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- O contraste dos Rótulos das Cervejas Industriais Vs. Artesanais: Concebidos, nos últimos 20 anos, em PortugalPublication . Ramos, Ângela Eduarda Carvalho; Barreto, Luísa Maria PiresO presente relatório de estágio, pretende re etir a experiência prática do estágio curricular, realizado na 67 Creative Agency, integrado no Mestrado de Design Grá co da Escola Superior de Artes e Design, das Caldas da Rainha. Após vários projetos desenvolvidos, nas áreas de branding e de packaging, evidencia-se o Beer Bottle Mockups, dada a relevância que constitui para o tema desta investigação. Esta investigação procura principalmente, explorar o rótulo, como meio de comunicação, da cerveja em Portugal, nos últimos 20 anos, através de análises funcionais e visuais, que decompõem e classi cam o rótulo, pelos elementos básicos e pela anatomia da sua mensagem – estéticas, simbólicas e práticas. Com esta observação, procura-se de nir os contrastes entre os rótulos das cervejas industriais e artesanais, estabelecendo as características de cada um e responder a questões como, a importância das composições contemporâneas nos rótulos das cervejas e a sua in uência no consumidor e na decisão de compra.
- O Exercício das Responsabilidades Parentais em Residência AlternadaPublication . Almeida, Rita Guimarães Fialho d'É nosso objetivo desenvolver uma reflexão sobre a regulação do exercício das responsabilidades parentais nas situações de rutura da vida em comum dos progenitores, analisando, em especial, as condições em que o tribunal pode decretar a residência alternada do filho, à luz das mais recentes alterações ao artigo 1906.º do Código Civil, operadas pela Lei n.º 65/2020 de 4 de Novembro. Cuidaremos, entre outros aspetos, da noção de residência alternada, revisitando algumas das vantagens e das desvantagens que lhe são usualmente apontadas, debruçando-nos, num segundo momento, sobre as transformações ao artigo 1906.º do Código Civil e sobre os efeitos práticos do reconhecimento expresso da residência alternada pelo legislador português, sem descurar os critérios exclusivos ou particulares que o seu decretamento deverá observar, para além da averiguação de outros aspetos relevantes e da indagação dos eventuais impactos da pandemia neste regime de responsabilidades parentais.
- A fruição cultural de pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) que frequentam instituições de apoio.Publication . Santos, Ana Catarina Costa dos; Mangas, Catarina Frade; Sousa, Jenny GilNa atualidade, as pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) continuam a encontrar diversos obstáculos a uma participação plena no domínio cultural. Partindo desse conhecimento, esta investigação foi realizada a um nível exploratório-descritivo, dentro do paradigma qualitativo, através da observação de visitas virtuais de pessoas com DID que frequentam Centros de Atividades Ocupacionais da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra, ao Museu Nacional de Machado de Castro e ao Convento São Francisco, e da realização de entrevistas semiestruturadas a pessoas com DID, a profissionais da instituição de apoio e a profissionais dos espaços culturais. O estudo pretendeu efetuar a descrição das dinâmicas e recursos usados no atendimento às pessoas com DID e das suas necessidades no acesso e fruição cultural, além da identificação das perceções dos dois grupos de profissionais sobre a fruição cultural das pessoas com DID e da apresentação de propostas que reforcem a qualidade do seu acesso e fruição cultural. Os resultados indicam que as pessoas com DID conseguem usufruir com qualidade de experiências culturais quando são pensadas e concretizadas respostas que tenham em consideração os seus perfis. Nestas circunstâncias, mais do que sobressaírem as necessidades das pessoas, ressaltam as suas potencialidades na área da fruição cultural. Para isso, destacamos como principais conclusões a importância de considerar a realização de visitas com um número reduzido de participantes, envolvendo práticas de mimetização e um trabalho de parceria entre os profissionais das instituições de apoio e dos espaços culturais, na procura de respostas conjuntas que possibilitem que as pessoas com DID desfrutem mais favoravelmente das experiências nesses contextos.