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- SaudavelMente Grávida – a Prática Especializada de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica na Grávida com diagnóstico de Ansiedade numa Unidade Saúde FamiliarPublication . Alves, Rita Marisa dos Santos Batista; Tomás, Catarina CardosoEm cuidados de saúde primários o papel da enfermagem no acompanhamento da grávida é fundamental. É reconhecido na literatura a manifestação de elevados níveis de ansiedade nas grávidas, relacionados com preocupações sobre o bem-estar do feto, e com o do seu próprio bem-estar. A intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental é central na capacitação para a aquisição de estratégias redutoras de ansiedade e promotoras de saúde mental da grávida. Este relatório sintetiza o percurso de aprendizagem, que teve como objetivo compreender o papel diferenciador do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Saúde Mental e Psiquiatria na comunidade, no internamento e numa equipa de intervenção comunitária, na abordagem à pessoa/família/grupo e comunidade. As atividades e competências desenvolvidas, ao longo dos estágios, foram sustentadas na metodologia científica, em modelos teóricos de enfermagem, nos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem de Saúde Mental, e assentes na identificação das necessidades/elaboração de diagnósticos, no planeamento e implementação das intervenções e na avaliação das mesmas, com o objetivo de obter ganhos em saúde mental. O processo de aquisição de competências aconteceu através da reflexão da prática especializada e paralelamente espelha o desenvolvimento de competências comuns e específicas do EEESMP. A realização de um projeto de melhoria contínua da qualidade numa Unidade Saúde Familiar, assente na constatação da necessidade de intervir junto da grávida com diagnóstico de enfermagem de ansiedade em grau moderado/elevado, constituiu-se num exercício de prática especializada em contexto profissional do EEESMP. SaudavelMente Grávida - programa de Intervenção psicoeducativa, constituiu essa operacionalização. O programa promoveu a redução da ansiedade, através da capacitação das grávidas para o desenvolvimento de estratégias promotoras de saúde mental. A aplicação do programa numa grávida resultou na diminuição do score de 75 para 21 da escala de rastreio de ansiedade perinatal, sendo que nas consultas de follow-up realizadas a grávida mantém a mobilização das estratégias trabalhadas no programa. A intervenção do EEESMP em Cuidados de Saúde Primários revela-se diferenciadora junto da grávida com diagnóstico de ansiedade, com ganhos expressos em saúde mental.
- Tokyo 2020: A Sociodemographic and Psychosocial Characterization of the Portuguese Paralympic TeamPublication . Mira, Tânia; Monteiro, Diogo; Costa, Aldo M.; Morouço, Pedro; Matos, Rui; Antunes, RaulThe importance of practicing sports and its impact on the quality of life of people with disabilities is fundamental. Characterizing subjective well-being, resilience, and social influence in the practice of adapted sports, namely in those who participate in elite sport in Portugal, is truly important to support a set of initiatives to promote higher levels of practice. Thus, this study describes the Portuguese delegation at the Tokyo 2020 Paralympic Games through sociodemographic and psychosocial (positive and negative affect, life satisfaction, resilience, and social support) variables. The study involved 31 of the 33 athletes of the Portuguese Paralympic team aged between 15 and 58 years (34.45 ± 11.7 years), with 21 men and 10 women. Individual-level sociodemographic data gave us a clear insight into the reality of adapted sport in Portugal. The high values of life satisfaction, high positive affect and low negative affect, as well as high levels of resilience and social support seem to be important variables for these athletes. The data from the present study highlighted the importance of understanding the characteristics of Paralympic athletes, in order to better understand the reality of Paralympic sport in Portugal.
- Transcultural Translation and Validation of Lasater Clinical Judgment Rubric©Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Lasater, Kathie; Dixe, Maria dos AnjosObjectives: to translate and cross-culturally validate the Lasater Clinical Judgment Rubric© (LCJR©) instrument for nursing students. Methods: the application of LCJR-PT© was preceded by a linguistic translation into Portuguese, based on the translation-back-translation method. This psychometric study involved 32 nursing students from a program in Portugal. Data were collected through observations of two independent observers during the performance of the practices developed by the students, through the scenarios validated by experts of high and of medium-fidelity simulation. Results: of the 64 observations obtained from the practices of nursing students, the value of intra-class correlations in the 4 aspects of the instrument exceeded 0.792. There was a global Cronbach’s alpha of LCJR-PT© of 0.921 and 0.876 in Observers 1 and 2 respectively, with a statistically significant level of agreement. Conclusions: the LCJR-PT© is a valid and reliable instrument, demonstrating a high potential for its use in clinical education and nursing research.