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- Punctum & Studium: o olho mágicoPublication . Coutinho, Cláudia Patrícia Miranda; Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro dePerante a constante presença das imagens nas rotinas sociais, a fotografia tornou-se um veículo indispensável para as relações de comunicação entre sujeitos. Este novo estilo de vida imposto pelas redes sociais leva a que as gerações mais jovens se integrem no mesmo sem terem total compreensão do que o processo fotográfico possa englobar, levando a um uso desgastante do meio sem dar oportunidade para que este se torne uma verdadeira ponte para novas aprendizagens. Atualmente a fotografia reflete-se como um gesto banal, automático, reprodutível e manipulável pretendendo saciar unicamente a necessidade de poder mostrar, isto, graças a um desenrolar de evoluções relativas à simplificação do seu processo e, como resultado o leque de possibilidades a que a mesma possa servir tem vindo a diminuir. Como tal, a presente investigação pretende formular uma resposta eficaz e apelativa a essa necessidade de complementar a relação existente entre o processo acima descrito e os seus utilizadores mais jovens através de um programa de atividades que promova a experimentação da fotografia como instrumento estimulante da expressão individual, da criatividade e das práticas artísticas. Não menos importante será o caráter multidisciplinar do programa desenvolvido como meio para a prática de competências transversais pelos seus participantes como o espírito critico, a capacidade de comunicação e de tomada de decisões. O projeto pretende agir em escolas e em instituições ou organizações que ofereçam serviços de aprendizagem a nível nacional, sendo esta a atmosfera mais propícia para cativar o publico alvo e para melhores resultados. Como tal, a criação de um Website mostra-se o melhor recurso para a propagação do projeto, tanto para a divulgação dos serviços oferecidos como para exposição de resultados.
- Aprendendo a aprender. Design gráfico como uma estratégia para melhorar a aprendizagem da criança com dislexia.Publication . Silva, Maria de Fátima Gonçalves; Barreto, Luísa Maria Pires; Morgado, Aprígio Luís MoreiraExiste um interesse constante por dispositivos de comunicação para crianças, sejam eles livros, revistas ou outros documentos pedagógicos. Cada vez mais se procuram conteúdos que consigam comunicar de uma forma eficaz, associando a clareza das matérias à qualidade das imagens e elementos gráficos acessível para todas as pessoas. A comunicação é uma condição fundamental para o desenvolvimento humano. Quando somos privados ou inibidos desta, o nosso crescimento processa-se de forma mais lenta e pode ter implicações efetivas na nossa formação enquanto indivíduos. Neste ponto, a comunicação apresenta um papel importante durante a idade escolar. A dificuldade ou incapacidade de acompanhamento da matéria leccionada, originada por problemas de aprendizagem, podem levar a atrasos no crescimento. A dislexia é um dos exemplos onde a aprendizagem é afetada. A dislexia é uma disfunção neurológica, que se manifesta ao nível da dificuldade de aprendizagem da leitura, tendo uma base neurobiológica, com alterações na estrutura e funcionamento do cérebro, e pode apresentar uma influência genética. Quem sofre de dislexia apresenta um esforço acrescido para distinguir letras, formar palavras e compreender o seu significado. Ainda que esteja relacionada com a aprendizagem da leitura, a dislexia pode ter consequências noutras áreas académicas e a nível emocional e comportamental.1 Esta investigação tem como objecto de estudo crianças com necessidades especiais educativas, nomeadamente com dislexia. O objectivo desta investigação é a criação de estratégias de comunicação visual para melhorar estas dificuldades na leitura e no reconhecimento de letras e palavras. As estratégias aqui propostas têm o intuito de apresentar um método que permite a aprendizagem da leitura de uma forma automática. Esta condição é indispensável para a compreensão fluente de um texto, isto é, o reconhecimento da fusão silábica com o qual se formam as palavras, seja um processo automático.