ESAD.CR - Mestrado em Design Gráfico
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- Design editorial de revistas culturais: Produção e Análise Gráfica da Revista Espanhola Jot Down desenvolvida em Âmbito de Estágio CurricularPublication . Rodrigues, Elsa Filipa Reis Oliveira; Santos, Ricardo Rodrigues dosQuando se opera num meio editorial, o design da página requer uma série de regras e pressupostos que tornam a publicação, enquanto produto final, num objecto agradável, claro e legível. Para a organização dos elementos de texto e iconográficos é crucial a existência de uma grelha, uma estrutura que seja aplicável como directriz auxiliar e que determine a posição mais correcta para o texto e as imagens, aplicando em simultâneo a noção de hierarquia aos elementos gráficos. Neste contexto, a presente dissertação aqui exposta deve ser entendida como um trabalho de reflexão teórica sobre o design da revista cultural espanhola Jot Down, concebida em âmbito de estágio curricular no estúdio gráfico Relajaelcoco, em Madrid. Este processo de análise exigiu, em primeiro lugar, um enquadramento teórico onde são abordadas as definições de design editorial, revista, a importância da revista cultural na actualidade e aspectos relativos à influência do uso de sistemas de grelhas no layout editorial e a sua função como meio regulador para chegar ao produto final. A complementar esta informação, desdobra-se o capítulo de enquadramento histórico onde são discutidos tópicos referentes à evolução da imprensa e da produção de revistas em Espanha, procurando encontrar as origens históricas e as tendências gráficas do design editorial espanhol moderno. Este módulo conclui com o Estado da Arte, uma análise ao panorama editorial espanhol actual que oferece uma visão mais recente deste sector, listando e comparando outras publicações periódicas concorrentes à revista desenvolvida em estágio. Por último, este estudo conclui com o enquadramento prático, onde é documentado o processo de paginação e produção da revista Jot Down, abordando diversas questões relativas ao design da página que condicionam o aspecto da publicação, como a mancha tipográfica, o formato da revista, largura da coluna de texto, margens, etc. A presente análise culmina com o cruzamento dos três capítulos, onde estabeleço parâmetros em comum entre eles e determino as minhas principais conclusões. Em suma, o objectivo desta dissertação consiste em entender a importância das revistas culturais na sociedade moderna e perceber em que aspectos o design gráfico e editorial podem condicionar a sua relevância.
- Design editorial de revistas culturais. Concepção e desenvolvimento prático de projectos editoriaisPublication . Brajal, Sofia Marques Padrão; Santos, Ricardo Rodrigues dosO presente documento tem como principal objectivo a exposição e análise de um dos projectos desenvolvidos no estúdio Relaja el Coco, em Madrid, em âmbito de estágio curricular do Mestrado de Design Gráfico. Esta dissertação visa incidir sobre duas temáticas de abordagem, uma que remete para o processo de estágio, entidade de acolhimento e análise de actividades desen¬volvidas, e outra de enquadramento teórico. A primeira temática procede à contextualização, não só da entidade de acolhimento enquanto empresa com uma “morfologia” particular, na qual a estagiária foi integrada, como compreende também a descrição das práticas e metodologias aplicadas face às propostas de trabalho, inerentes ao processo de estágio. Associada também a esta temática, é realizada uma exposição e análise gráfica do produto editorial de maior destaque, desenvolvido durante o período de estágio, a revista cultural espanhola Jot Down. A temática do enquadramento teórico tem enfoque sobre o design editorial e divide-se em três “momentos” em que as áreas disciplinares do design gráfico são postas em relação com a história. No primeiro momento são abordados aspectos relativos às origens do design editorial e da imprensa, para no segundo momento, se possa analisar a evolução histórica e as tendências gráficas do design editorial espanhol. No terceiro momento, é analisado o panorama actual do design gráfico em Espanha, sendo por isso abordada, nesta parte teórica, uma breve exposição do design editorial espanhol, que corresponde ao capítulo "Estado da Arte". Neste contexto, estas duas temáticas são condensadas de modo a que a presente dissertação seja entendida como uma reflexão teórica sobre o design da revista cultural Jot Down e o sobre o seu desenvolvimento em processo de estágio.
- Design gráfico e produção independente : A influência das convicções sociais e políticasPublication . Henriques, Ana Filipa Brás; Bártolo, José Manuel Silva; Balesteros, Marco Paulo CariasO documento aqui apresentado é o resultado de um projecto de investigação que relaciona a influência das questões sociais e políticas na prática do design gráfico e nos projectos independentes ou auto-iniciados dentro do mesmo âmbito disciplinar. O corpo do projecto de investigação divide-se em duas fases, uma de análise que é constituída por Enquadramento Histórico, Teórico, Hipótese e Apresentação de Resultados e outra, consequente dessa análise, de registo prático constituída no essencial por quatro projectos de edição. Na génese do desenvolvimento deste projecto está a intenção de compreender quais as motivações e constrangimentos inseridos nas dinâmicas dos projectos independentes e de que modo, reflectem algum tipo de interesse ou vínculo com o compromisso social e político. Este é um estudo que pretende caracterizar um cenário contemporâneo particular, caracterizado por desigualdades e discrepâncias sociais que marcam o contexto disciplinar analisado.
- Ilustração inclusivaPublication . Marques, João Cardoso; Barreto, Luísa Maria PiresA fusão de ferramentas pedagógicas com as novas ferramentas tecnológicas que emergiram ao longo dos séculos XX e XXI adquiriu extrema relevância para uma sociedade em que valores de inclusão e igualdade de oportunidades são temáticas cada vez mais presentes no meio educativo. Estas ferramentas começaram por ser incluídas no processo educativo regular dos países desenvolvidos, tendo nos dias de hoje adquirido um caráter quase mandatário, nomeadamente os computadores pessoais e, mais recentemente, os tablets e smartphones. No início do século XX, a problemática do autismo ganhou de novo a atenção pública com o desenvolvimento de meios tecnológicos que se vieram a revelar eficazes ao longo do processo de aprendizagem das crianças com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), tornando a integração destas crianças no processo de ensino uma prioridade cada vez maior. Não obstante, este tipo de adaptação de ferramentas é atualmente um processo caro, complexo e para o qual várias unidades de ensino não possuem infraestruturas e equipamentos que o possam comportar. Deste modo, o projeto a que nos propomos pretende colmatar de certa forma as lacunas ao nível das dificuldades de acesso aos materiais, bem como ao cuidado investido na criação destes ao nível do grafismo e da acessibilidade visual, tirando partido do mercado dos tablets. Este mercado pode trazer várias vantagens, nomeadamente ao nível do custo do equipamento, à acessibilidade da interface, e à exploração do mercado livre de aplicações. Assim, o nosso objetivo principal consiste na criação de um produto adequado ao ensino de crianças portadoras de PEA, utilizando uma plataforma física de custo reduzido, recorrendo a software gratuito com distribuição no mercado de aplicações (Android Play Store e iOS App Store e outras similares).
- Design Gráfico como forma de comunicação utilitária: Contributo dos mapas para a informação e organizaçãoPublication . Santos, Tânia Isabel Gomes dos; Ramalho, Paulo Jorge Vieira; Barreto, Luísa Maria PiresEste trabalho cientifico surge no âmbito do Estágio curricular, desenvolvido na Câmara Municipal de Torres Vedras ao abrigo de um protocolo de estágio entre a Escola superior de arte e design, das Caldas da Rainha em prole da conclusão do Mestrado em Design Gráfico, iniciado nesse mesmo estabelecimento de ensino. O trabalho de base desenvolvido ao longo do estágio tratou-se da elaboração de mapas novos para o concelho de Torres Vedras. Em causa está a construção de suportes físicos, nomeadamente mapas para o uso quer da população no seu quotidiano, e do turista, e estarão disponíveis no posto de turismo de Torres Vedras. Este trabalho de investigação está profundamente ligado à temática da cartografia, produção e desenvolvimento. A cartografia é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e do estudo dos mapas. Os mapas são uma falsa representação do real. O mapa deve distorcer a realidade, é essencial que assim seja, pois seria impossível retractar o mundo tridimensional complexo, numa simples folha de papel. O mapa deve simplificar a realidade, oferecendo uma visão selectiva e incompleta da realidade, recorrendo a uma escala, símbolos, cores e ao design (Monmonier, 1996). É preciso compreender e pesar o real. A observação permite analisar conceptualmente e sintetizar as representações cartográficas, contribuindo assim para um melhor conhecimento do espaço geográfico. Os mapas sempre existiram, ou, pelo menos, o desejo de representar o espaço, sempre esteve presente na mente humana. A apreensão do maio ambiente e a elaboração de estruturas abstractas para representá-lo, foram uma constante na vida em sociedade, desde os primórdios da humanidade até aos nossos dias. Desde muito cedo que se tornou indispensável a representação do espaço. O mapa autêntico mais antigo foi produzido em 6000 a.C. E descoberto em 1963, durante uma escavação arqueológica em Çatal Höyük, numa região da Turquia. Representa um povoado neolítico do mesmo nome. Por volta do ano de 2.500 a.C. quando foi confeccionado pelos Sumérios, o que é considerado um dos primeiros mapas da história: uma placa de barro cozido com inscrições em caracteres cuneiformes (escrita suméria) onde foi representado o lado setentrional da região mesopotâmica. Mas muito antes disso, o homem já havia utilizado pinturas (pinturas rupestres) coma intenção de representar o caminho para os locais de caça.
- Design de selos: a evolução na dimensão gráfica e funcional do selo postal portuguêsPublication . Jorge, Marina Alexandra Santos; Ramalho, Paulo Jorge VieiraA presente proposta de trabalho surgiu do interesse pessoal no Selo Postal nacional com intuito de reunir material sobre a sua evolução visual e funcional. Recuperando os fundamentos da sua origem enquanto signo, objeto funcional e as suas especificidades gráficas, será feito um balanço sobre as características evolutivas deste objeto. Num estudo sob a composição gráfica ligar-se-á as transformações em alguns pontos do seu processo de design (como o desenho, os estudos, a arte final e a impressão). Para compreender as diferenças do modo de composição gráfica será realizado um levantamento de dados concentrado num período relacionado com a Direção de Arte de Jaime Martins Barata, o primeiro consultor artístico dos CTT. O potencial destas décadas reside principalmente na orientação gráfica realizada pelo artista mas também, nos acontecimentos sociais e políticos que marcaram a expressão artística e gráfica do Selo e da sua envolvência propagandística no regime ditatorial. A partir destes acontecimentos o Selo principiou uma nova expressão visual e funcional do selo postal português no mundo. Como componente prática deste projecto, serão recuperados e mostrados, essencialmente em fase de projeto, os originais de estudos e composição gráficas de selos emitidos no período de 50 a 60, referidos anteriormente em estudo de caso. Para além de se reaver no design, acervo mantido no âmbito da Filatelia, recuperaremos visualmente o deslumbramento das técnicas manuais e do desenho gráfico aplicado a um objeto de formato diminuto.
- Design de embalagens postaisPublication . Morais, Ana Isabel Carvalho; Leitão, Catarina Pereira; Gonçalves, Sérgio Gomes PiresO campo de investigação desta dissertação centra-se no Design de Embalagem de Encomendas Postais. O crescimento do comércio online a que assistimos nos países desenvolvidos tem tido consequências problemáticas no meio ambiente. Este projeto vem dar resposta à necessidade de reflexão sobre a biodegradabilidade das embalagens postais e à possível reutilização contínua dos materiais utilizados no transporte de encomendas. A estrutura da investigação narra uma breve história do Design de Embalagem Postal como objeto de estudo antropológico e cultural, a sua definição e influências e por fim a apresentação de uma proposta de embalagem postal, simultaneamente, funcional, sustentável e pedagógica. O objetivo final é a produção de uma embalagem para exportação de encomendas postais comercializada através de meios digitais com a intenção de chegar ao maior número de utilizadores.
- Identidade visual para Hostel: rebranding empresarial e extensão da marcaPublication . Azevedo, Paulo Jorge e Alves Tavares de; Silva, Paulo Jorge Soares da; Santos, Ricardo Rodrigues dosUma busca pelo melhoramento da identidade vidual de uma cadeia de hostels, que não assenta apenas num projecto prático, mas também numa componente teórica que sustenta o porquê da necessidade de rebranding desta marca. Ao longo deste trabalho é ainda explicado aquilo que é uma marca e a sua importância actualmente, bem como a importância da identidade gráfica e visual da mesma aliada à importância a nível de investimento empresarial. Será analisado um estudo de mercado detalhado do actual ramo hoteleiro para uma melhor percepção de todo este universo e área em específico. Vários estudos são desenvolvidos em torno destas temáticas. É efectuado um estudo de mercado, onde são analisadas as marcas concorrentes, por forma a perceber e enquadrar realisticamente o posicionamento da marca. Também foi feito um inquérito a vários clientes do hostel e público-alvo em geral, onde assinalam aquilo que estas marcas transmitem para elas, olhando apenas para logomarca das mesmas, tentando assim perceber a importância da sua identidade visual, bem como qualidades e defeitos no ponto de vista do cliente. Através destes estudos consegui ainda entender o que é preciso incluir e excluir na marca a ser desenvolvida posteriormente. Conjuntamente com estes estudos, foi feita uma pesquisa na empresa, desde a sua sede, locais onde está representada e onde pretende estar futuramente, a todo o seu passado e história. Estes estudos foram conduzidos através de conversas, reuniões e trocas de emails com alguns dos dirigentes e trabalhadores da cadeia. Pretendeu-se criar uma base teórica que juntasse as necessidades actuais de mercado com aquilo que é a empresa. A parte prática do desenvolvimento da marca foi antecedida de um conjunto de processos criativos. Foi efectuado um brainstorming que originou um mapa de palavras, onde foram deitas ligações entre estas, mais uma vez com o objectivo de perceber o caminho a ser tomado na criação da nova identidade visual da empresa. Passando obviamente pela experimentação dos símbolos, tipografia e cor a serem utilizados.
- Práticas curatoriais e design relacionalPublication . Morais, Joana Rebelo; Bártolo, José Manuel Silva; Balesteros, Marco Paulo CariasTendo como ponto de partida a relação do design gráfico com as práticas curatoriais e design relacional, pretende-se compreender como estas intersecções tangentes à disciplina contribuem para a sua prática na contemporaneidade. O corpo do projecto de investigação divide-se em duas fases principais, a componente teórica e apresentação de resultados práticos. Na primeira fase é realizada uma análise dos paralelismos da disciplina com os dois temas principais, reflectindo sobre o tema proposto através da analise do contexto histórico e enquadramento teórico, materializado na componente prática. A apresentação de resultados práticos divide-se em dois projectos principais articulados numa escala diferente, que traduzem os conceitos explorados no decorrer da investigação: Identity and Strategy e o Projecto-Orquestra. Consequentemente esta investigação pretende compreender quais as transversalidades da disciplina com a curadoria e o design relacional, de que forma se relacionam com a prática do design gráfico na actualidade e como se aproximam à produção cultural contemporânea.
- Processos de produção gráfica em vias de extinçãoPublication . Meira, Ana Sofia Guedes; Ramalho, Paulo Jorge Vieira; Balesteros, Marco Paulo CariasNeste momento os recursos de produção gráfica surgem a grande velocidade, o que faz acreditar que já dispomos de todos os meios para o seu desenvolvimento, este dilema deve-se a uma grande evolução tecnológica dentro do Design de Comunicação nos últimos séculos. Existe uma grande diversidade de recursos disponíveis, que gera uma despromoção em relação aos meios usados anteriormente o que não se deve ao seu desempenho como “máquina”, apesar de o pressuposto ser a melhor: ou velocidade ou qualidade mas, porque deixaram de ser novidade. É possível que haja uma nova geração de designers que não sente a necessidade ou curiosidade de aceder aos meios que impulsionaram o nascimento - crescimento do design, e isso preocupa-nos. Interessa-nos sobretudo uma abordagem no contexto da tipografia, da manipulação de texto, como impulsionador da comunicação mas, não fazendo o resultado da investigação depender disso, para não excluir todo um manancial restante de componentes gráficos, que são necessários (sinalética, ilustração, etc). A nossa investigação não se destina a centralizar ou concentrar o seu estudo só em processos de impressão tipográfica, mas sim em diferentes abordagens no contexto de produzir design manualmente sobre as suas mais diversas formas.