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- O designer como jogadorPublication . Belo, Marta Luísa Guerra; Bártolo, José Manuel Silva; Balesteros, Marco Paulo CariasTal como no jogo a linguagem no design não é passiva, pressupõe ação. A presente investigação coloca o designer como jogador para analisar o jogo como método e avaliar a sua significância na construção da identidade individual e social do designer gráfico. O projeto foi desenvolvido como um sistema de jogo composto por 15 ensaios teóricos e 30 ensaios práticos. Os ensaios teóricos dividem--se em duas partes, o enquadramento histórico e crítico e a análise ao jogo como atividade social e educativa. A primeira parte tem como objetivo compreender o papel do designer e a sua educação. A segunda parte analisa os vários elementos de jogo e avalia-os como método de trabalho. Os ensaios práticos apresentam-se em 16 editoriais e 13 animações, que exploram o jogo como método na conceção dos objetos gráficos, e um workshop, que explora o jogo como método na ação e educação do designer gráfico.
- O cartaz no espaço urbanoPublication . Caetano, Mafalda Sofia Oliveira; Barreto, Luísa Maria Pires; Ramalho, Paulo Jorge VieiraEste trabalho científico insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Estágio, do Mestrado em Design Gráfico na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e no decurso do estabelecimento de um protocolo de constituído entre esta instituição e a Câmara Municipal de Mira. O trabalho de base desenvolvido centrou-se na produção de cartazes, flyers, mupis, outdoors, entre outros, para associações concelhias e para o Município, integrado no Gabinete de Comunicação Municipal, em colaboração com o designer Marco Custódio. Este trabalho de mestrado está profundamente ligado ao cartaz, à comunicação visual no espaço urbano e à cultura popular portuguesa.
- Macroalgas: “Uma abordagem para reduzir o teor de sal nas sopas instantâneas”Publication . Baptista, Evelise Gonçalves Lopes; Silva, Maria Manuel Gil de Figueiredo Leitão eA área da inovação alimentar tem vindo a ganhar destaque, principalmente a reformulação de produtos alimentares existentes no mercado. Esta necessidade surge como forma de colmatar as necessidades da população e incrementar a existência de produtos com composições nutricionais mais saudáveis, que promovam a prevenção de patologias associadas à alimentação. Este trabalho teve como objetivos o desenvolvimento e otimização da formulação de uma sopa com adição de macroalgas para substituição de sal, a avaliação do efeito de dois processos de desidratação, e o estudo de aceitação por parte dos consumidores do novo produto. Paralelamente foi realizado um inquérito de consumo, por forma a traçar o perfil do consumidor de sopas instantâneas, bem o padrão de consumo da sopa com adição de macroalgas e sem adição de sal. Para a otimização da formulação da sopa com adição de macroalgas foi utilizada a metodologia de superfície de resposta (MSR). Esta permitiu delinear modelos sustentados nas variáveis independentes (sal, alga e manjericão) e explicar a variabilidade que ocorre nos parâmetros sensoriais considerados significativos (aroma e textura). Em geral a otimização, permitiu identificar um intervalo ótimo das variáveis independentes nas quais as respostas foram otimizadas simultaneamente. A formulação ótima corresponde a 0% de sal, 1,5% de gracilaria gracillis e 0,3% de manjericão, sendo que a previsão do modelo conduziu a um aroma intenso (4,8) e uma textura agradável (4,4) da sopa. Relativamente ao efeito do método de secagem na qualidade final (físico-química e sensorial) da sopa, foram considerados dois métodos de secagem: estufa ventilada e liofilização. Entre os métodos estudados, a liofilização demonstrou ser o que menor alterações causa no produto em termos físico-químicos, nomeadamente ao nível das suas condições de reidratação, humidade, polifenóis totais (QTP) e cor. Adicionalmente, o estudo de aceitação do produto por parte dos consumidores foi também considerado. Ambos os produtos (liofilizado e seco em estufa) foram sujeitos a avaliação por um focus group. Os participantes deste grupo classificaram o produto (em geral) como de fácil preparação e com um sabor agradável, sendo a sopa preferida a obtida por liofilização. Concluindo, a liofilização permite obter um produto com maior qualidade final, quando comparado com o produto seco em estufa. Foi possível obter um produto com características nutricionais similares às do produto fresco (após confeção), verificando-se apenas uma diminuição de 0,15% nas cinzas e de 0,53% nos polifenóis totais. No entanto, o custo industrial do processo de liofilização, poderá comprometer a sua utilização. Por fim, para avaliar o padrão e o perfil do consumidor de sopas instantâneas, bem como do potencial que poderá ter o novo produto no mercado, realizou-se o estudo de mercado através de um inquérito de consumo. Este foi realizado por administração direta (n=1131), nas freguesias de Peniche (Atouguia da Baleia, Ferrel, Peniche e Serra d´El-Rei). Os resultados permitiram constatar que os inquiridos com idades compreendidas entre 31-40 anos, com o rendimento mensal até 1000€ e com o agregado familiar constituído por 1,2 e 3 elementos têm uma maior pré-disposição para consumo de sopas instantâneas. Relativamente à frequência de consumo de sopas instantâneas, a tendência geral é de um consumo médio de 1vez/semana e/ou ocasionalmente. Ainda através dos resultados obtidos, concluímos que a intenção de consumo/compra da sopa instantânea de legumes e algas é generalizada em todas as faixas etárias, e não depende do género, do rendimento mensal do inquirido, do número de elementos que constituem o agregado familiar e nem do valor de venda do produto. Adicionalmente, foi possível constatar que a intenção de compra/consumo da sopa instantânea de legumes e algas poderá ser determinada por fatores diretos a qualquer compra de produtos alimentares (isto é, sabor e preço), seguida por determinantes associados à composição do alimento (isto é, a presença de algas e o tipo de ingredientes).
- Linguagem e perceção visual como meio de comunicação em crianças com perturbações do espectro de autismoPublication . Gonçalves, Hugo Miguel; Barreto, Luísa Maria PiresEsta dissertação parte de uma perspetiva socio-histórica da linguagem e comunicação, tendo como foco primordial a investigação da forma como diferentes sistemas de comunicação alternativa podem melhorar o quotidiano de crianças com perturbações do espectro de autismo (PEA). O autismo constitui uma perturbação do foro psicológico que se expressa num desenvolvimento de diferentes graus de afetação do indivíduo em relação às interações familiares e sociais, revelando características comportamentais muito específicas, e défices na comunicação e linguagem. Devido à dificuldade de diagnóstico desta patologia os tratamentos implementados nem sempre são os mais adequados ao grau de desenvolvimento da doença, contudo é muito importante o processo educacional de ensino alternativo, de modo a estimular a interação social e o desenvolvimento da autoestima e da comunicação, através dum acompanhamento didático-pedagógico constante e adaptado, nomeadamente nas idades escolares. Objetivos: o objetivo primordial deste estudo visa a criação de um objeto pedagógico adaptado a indivíduos com incapacidade cognitiva e posterior avaliação do seu contributo para o desenvolvimento de crianças com perturbações do espectro de autismo. Material e Métodos: para a concretização desta dissertação propus-me à criação de um livro infantil designado “A Viagem do Miguelito” caracterizado por uma linguagem específica, com o objetivo de melhorar e adaptar ao máximo as suas características às capacidades de perceção de crianças com perturbações do foro cognitivo de modo a facilitar a comunicação entre si. O livro/jogo “A Viagem do Miguelito” foi apresentado a uma amostra de cinco crianças com autismo da Escola Básica Integrada Santo Onofre, Caldas da Rainha, com idades compreendidas entre os seis e dez anos, aos quais foi solicitada uma análise conjunta e final a cerca da história narrada no livro. A partir desta interação com o projeto desenvolvido iniciei o estudo observacional analítico, através da recolha de dados qualitativos e sua posterior análise e interpretação por inferência da amostra de investigação. Resultados: os resultados obtidos constataram que o livro/jogo aqui projetado constitui uma ferramenta viável para recurso de professores, terapeutas e familiares de crianças com perturbações do espectro de autismo. Conclusões: este estudo revelou que as ilustrações são um ponto fundamental de ajuda para indivíduos com dificuldades cognitivas, uma vez que a produção textual nestes casos se torna um meio de difícil compreensão. Estas ilustrações devem ser simples o que as torna percetíveis mais facilmente e a inserção de materiais com textura são uma mais valia, criando maior interesse e interação das crianças com PEA.