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- Ilustração inclusivaPublication . Marques, João Cardoso; Barreto, Luísa Maria PiresA fusão de ferramentas pedagógicas com as novas ferramentas tecnológicas que emergiram ao longo dos séculos XX e XXI adquiriu extrema relevância para uma sociedade em que valores de inclusão e igualdade de oportunidades são temáticas cada vez mais presentes no meio educativo. Estas ferramentas começaram por ser incluídas no processo educativo regular dos países desenvolvidos, tendo nos dias de hoje adquirido um caráter quase mandatário, nomeadamente os computadores pessoais e, mais recentemente, os tablets e smartphones. No início do século XX, a problemática do autismo ganhou de novo a atenção pública com o desenvolvimento de meios tecnológicos que se vieram a revelar eficazes ao longo do processo de aprendizagem das crianças com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), tornando a integração destas crianças no processo de ensino uma prioridade cada vez maior. Não obstante, este tipo de adaptação de ferramentas é atualmente um processo caro, complexo e para o qual várias unidades de ensino não possuem infraestruturas e equipamentos que o possam comportar. Deste modo, o projeto a que nos propomos pretende colmatar de certa forma as lacunas ao nível das dificuldades de acesso aos materiais, bem como ao cuidado investido na criação destes ao nível do grafismo e da acessibilidade visual, tirando partido do mercado dos tablets. Este mercado pode trazer várias vantagens, nomeadamente ao nível do custo do equipamento, à acessibilidade da interface, e à exploração do mercado livre de aplicações. Assim, o nosso objetivo principal consiste na criação de um produto adequado ao ensino de crianças portadoras de PEA, utilizando uma plataforma física de custo reduzido, recorrendo a software gratuito com distribuição no mercado de aplicações (Android Play Store e iOS App Store e outras similares).
- Design Gráfico como forma de comunicação utilitária: Contributo dos mapas para a informação e organizaçãoPublication . Santos, Tânia Isabel Gomes dos; Ramalho, Paulo Jorge Vieira; Barreto, Luísa Maria PiresEste trabalho cientifico surge no âmbito do Estágio curricular, desenvolvido na Câmara Municipal de Torres Vedras ao abrigo de um protocolo de estágio entre a Escola superior de arte e design, das Caldas da Rainha em prole da conclusão do Mestrado em Design Gráfico, iniciado nesse mesmo estabelecimento de ensino. O trabalho de base desenvolvido ao longo do estágio tratou-se da elaboração de mapas novos para o concelho de Torres Vedras. Em causa está a construção de suportes físicos, nomeadamente mapas para o uso quer da população no seu quotidiano, e do turista, e estarão disponíveis no posto de turismo de Torres Vedras. Este trabalho de investigação está profundamente ligado à temática da cartografia, produção e desenvolvimento. A cartografia é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e do estudo dos mapas. Os mapas são uma falsa representação do real. O mapa deve distorcer a realidade, é essencial que assim seja, pois seria impossível retractar o mundo tridimensional complexo, numa simples folha de papel. O mapa deve simplificar a realidade, oferecendo uma visão selectiva e incompleta da realidade, recorrendo a uma escala, símbolos, cores e ao design (Monmonier, 1996). É preciso compreender e pesar o real. A observação permite analisar conceptualmente e sintetizar as representações cartográficas, contribuindo assim para um melhor conhecimento do espaço geográfico. Os mapas sempre existiram, ou, pelo menos, o desejo de representar o espaço, sempre esteve presente na mente humana. A apreensão do maio ambiente e a elaboração de estruturas abstractas para representá-lo, foram uma constante na vida em sociedade, desde os primórdios da humanidade até aos nossos dias. Desde muito cedo que se tornou indispensável a representação do espaço. O mapa autêntico mais antigo foi produzido em 6000 a.C. E descoberto em 1963, durante uma escavação arqueológica em Çatal Höyük, numa região da Turquia. Representa um povoado neolítico do mesmo nome. Por volta do ano de 2.500 a.C. quando foi confeccionado pelos Sumérios, o que é considerado um dos primeiros mapas da história: uma placa de barro cozido com inscrições em caracteres cuneiformes (escrita suméria) onde foi representado o lado setentrional da região mesopotâmica. Mas muito antes disso, o homem já havia utilizado pinturas (pinturas rupestres) coma intenção de representar o caminho para os locais de caça.
- Design de selos: a evolução na dimensão gráfica e funcional do selo postal portuguêsPublication . Jorge, Marina Alexandra Santos; Ramalho, Paulo Jorge VieiraA presente proposta de trabalho surgiu do interesse pessoal no Selo Postal nacional com intuito de reunir material sobre a sua evolução visual e funcional. Recuperando os fundamentos da sua origem enquanto signo, objeto funcional e as suas especificidades gráficas, será feito um balanço sobre as características evolutivas deste objeto. Num estudo sob a composição gráfica ligar-se-á as transformações em alguns pontos do seu processo de design (como o desenho, os estudos, a arte final e a impressão). Para compreender as diferenças do modo de composição gráfica será realizado um levantamento de dados concentrado num período relacionado com a Direção de Arte de Jaime Martins Barata, o primeiro consultor artístico dos CTT. O potencial destas décadas reside principalmente na orientação gráfica realizada pelo artista mas também, nos acontecimentos sociais e políticos que marcaram a expressão artística e gráfica do Selo e da sua envolvência propagandística no regime ditatorial. A partir destes acontecimentos o Selo principiou uma nova expressão visual e funcional do selo postal português no mundo. Como componente prática deste projecto, serão recuperados e mostrados, essencialmente em fase de projeto, os originais de estudos e composição gráficas de selos emitidos no período de 50 a 60, referidos anteriormente em estudo de caso. Para além de se reaver no design, acervo mantido no âmbito da Filatelia, recuperaremos visualmente o deslumbramento das técnicas manuais e do desenho gráfico aplicado a um objeto de formato diminuto.
- Design de embalagens postaisPublication . Morais, Ana Isabel Carvalho; Leitão, Catarina Pereira; Gonçalves, Sérgio Gomes PiresO campo de investigação desta dissertação centra-se no Design de Embalagem de Encomendas Postais. O crescimento do comércio online a que assistimos nos países desenvolvidos tem tido consequências problemáticas no meio ambiente. Este projeto vem dar resposta à necessidade de reflexão sobre a biodegradabilidade das embalagens postais e à possível reutilização contínua dos materiais utilizados no transporte de encomendas. A estrutura da investigação narra uma breve história do Design de Embalagem Postal como objeto de estudo antropológico e cultural, a sua definição e influências e por fim a apresentação de uma proposta de embalagem postal, simultaneamente, funcional, sustentável e pedagógica. O objetivo final é a produção de uma embalagem para exportação de encomendas postais comercializada através de meios digitais com a intenção de chegar ao maior número de utilizadores.