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Authors
Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se dividido em duas partes. A primeira refere-se à prática de ensino supervisionada em contexto de creche e a segunda às práticas de ensino supervisionadas em contexto de Jardim de Infância I e II.
Na primeira parte abordam-se assuntos relacionados com a creche, nomeadamente, a rotina, as interações, o ciclo de ação pedagógica, o espaço exterior no desenvolvimento da criança e o ser educador em creche. Ainda nesta parte, encontra-se o ensaio investigativo realizado com crianças com idades compreendidas entre os 20 e os 24 meses. Este estudo de índole qualitativo visa analisar as ideias matemáticas emergentes nas brincadeiras livres das crianças. Desta forma, tentou-se compreender: de que forma a matemática está presente nas brincadeiras das crianças, Ana, Duarte e Inês, em contexto de creche. Os dados recolhidos demonstraram que as crianças ao brincarem livremente com diferentes materiais, estão em contacto com a matemática, através da observação, exploração, experimentação e manipulação. Os resultados obtidos evidenciam que as brincadeiras observadas se relacionam, essencialmente com o encaixe e empilhamento, as posições, a orientação espacial e a classificação.
A segunda parte é alusiva às práticas de ensino supervisionadas em contexto de Jardim de Infância I e II, onde se exploram assuntos como as interações, o ciclo de ação pedagógica, a documentação pedagógica, ser educadora reflexiva, as crianças com perturbação do espetro de autismo, as emoções na infância e duas experiências com a metodologia de trabalho por projeto.
A metodologia de trabalho por projeto é vivenciada em ambos os contextos. Assim, apresenta-se um breve relato de cada uma das experiências e uma reflexão acerca das aprendizagens realizadas com as crianças.
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Brincar Creche Crianças Jardim de infância Matemática