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Promoção das Competências Emocionais dos Pais das Crianças em Idade Pré-escolar

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Neste relatório é evidenciado o percurso académico realizado para aquisição das competências comuns e específicas do EEESMP, conforme o definido pela Ordem dos Enfermeiros, nos diferentes contextos do exercício clínico (Serviço de Internamento de Psiquiatria, CRI e UCC) e a reflexão sobre a prática especializada. Por conseguinte, realiza-se também a caracterização dos três locais de estágio e apresenta-se um PMCQCE, que surge da necessidade de intervenção do EEESMP junto dos pais de crianças que frequentam um jardim de infância na zona centro do país, no âmbito do PNSE. Desenvolvido por isso um programa psicoeducativo de promoção de competências emocionais desses pais. As relações que se estabelecem no interior da família, nomeadamente a relação entre pais e filhos, faz deste lugar o mais propício para a consolidação das experiências emocionais. As emoções e a competência emocional desempenham um papel essencial na promoção e facilitação das relações interpessoais e comportamentos adequados, que promovem o bem-estar e uma adaptação positiva nas interações sociais. Partiu-se da premissa de que o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos pode ser melhorado quando os aspetos emocionais são reconhecidos de forma apropriada, visto que isso resulta em vários benefícios para os indivíduos, enquanto membros da sociedade. O EEESMP é responsável pela promoção da compreensão da saúde mental na comunidade, recorrendo a sessões psicoeducativas. Esta abordagem objetiva a melhoria da saúde mental em todos os aspetos do processo educacional. Apesar das dificuldades sentidas na operacionalização do programa de intervenção psicoeducativa supracitado, os resultados apontam para a adequabilidade e pertinência do mesmo, o que justifica a necessidade de continuação da implementação de futuras intervenções, que incitem o desenvolvimento das competências socio emocionais e que, dessa forma, se tornem promotoras de relações interpessoais saudáveis, adequadas e que fomentem o bem-estar. Termino esta etapa da minha vida, acreditando ter contribuído para a promoção da melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem com recurso à pesquisa e à prática embasada na evidência. Destaco o autoconhecimento, o reconhecimento, a aceitação e a consciencialização das fraquezas e vulnerabilidades individuais que conduziram a um desenvolvimento pessoal e profissional bem fundamentado.

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Enfermagem Saúde mental Competências Emoções Competência emocional Parentalidade Sessões psicoeducativas

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