ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica by advisor "Tomás, Catarina Cardoso"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- IMPACTO DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL DE ENFERMEIROS INFETADOS COM COVID-19 NUM CENTRO HOSPITALARPublication . Esteves, Igor Ricardo Lopes; Tomás, Catarina CardosoEste relatório reflete a componente clínica, académica e profissional que me permitiu adquirir conhecimentos e atribuir um novo olhar sobre o cuidar da pessoa em situação de doença mental, durante o desenvolvimento e treino de competências específicas do enfermeiro especialista na área da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. O surto de COVID-19 desafiou o sistema de cuidados de saúde globais e nacionais e demonstrou que, em situações de grande pressão, pode comprometer gravemente o bem-estar dos profissionais de saúde. De acordo com a literatura, os enfermeiros parecem ser os profissionais de saúde que enfrentam mais problemas psicológicos como consequência do surto de COVID-19. No âmbito deste projeto, pretendo então conhecer o estado da saúde mental dos enfermeiros infetados do Hospital da região Centro, durante a pandemia, em particular, indicadores de ansiedade, depressão e stress, bem como identificar estratégias de coping nesta população. Os resultados obtidos neste projeto, embora não possíveis de generalizar, sublinham os níveis moderados de ansiedade, depressão e stress em enfermeiros, em especial aqueles infetados com COVID-19. Após a aplicação do projeto de melhoria contínua, os enfermeiros apresentam valores mais baixos na escala EADS-21 e um aumento do uso das estratégias de coping adaptativas, avaliadas pela Brief-Cope.
- A literacia em saúde mental como fator promotor da saúde mental positiva nos estudantes de primeiro ano de licenciatura em enfermagemPublication . Teixeira, João Carlos Bento; Tomás, Catarina CardosoO presente relatório espelha a jornada clínica, académica e profissional que me proporcionou não só, a aquisição de novos conhecimentos, mas também uma perspetiva renovada sobre a prestação de cuidados de enfermagem especializados na área da saúde mental e psiquiátrica. Para esse efeito, a prática clínica especializada decorreu sob supervisão em três contextos distintos: hospital de dia de psiquiátrico, serviço de psiquiatria comunitária e uma unidade de cuidados na comunidade. O processo reflexivo é essencial ao desenvolvimento de competências, pelo que se realiza com o objetivo de evidenciar o desenvolvimento das competências comuns do Enfermeiro Especialista seguido das competências específicas necessárias para a atribuição do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Esta reflexão, baseada na evidência científica, tem por base a descrição e reflexão de forma crítica as atividades desenvolvidas, processos de planeamento e pensamento, execução e resultados. No âmbito do desenvolvimento de competências, a promoção de projetos de melhoria continua torna-se outra componente essencial e fundamenta na prática o papel do profissional de saúde. A Saúde Mental Positiva entendeu-se assim como uma área de útil investigação e intervenção tendo sido desenvolvido o projeto “A literacia em saúde mental como fator promotor da saúde mental positiva nos estudantes de primeiro ano de licenciatura em enfermagem.”. Este PMC diz respeito a uma intervenção psicoeducativa aplicada a alunos do primeiro ano de enfermagem focada em melhorar os níveis de SM+ e baseada no programa Mentis Plus+. A SM+ dos alunos como já referido em diversos estudos encontrava-se em níveis baixos e foi possível verificar após intervenção uma manutenção destes valores neste patamar, ainda que com melhorias ao nível do Autocontrolo e Habilidade de Relação Interpessoal.
- LITERACIA EM SAÚDE MENTAL NOS ENFERMEIROS EM INTERNAMENTO CIRÚRGICO – ESTIGMAPublication . Ferraz, Diana Marlene Félix; Tomás, Catarina CardosoEste relatório apresenta-se como trabalho final de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, do Politécnico de Leiria. Constitui-se em três partes de desenvolvimento, referentes às competências adquiridas e desenvolvidas enquanto mestranda desta área. Na primeira parte deste relatório será uma reflexão sobre a experiência adquirida em três contextos distintos de estágio/ensino clínico, enfatizando o papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica no desenvolvimento de práticas de cuidados inovadoras e eficazes, gestão da qualidade dos cuidados de saúde, e na promoção de uma prática baseada na evidência e na ética profissional. Na segunda parte, será realizada análise das atividades desenvolvidas durante os ensinos clínicos/estágio realizados, adotando uma abordagem descritiva, analítica e de reflexão crítica. Este segmento incorpora-se as experiências adquiridas e as estratégias empregadas em momentos distintos, que facilitaram o desenvolvimento das competências estabelecidas para o Enfermeiro Especialista. Tal abordagem abrange tanto as competências comuns a estes profissionais quanto aquelas específicas da área da Saúde Mental e Psiquiátrica, conforme estipulado pela Ordem dos Enfermeiros. Na terceira parte, para o desenvolvimento de competências de investigação será descrito e discutido o estudo de investigação-ação inserido no projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem, realizado no contexto de trabalho da estudante, sobre a temática: “Literacia em saúde mental nos enfermeiros em internamento cirúrgico – estigma”.
- PROMOÇÃO DA LITERACIA RELACIONADA COM A AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PREVENTIVA, ANTECIPATÓRIA E CURATIVA EM CASOS DE DELIRIUM NUMA UNIDADE DE CUIDADOS INTENSIVOS: Relatório Final de EstágioPublication . Belloso, Jéssica Pereira; Tomás, Catarina Cardoso
- Promoção das Competências Emocionais dos Pais das Crianças em Idade Pré-escolarPublication . Teixeira, Ana Rita Magalhães Pimenta; Tomás, Catarina CardosoNeste relatório é evidenciado o percurso académico realizado para aquisição das competências comuns e específicas do EEESMP, conforme o definido pela Ordem dos Enfermeiros, nos diferentes contextos do exercício clínico (Serviço de Internamento de Psiquiatria, CRI e UCC) e a reflexão sobre a prática especializada. Por conseguinte, realiza-se também a caracterização dos três locais de estágio e apresenta-se um PMCQCE, que surge da necessidade de intervenção do EEESMP junto dos pais de crianças que frequentam um jardim de infância na zona centro do país, no âmbito do PNSE. Desenvolvido por isso um programa psicoeducativo de promoção de competências emocionais desses pais. As relações que se estabelecem no interior da família, nomeadamente a relação entre pais e filhos, faz deste lugar o mais propício para a consolidação das experiências emocionais. As emoções e a competência emocional desempenham um papel essencial na promoção e facilitação das relações interpessoais e comportamentos adequados, que promovem o bem-estar e uma adaptação positiva nas interações sociais. Partiu-se da premissa de que o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos pode ser melhorado quando os aspetos emocionais são reconhecidos de forma apropriada, visto que isso resulta em vários benefícios para os indivíduos, enquanto membros da sociedade. O EEESMP é responsável pela promoção da compreensão da saúde mental na comunidade, recorrendo a sessões psicoeducativas. Esta abordagem objetiva a melhoria da saúde mental em todos os aspetos do processo educacional. Apesar das dificuldades sentidas na operacionalização do programa de intervenção psicoeducativa supracitado, os resultados apontam para a adequabilidade e pertinência do mesmo, o que justifica a necessidade de continuação da implementação de futuras intervenções, que incitem o desenvolvimento das competências socio emocionais e que, dessa forma, se tornem promotoras de relações interpessoais saudáveis, adequadas e que fomentem o bem-estar. Termino esta etapa da minha vida, acreditando ter contribuído para a promoção da melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem com recurso à pesquisa e à prática embasada na evidência. Destaco o autoconhecimento, o reconhecimento, a aceitação e a consciencialização das fraquezas e vulnerabilidades individuais que conduziram a um desenvolvimento pessoal e profissional bem fundamentado.
- SaudavelMente Grávida – a Prática Especializada de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica na Grávida com diagnóstico de Ansiedade numa Unidade Saúde FamiliarPublication . Alves, Rita Marisa dos Santos Batista; Tomás, Catarina CardosoEm cuidados de saúde primários o papel da enfermagem no acompanhamento da grávida é fundamental. É reconhecido na literatura a manifestação de elevados níveis de ansiedade nas grávidas, relacionados com preocupações sobre o bem-estar do feto, e com o do seu próprio bem-estar. A intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental é central na capacitação para a aquisição de estratégias redutoras de ansiedade e promotoras de saúde mental da grávida. Este relatório sintetiza o percurso de aprendizagem, que teve como objetivo compreender o papel diferenciador do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Saúde Mental e Psiquiatria na comunidade, no internamento e numa equipa de intervenção comunitária, na abordagem à pessoa/família/grupo e comunidade. As atividades e competências desenvolvidas, ao longo dos estágios, foram sustentadas na metodologia científica, em modelos teóricos de enfermagem, nos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem de Saúde Mental, e assentes na identificação das necessidades/elaboração de diagnósticos, no planeamento e implementação das intervenções e na avaliação das mesmas, com o objetivo de obter ganhos em saúde mental. O processo de aquisição de competências aconteceu através da reflexão da prática especializada e paralelamente espelha o desenvolvimento de competências comuns e específicas do EEESMP. A realização de um projeto de melhoria contínua da qualidade numa Unidade Saúde Familiar, assente na constatação da necessidade de intervir junto da grávida com diagnóstico de enfermagem de ansiedade em grau moderado/elevado, constituiu-se num exercício de prática especializada em contexto profissional do EEESMP. SaudavelMente Grávida - programa de Intervenção psicoeducativa, constituiu essa operacionalização. O programa promoveu a redução da ansiedade, através da capacitação das grávidas para o desenvolvimento de estratégias promotoras de saúde mental. A aplicação do programa numa grávida resultou na diminuição do score de 75 para 21 da escala de rastreio de ansiedade perinatal, sendo que nas consultas de follow-up realizadas a grávida mantém a mobilização das estratégias trabalhadas no programa. A intervenção do EEESMP em Cuidados de Saúde Primários revela-se diferenciadora junto da grávida com diagnóstico de ansiedade, com ganhos expressos em saúde mental.
- A SOBRECARGA E QUALIDADE DE VIDA PROFISSIONAL DOS CUIDADORES FORMAIS DA PESSOA COM DEMÊNCIAPublication . Ribeiro, Iara Silva; Tomás, Catarina CardosoO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, inserido na Unidade Curricular de Estágio de Natureza Profissional em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica com Relatório Final. Este tem como objetivo, descrever e refletir sobre as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica desenvolvidas em contexto prático, através da descrição das atividades realizadas ao longo do percurso. O relatório encontra-se escrito com base numa metodologia descritiva e crítico-reflexiva, com suporte em evidência científica existente, que permite o desenvolvimento de competências comuns e específicas. Neste sentido, aborda os diferentes contextos da prática clínica, bem como a sua reflexão, as competências comuns do Enfermeiro Especialista e ainda as competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, adquiridas nos diferentes Ensinos Clínicos. Este relatório engloba ainda o Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, intitulado de “Sobrecarga e Qualidade de Vida Profissional dos Cuidadores Formais da Pessoa com Demência”, através da metodologia PDCA. A pessoa com demência traduz-se num envelhecimento com a agravante de declínio cognitivo, com necessidades específicas e cuidados personalizados. Assim, os cuidadores formais das pessoas com demência estão sujeitos a dificuldades acrescidas no cuidar, muitas vezes sem perceção real das consequências a nível pessoal. A sobrecarga ou stress experienciados pelos cuidadores formais torna-se real se for devidamente identificada, podendo intervir de forma a evitar complicações e a melhorar a sua qualidade de vida profissional. Após a identificação do problema e das causas que provocam a sobrecarga, procedeu-se à aplicação de um programa interventivo direcionado ao cuidado à pessoa com demência. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, através da sua intervenção especializada, contribui para o aumento do conhecimento dos cuidadores formais e para a aquisição de estratégias facilitadoras no cuidado à pessoa com demência, bem como para a promoção da sua Saúde Mental.