a minha experiência em contexto de Jardim de Infância II. A primeira consiste numa reflexão relativa aos momentos mais relevantes da minha Prática Pedagógica em contexto de Creche. A segunda parte é uma reflexão da minha experiência em contexto de Jardim de Infância I. A terceira parte é dividida em três pontos. Primeiramente é apresentada uma reflexão da minha experiência em contexto de Jardim de Infância II evidenciando expetativas, dificuldades e aprendizagens realizadas. No segundo ponto descrevo o trabalho realizado com o grupo de crianças desta Prática Pedagógica, tendo por base a Metodologia de Projeto, intitulado “À Descoberta de Mim”. Com estas reflexões, foram várias as aprendizagens que fiz, como a adaptação de crianças, a gestão do grupo, a gestão do tempo nas atividades orientadas, a escolha mais adequada dos materiais, saber observar, planear, agir e avaliar. O terceiro e último ponto envolve a apresentação do ensaio investigativo realizado em contexto de Jardim de Infância I e Jardim de Infância II, com dez crianças de quatro e cinco anos de idade, onde se tentou perceber que características de representação gráfica revelam os desenhos de crianças de 4 e 5 anos?. Os resultados sugerem que todas as crianças utilizaram todas as subcategorias em análise, são elas, a linha, textura, cores, formas e planos, sendo que umas foram mais utilizadas do que outras.