Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
51.61 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Existe um interesse constante por dispositivos de comunicação
para crianças, sejam eles livros, revistas ou outros documentos
pedagógicos. Cada vez mais se procuram conteúdos que consigam
comunicar de uma forma eficaz, associando a clareza das matérias
à qualidade das imagens e elementos gráficos acessível para todas
as pessoas.
A comunicação é uma condição fundamental para o desenvolvimento
humano. Quando somos privados ou inibidos desta, o nosso
crescimento processa-se de forma mais lenta e pode ter implicações
efetivas na nossa formação enquanto indivíduos. Neste ponto, a comunicação
apresenta um papel importante durante a idade escolar.
A dificuldade ou incapacidade de acompanhamento da matéria
leccionada, originada por problemas de aprendizagem, podem
levar a atrasos no crescimento. A dislexia é um dos exemplos onde
a aprendizagem é afetada.
A dislexia é uma disfunção neurológica, que se manifesta ao
nível da dificuldade de aprendizagem da leitura, tendo uma base neurobiológica,
com alterações na estrutura e funcionamento do cérebro,
e pode apresentar uma influência genética.
Quem sofre de dislexia apresenta um esforço acrescido para
distinguir letras, formar palavras e compreender o seu significado.
Ainda que esteja relacionada com a aprendizagem da leitura, a dislexia
pode ter consequências noutras áreas académicas e a nível emocional
e comportamental.1
Esta investigação tem como objecto de estudo crianças com
necessidades especiais educativas, nomeadamente com dislexia. O
objectivo desta investigação é a criação de estratégias de comunicação
visual para melhorar estas dificuldades na leitura e no reconhecimento
de letras e palavras. As estratégias aqui propostas têm o intuito de
apresentar um método que permite a aprendizagem da leitura de uma
forma automática. Esta condição é indispensável para a compreensão
fluente de um texto, isto é, o reconhecimento da fusão silábica com o
qual se formam as palavras, seja um processo automático.
Description
Keywords
Design gráfico Dislexia Design de comunicação Design inclusivo Auxiliar de comunicação