ESAD.CR - Mestrado em Design Gráfico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAD.CR - Mestrado em Design Gráfico by advisor "Barreto, Luísa Maria Pires"
Now showing 1 - 10 of 28
Results Per Page
Sort Options
- Aprendendo a aprender. Design gráfico como uma estratégia para melhorar a aprendizagem da criança com dislexia.Publication . Silva, Maria de Fátima Gonçalves; Barreto, Luísa Maria Pires; Morgado, Aprígio Luís MoreiraExiste um interesse constante por dispositivos de comunicação para crianças, sejam eles livros, revistas ou outros documentos pedagógicos. Cada vez mais se procuram conteúdos que consigam comunicar de uma forma eficaz, associando a clareza das matérias à qualidade das imagens e elementos gráficos acessível para todas as pessoas. A comunicação é uma condição fundamental para o desenvolvimento humano. Quando somos privados ou inibidos desta, o nosso crescimento processa-se de forma mais lenta e pode ter implicações efetivas na nossa formação enquanto indivíduos. Neste ponto, a comunicação apresenta um papel importante durante a idade escolar. A dificuldade ou incapacidade de acompanhamento da matéria leccionada, originada por problemas de aprendizagem, podem levar a atrasos no crescimento. A dislexia é um dos exemplos onde a aprendizagem é afetada. A dislexia é uma disfunção neurológica, que se manifesta ao nível da dificuldade de aprendizagem da leitura, tendo uma base neurobiológica, com alterações na estrutura e funcionamento do cérebro, e pode apresentar uma influência genética. Quem sofre de dislexia apresenta um esforço acrescido para distinguir letras, formar palavras e compreender o seu significado. Ainda que esteja relacionada com a aprendizagem da leitura, a dislexia pode ter consequências noutras áreas académicas e a nível emocional e comportamental.1 Esta investigação tem como objecto de estudo crianças com necessidades especiais educativas, nomeadamente com dislexia. O objectivo desta investigação é a criação de estratégias de comunicação visual para melhorar estas dificuldades na leitura e no reconhecimento de letras e palavras. As estratégias aqui propostas têm o intuito de apresentar um método que permite a aprendizagem da leitura de uma forma automática. Esta condição é indispensável para a compreensão fluente de um texto, isto é, o reconhecimento da fusão silábica com o qual se formam as palavras, seja um processo automático.
- O cartaz no espaço urbanoPublication . Caetano, Mafalda Sofia Oliveira; Barreto, Luísa Maria Pires; Ramalho, Paulo Jorge VieiraEste trabalho científico insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Estágio, do Mestrado em Design Gráfico na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e no decurso do estabelecimento de um protocolo de constituído entre esta instituição e a Câmara Municipal de Mira. O trabalho de base desenvolvido centrou-se na produção de cartazes, flyers, mupis, outdoors, entre outros, para associações concelhias e para o Município, integrado no Gabinete de Comunicação Municipal, em colaboração com o designer Marco Custódio. Este trabalho de mestrado está profundamente ligado ao cartaz, à comunicação visual no espaço urbano e à cultura popular portuguesa.
- A Cidade do Design. A comunicação visual de um projeto que une thinkers e makers num único espaçoPublication . Carriço, Joana Catarina Esteves; Barreto, Luísa Maria PiresA presente investigação de carácter teórico-prático, define-se por um modelo linear, embora adaptável, do processo de construção de uma identidade Visual. Perante tal natureza, manifesta-se o objeto de estudo desta dissertação, assente num exercício gráfico com faculdades projetuais empíricas: a criação e implementação de uma Identidade Visual e respetivos elementos (inseridos num Sistema) para uma nova cidade-marca que surgirá em Gondomar, a Covet Town. Este projeto ambicioso institui um pólo industrial de design inovador, direcionado para a vertente do mobiliário e decoração do luxo, onde a intenção passa por promover a sinergia entre as diferentes áreas criativas e de comunicação com os artesãos que dão forma aos produtos. Consequentemente, observam-se os três fundamentos desta investigação que harmonizam a revisão literária e a prática projetual, sendo eles a Marca, a Identidade (Corporativa) e o Sistema de Identidade Visual da Marca. A intensa recolha e análise de informações inerentes às temáticas definidas, viabilizou a apreensão das diversas realidades, propensões e perspetivas existentes, que permitiram contextualizar teoricamente a vertente prática do projeto. Tal absorção especulativa evidenciou e enriqueceu a experimentação e exploração gráfica dos conteúdos, possibilitando o alcance dos objetivos determinados. Estabelecidas as matérias basilares desta investigação, salienta-se a indagação e dilucidação sobre: a criação de uma Identidade Visual para uma entidade corporativa complexa (Covet Group); conceitos relacionados com o tema (cidades-marca) e processos e metodologias a adotar no contexto em vigor. Estes culminam no principal foco do projeto e desafio proposto, a comunicação visual da futura cidade-marca Covet-Town. Atinente à vertente prática da investigação, torna-se notório o seu desígnio projetual: o desenvolvimento do Sistema de Identidade Visual da Covet Town, nomeadamente a sua Linguagem Visual que abrange os Elementos Básicos, Complementares e a marca Gráfica. Ao longo deste estudo pode observar-se o processo aplicado, intrínseco à própria estrutura do documento. Esta lógica, latente ao presente projeto, propiciou e otimizou um desfecho favorável, que se reflete na resposta alcançada face às exigências apresentadas, nas particularidades tangíveis e intangíveis associadas à comunicação visual desenvolvida e na riqueza teórica incorporada.
- Comunicação Visual das Embalagens de MedicamentosPublication . Rodrigues, Liliana de Jesus; Barreto, Luísa Maria PiresEsta pesquisa nasce da problemática existente no design gráfico das embalagens de medicamentos. Existem vários tipos de medicamentos, para doenças diferentes, de laboratórios diferentes, mas com embalagens muito semelhantes o que, por vezes, dificulta a sua identificação. Pretende-se assim, criar um design mais eficaz que permita uma relação entre o utente e os medicamentos mais acessível, possibilitando uma rápida e correcta identificação do medicamento. Em Portugal calcula-se que actualmente existam cerca de 1874933 indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos de idade, prevendo-se atingir os 3357045 em 2060. Estes são os valores que reflectem um país envelhecido. A utilização de medicamentos, apesar de não ser exclusiva, é feita na grande maioria pela população envelhecida. Este grupo de indivíduos sente mais dificuldade em identificar os seus medicamentos pois, com o passar do tempo, vão perdendo a sua autonomia devido à perda de algumas das suas capacidades físicas e psicológicas. A utilização de medicação é essencial, mas nem sempre é uma tarefa fácil. Existem cerca de meio milhão de indivíduos analfabetos em Portugal e muitas destas pessoas vivem sozinhas, o que potencia a utilização erradas das medicações, ou até mesmo a associação de medicamentos que conciliados são prejudiciais para a saúde. Sendo esta uma situação preocupante, para este trabalho tem como principal objectivo a investigação e o desenvolvimento de um projecto de melhoria para as embalagens de medicamentos, o que permitirá uma maior segurança e autonomia a este público. Pretende-se assim desenvolver um método de fácil identificação, criar símbolos representativos dos diferentes tipos de medicamentos. Para isso serão estudadas as dificuldades dos idosos quanto à visão e identificação da sua medicação. Serão tratados ainda temas como a teoria da cor, Pictogramas, Semiótica e Tipografia, de modo a criar uma simbologia simples e eficaz.
- O contraste dos Rótulos das Cervejas Industriais Vs. Artesanais: Concebidos, nos últimos 20 anos, em PortugalPublication . Ramos, Ângela Eduarda Carvalho; Barreto, Luísa Maria PiresO presente relatório de estágio, pretende re etir a experiência prática do estágio curricular, realizado na 67 Creative Agency, integrado no Mestrado de Design Grá co da Escola Superior de Artes e Design, das Caldas da Rainha. Após vários projetos desenvolvidos, nas áreas de branding e de packaging, evidencia-se o Beer Bottle Mockups, dada a relevância que constitui para o tema desta investigação. Esta investigação procura principalmente, explorar o rótulo, como meio de comunicação, da cerveja em Portugal, nos últimos 20 anos, através de análises funcionais e visuais, que decompõem e classi cam o rótulo, pelos elementos básicos e pela anatomia da sua mensagem – estéticas, simbólicas e práticas. Com esta observação, procura-se de nir os contrastes entre os rótulos das cervejas industriais e artesanais, estabelecendo as características de cada um e responder a questões como, a importância das composições contemporâneas nos rótulos das cervejas e a sua in uência no consumidor e na decisão de compra.
- Depression to expression. Color as visual language to communicate complex emotionsPublication . Kumar, Puja; Ferreira, Carla Maria d'Abreu Lobo; Barreto, Luísa Maria PiresThe thesis regards the potent of graphic design in health care as an opportunity to communicate complex emotional experiences of depression. Using color as the design strategy, the idea is an expressional one: right color can communicate right message. The romance of color exists for everyone. The beginning of every color experience is a physiological response to a stimulus of light. This color experience is enriched in a design by variation in color attributes that open innumerable possibilities for expressive effect. The discrete contrast between colors, in terms of its attributes, creates interest in a design. The thesis is an effort to connect the emotional dimension of color experience with depression to visualise the illness in a new light. A distinctive color identity is given to the types of depression to portray the necessity of extending deserved sensitivity and sympathy to the subject. These identities are achieved by theoretical research of color concepts relative to perception and psychology, analytical study of survey results, formulation of value – saturation scale and color symbolism referenced to Indian culture. The thesis conceptualizes the methodological approach that can be adopted to develop color palettes in graphic design by considering the focal parameters relevant to the project. The results are incorporated in the illustration eBook ‘The Quirky Brain’. The final work is an anthology of short stories visualizing the inner thoughts that goes on and on in the mind of a depressed person. A monochromatic palette is adopted to maintain its identity as well as boost impactful message. The book, eventually, narrates that change of emotions follows the change in color.
- Design de interação na webPublication . Ivo, Pedro Mendonça Ribeiro da Costa; Barreto, Luísa Maria PiresO seguinte relatório foi elaborado durante o estágio curricular na empresa Terra Design, e decorreu desde o dia 6 de Janeiro de 2014 até 23 de Março de 2014, com uma extensão de quatrocentas e cinco horas, permitindo o desenvolvimento de projectos em diversas áreas do design gráfico. Durante este estágio, foi desenvolvido um trabalho para a empresa Lisbon Rooms, que consistiu no desenvolvimento de um website para uma residência de estudantes, que no verão funciona como hostel. Este projecto enquadra-se na área de web design com uma ema análise teórica sobre design de interação que será a matéria de estudo neste relatório de estágio. Este trabalho divide-se em três módulos: introdução à prática do estádio, enquadramento teórico e desenvolvimento prático do projecto. No primeiro módulo, é descrita a estrutura do estágio curricular na empresa, os objectivos do mesmo, metodologias e integração na equipa. No segundo módulo encontra-se todo o estudo referente às emoções, experiência do utilizador (UX) e web. Por fim, no capítulo do desenvolvimento prático da dissertação, é apresentado o projeto realizado no estágio. Tendo como base o enquadramento teórico realizado pós estágio, sobre a usabilidade, experiência do utilizador e design de interação, é feita uma análise do trabalho prático e justificação, ou crítica, dos elementos nele contidos. Foi dado particular ênfase ao desenvolvimento do interface.
- Design e Redesign de produtos editoriais na empresa Tuttirev EditorialPublication . Pereira, Mariana Figueira; Barreto, Luísa Maria Pires; Morgado, Aprígio Luís MoreiraO presente Relatório de Estágio deve ser entendido como uma observação teórica sobre o Design Editorial, o Design de revistas de cultura e lazer e o redesign da revista Casas de Madeira, realizadas no âmbito de Estágio Curricular na empresa Tuttirev Editorial. Esta observação exigiu, em primeiro lugar, um enquadramento teórico onde são abordadas as definições de design editorial, o conceito de revista, bem como um enquadramento histórico onde é apresentada a evolução de imprensa, quer a nível mundial como nacional. De seguida, são apresentados os casos de estudo onde são analisados, em termos de panorama editorial português, duas publicações atuais concorrentes às revistas desenvolvidas em estágio. O objetivo deste Relatório de Estágio relaciona-se, não só com a apresentação de todo o trabalho realizado no âmbito do Estágio Curricular, mas visa também a apresentação de um Projeto de Estágio com o objetivo de melhorar um produto existente na empresa em questão. Esse melhoramento efetivou-se com o redesign de uma das suas revistas. Este estudo é acompanhado com o enquadramento prático, onde são apresentadas as revistas realizadas no decorrer do referido estágio, bem como o processo do redesign da revista Casas de Madeira, abordando diversas questões relativas a todo o processo criativo da revista. O relatório culmina com o cruzamento de toda a informação, chegando à conclusão de que o redesign da revista Casas de Madeira foi uma mais valia tanto para a empresa como para o crescimento pessoal e profissional do estagiário.
- Design Gráfico como forma de comunicação utilitária: Contributo dos mapas para a informação e organizaçãoPublication . Santos, Tânia Isabel Gomes dos; Ramalho, Paulo Jorge Vieira; Barreto, Luísa Maria PiresEste trabalho cientifico surge no âmbito do Estágio curricular, desenvolvido na Câmara Municipal de Torres Vedras ao abrigo de um protocolo de estágio entre a Escola superior de arte e design, das Caldas da Rainha em prole da conclusão do Mestrado em Design Gráfico, iniciado nesse mesmo estabelecimento de ensino. O trabalho de base desenvolvido ao longo do estágio tratou-se da elaboração de mapas novos para o concelho de Torres Vedras. Em causa está a construção de suportes físicos, nomeadamente mapas para o uso quer da população no seu quotidiano, e do turista, e estarão disponíveis no posto de turismo de Torres Vedras. Este trabalho de investigação está profundamente ligado à temática da cartografia, produção e desenvolvimento. A cartografia é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e do estudo dos mapas. Os mapas são uma falsa representação do real. O mapa deve distorcer a realidade, é essencial que assim seja, pois seria impossível retractar o mundo tridimensional complexo, numa simples folha de papel. O mapa deve simplificar a realidade, oferecendo uma visão selectiva e incompleta da realidade, recorrendo a uma escala, símbolos, cores e ao design (Monmonier, 1996). É preciso compreender e pesar o real. A observação permite analisar conceptualmente e sintetizar as representações cartográficas, contribuindo assim para um melhor conhecimento do espaço geográfico. Os mapas sempre existiram, ou, pelo menos, o desejo de representar o espaço, sempre esteve presente na mente humana. A apreensão do maio ambiente e a elaboração de estruturas abstractas para representá-lo, foram uma constante na vida em sociedade, desde os primórdios da humanidade até aos nossos dias. Desde muito cedo que se tornou indispensável a representação do espaço. O mapa autêntico mais antigo foi produzido em 6000 a.C. E descoberto em 1963, durante uma escavação arqueológica em Çatal Höyük, numa região da Turquia. Representa um povoado neolítico do mesmo nome. Por volta do ano de 2.500 a.C. quando foi confeccionado pelos Sumérios, o que é considerado um dos primeiros mapas da história: uma placa de barro cozido com inscrições em caracteres cuneiformes (escrita suméria) onde foi representado o lado setentrional da região mesopotâmica. Mas muito antes disso, o homem já havia utilizado pinturas (pinturas rupestres) coma intenção de representar o caminho para os locais de caça.
- Do erro à ideia de erroPublication . Gomes, Anabela Filipa Ruivo; Pinto, João Carlos de Jesus; Barreto, Luísa Maria PiresCaos, desordem, sujo, torto, incorrecto e acaso são alguns conceitos que ligamos com o universo do erro. Mas será isto o erro? A presente investigação procura questionar a instrumentalização do erro como ferramenta, evidenciando o seu possível papel no fluxo de trabalho de um designer gráfico. Para o seu desenvolvimento tanto a nível conceptual como prático será necessário observar o erro enquanto parte daquilo que se entendem ser as normas padrão e bases do design gráfico no momento em que estas são momentaneamente colocadas em causa.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »