Browsing by Issue Date, starting with "2022-01-28"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A Cidade do Design. A comunicação visual de um projeto que une thinkers e makers num único espaçoPublication . Carriço, Joana Catarina Esteves; Barreto, Luísa Maria PiresA presente investigação de carácter teórico-prático, define-se por um modelo linear, embora adaptável, do processo de construção de uma identidade Visual. Perante tal natureza, manifesta-se o objeto de estudo desta dissertação, assente num exercício gráfico com faculdades projetuais empíricas: a criação e implementação de uma Identidade Visual e respetivos elementos (inseridos num Sistema) para uma nova cidade-marca que surgirá em Gondomar, a Covet Town. Este projeto ambicioso institui um pólo industrial de design inovador, direcionado para a vertente do mobiliário e decoração do luxo, onde a intenção passa por promover a sinergia entre as diferentes áreas criativas e de comunicação com os artesãos que dão forma aos produtos. Consequentemente, observam-se os três fundamentos desta investigação que harmonizam a revisão literária e a prática projetual, sendo eles a Marca, a Identidade (Corporativa) e o Sistema de Identidade Visual da Marca. A intensa recolha e análise de informações inerentes às temáticas definidas, viabilizou a apreensão das diversas realidades, propensões e perspetivas existentes, que permitiram contextualizar teoricamente a vertente prática do projeto. Tal absorção especulativa evidenciou e enriqueceu a experimentação e exploração gráfica dos conteúdos, possibilitando o alcance dos objetivos determinados. Estabelecidas as matérias basilares desta investigação, salienta-se a indagação e dilucidação sobre: a criação de uma Identidade Visual para uma entidade corporativa complexa (Covet Group); conceitos relacionados com o tema (cidades-marca) e processos e metodologias a adotar no contexto em vigor. Estes culminam no principal foco do projeto e desafio proposto, a comunicação visual da futura cidade-marca Covet-Town. Atinente à vertente prática da investigação, torna-se notório o seu desígnio projetual: o desenvolvimento do Sistema de Identidade Visual da Covet Town, nomeadamente a sua Linguagem Visual que abrange os Elementos Básicos, Complementares e a marca Gráfica. Ao longo deste estudo pode observar-se o processo aplicado, intrínseco à própria estrutura do documento. Esta lógica, latente ao presente projeto, propiciou e otimizou um desfecho favorável, que se reflete na resposta alcançada face às exigências apresentadas, nas particularidades tangíveis e intangíveis associadas à comunicação visual desenvolvida e na riqueza teórica incorporada.
- Comunicação aumentativa e alternativa como meio facilitador da comunicação em crianças com perturbação do espetro de autismo em tempo de pandemia - ensino a distânciaPublication . Rosa, Sílvia São João; Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar deA Educação para Todos emerge pela necessidade de responder a cada criança tendo em conta as suas necessidades e características. Comunicar, exprimir as suas vontades e emoções, é o que se pretende para toda e qualquer criança em constante desenvolvimento. A presente investigação assenta na necessidade eminente de reformular a escola, devido ao aparecimento de uma pandemia que, inesperadamente, tornou o ensino à distância. O principal objetivo desta investigação foi apurar se a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) facilita o desenvolvimento da comunicação, bem como a aquisição de novas aprendizagens em crianças com perturbação do espectro de Autismo (PEA). Numa parte inicial adaptaram-se histórias infantis em escrita fácil e com símbolos Sistema Pictográfico para a Comunicação (SPC). Posteriormente, foram construídos outros materiais como jogos ou canções em que as professoras titulares, professoras de educação especial e encarregados de educação (em contexto familiar) aplicaram às suas crianças com PEA. A metodologia utilizada foi uma investigação ação de caracter qualitativo em que através de três Focus Groups se recolheram informações sobre a aquisição e explanação de novos conhecimentos, bem como a melhoria da autoestima, a expressão de necessidades e emoções da criança.
- Cultura Organizacional e Liderança EscolarPublication . Carvalho, Susana Alexandra Serafim; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaO presente estudo tem como objetivo identificar os papéis dos Diretores na (re)contextualização das políticas de Autonomia e Flexibilidade Curricular, em dois Agrupamentos de Escolas, em função das suas perceções sobre os seus estilos de liderança e modalidades de cultura organizacional vivida no seio dos Agrupamentos de Escolas que dirigem. Num momento em que as mais recentes orientações legais relativas ao sistema educativo português enunciam como propósito a promoção de melhores aprendizagens para todos os alunos importa compreender o papel do Diretor na apropriação destas orientações legais, por parte dos atores escolares. O estudo empírico foi desenvolvido através de um trabalho de natureza qualitativa, recorrendo-se à análise de conteúdo de entrevistas realizadas aos dois Diretores de Agrupamentos de Escolas, em estudo, e à análise documental realizada aos Projetos Educativos e Regulamentos Internos. Da análise dos dados obtidos, é possível verificar que ambos os Diretores encararam as medidas de implementação de políticas educativas como uma oportunidade e um desafio para introduzirem mudanças pedagógicas, promovendo formas de mobilização e envolvimento dos atores escolares.