ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
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- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico: “Qual o contributo da expressão dramática para o desenvolvimento de competências relacionais dos alunos, no decorrer do trabalho de grupo? "Publication . Delgado, Joana Carla Fanha; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaA questão formulada à qual procuro responder é “Qual o contributo da expressão dramática para o desenvolvimento de competências relacionais dos alunos, no decorrer do trabalho de grupo?” Este Relatório de mestrado é constituído por duas partes, sendo que a primeira se refere à dimensão reflexiva da minha prática pedagógica em contexto de creche, jardim-de-infância e 1º ciclo do Ensino Básico, com turmas de 2º e 4º ano de escolaridade. Na segunda parte, apresenta-se a componente investigativa, no seu enquadramento teórico, metodologia de investigação, apresentação e discussão de resultados e Conclusões. O presente estudo de investigação foi realizado durante o ano letivo 2013/2014, no início da Prática Pedagógica II em 1º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de 4º ano de escolaridade. Nele tentei perceber como através da expressão dramática podemos contribuir para a estimulação e motivação na aprendizagem, através da cooperação, interação e desenvolvimento social dos participantes no trabalho de grupo. Neste sentido assumi o papel de professora investigadora e ao longo de quatro intervenções foram sendo implementadas diversas experiências com jogos exploratórios e dramáticos, as quais fui observando, analisando e recolhendo dados de forma a conseguir realizar esta investigação. Os resultados evidenciam que a expressão dramática estimula e auxilia o desenvolvimento das competências sociais (cooperação e de interação) na criança, no decorrer do grupo de trabalho.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico: O Currículo e a DiversidadePublication . Lopes, Magda de Figueiredo; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e é o resultado das vivências e aprendizagens realizadas ao longo das práticas pedagógicas em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório encontra-se organizado em dois capítulos. No primeiro capítulo, nomeadamente a dimensão reflexiva, são apresentados os vários contextos, por ordem cronológica de acontecimento: creche, jardim de infância, 1.º Ciclo do Ensino Básico – 2.º ano de escolaridade e, 1.º Ciclo do Ensino Básico – 3.º ano de escolaridade, pelos quais tive oportunidade de passar e onde pude vivenciar aprendizagens diversificadas. As reflexões relativas a cada contexto demonstram as vivências e aprendizagens realizadas, os receios, as dificuldades que surgiram, bem como as estratégias utilizadas para as ultrapassar. Todas elas foram objeto de análise crítica e fundamentada. Ao longo da reflexão também apresento os aspetos que considerei positivos e relevantes para o desempenho da minha futura função como educadora/ professora. O segundo capítulo é dedicado à dimensão investigativa, onde apresento um estudo qualitativo, realizado em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A questão que orientou a minha investigação foi: ―Qual o contributo de uma abordagem ao currículo baseada nas diversas origens culturais dos alunos no contexto de 2.º ano de escolaridade?‖. Para desenvolver o meu estudo defini um objetivo v geral: respeitar e valorizar a diversidade dos indivíduos e dos grupos quanto às suas pertenças e opções e três objetivos específicos: integrar as diferentes culturas dos alunos na abordagem do currículo; planificar atividades visando a integração de elementos das culturas minoritárias existentes na turma; valorizar as culturas minoritárias de forma a eliminar estereótipos e preconceitos por parte dos alunos da cultura maioritária. Com o estudo realizado pude concluir que os alunos aprenderam a trabalhar em conjunto, aceitando as diferenças. As aulas em que a abordagem do currículo foi baseada nas diversas experiências culturais dos alunos representaram um contributo bastante positivo para que os alunos da cultura minoritária se sentissem mais integrados na turma e para que os alunos da cultura maioritária aprendessem a lidar com a diferença, deixando os estereótipos e preconceitos de lado. Foi também um contributo importante para o desenvolvimento da autoestima dos alunos da cultura minoritária, pois pela primeira vez aspetos da sua cultura foram abordados em contexto de sala de aula com o mesmo grau de importância das outras áreas curriculares. Para além das duas componentes referidas, este relatório contém ainda os anexos, onde se encontram os documentos (reflexões, planificações e instrumentos de recolha de dados) que suportam este relatório.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1º Ciclo do Ensino Básico: O Contributo da Expressão Dramática para o Desenvolvimento de Competências Expressivas e ComunicativasPublication . Oliveira, Diana Margarida da Silva; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos Silva; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e resulta das aprendizagens mais significativas realizadas ao longo das práticas pedagógicas em educação pré-escolar e do 1ºCEB. Este trabalho encontra-se dividido em dois capítulos. O primeiro, contempla a dimensão reflexiva que surge da análise crítica das situações mais marcantes, vivenciadas ao longo dos diferentes contextos educacionais. O propósito deste capítulo é refletir sobre receios, dificuldades, aprendizagens e estratégias utilizadas ao longo da prática, e dessa forma, melhorar intervenções futuras. O segundo capítulo, incide na dimensão investigativa onde é apresentado um estudo, de natureza qualitativa, realizado em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico na área de Expressão Dramática. Este estudo foi realizado numa turma de 2º ano de escolaridade de uma escola da rede pública do Ministério da Educação, e teve como questão de investigação: “Qual o contributo da Expressão Dramática no desenvolvimento de competências comunicativas e expressivas?” Os resultados do estudo evidenciam que as sessões de Expressão Dramáticas, quando proporcionados aos alunos, influenciam positivamente a sua comunicação e expressão. Este estudo, ao facultar situações de desenvolvimento das capacidades comunicativas e expressivas, contribuiu para o desenvolvimento global e harmonioso das crianças, nomeadamente na sua desinibição e imaginação.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Um estudo sobre as tarefas significativas no ensino e aprendizagem dos números racionais num contexto de ensino exploratório no 4.º anoPublication . Rebelo, Joana Rita Gomes Henriques; Pinto, Hélia Gonçalves; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende ilustrar o percurso vivenciado ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada. Neste sentido, encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira referente à dimensão reflexiva e a segunda à dimensão investigativa. Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso vivenciado ao longo das práticas pedagógicas supervisionadas desenvolvidas em contexto de Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte, apresenta-se a dimensão investigativa referente a um estudo realizado numa turma de 4.º ano de escolaridade, que incidiu na temática dos números racionais não negativos, num contexto de ensino exploratório. Este estudo teve como principal objetivo compreender as potencialidades e limitações da resolução de tarefas significativas no ensino e aprendizagem dos números racionais, num contexto de ensino exploratório. Para atingir o referido objetivo foi implementada uma sequência de tarefas. Os resultados emanados deste estudo demonstram que os alunos recorrem preferencialmente à representação icónica e à representação simbólica, no entanto esta modelação parece ter sido promovida pelo contexto real das tarefas implementadas, tendo-se revelado como uma potencialidade deste estudo. Outra das potencialidades parece ter sido a discussão das referidas produções dos alunos em grande grupo, uma vez que permitiu estabelecer a ponte entre as suas estratégias e os conhecimentos informais e formais. No entanto, o facto de os alunos não estarem familiarizados com este tipo de tarefas e já terem explorado todos os conceitos relativos aos números racionais, aplicando regras e procedimentos descontextualizados, pode ter limitado a resolução de tarefas significativas no referido contexto.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a educação intercultural e a integração de uma criança de origem cultural UcranianaPublication . Reis, Adriana Cristina Cardoso; Correia, Sónia Cristina Lopes; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaO presente relatório é referente à Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se organizado em duas partes: a Parte I, relativa à componente reflexiva, e a Parte II, relativa à componente investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se o percurso formativo da mestranda que reflete, crítica e fundamentadamente acerca das experiências vivenciadas em cada um dos contextos da Prática Pedagógica. Para tal, foram desenvolvidos referentes significativos para seu o desenvolvimento profissional, pessoal e social, evidenciando as aprendizagens e desafios decorrentes de cada um dos contextos de Prática Pedagógica. A componente investigativa apresenta um estudo desenvolvido sob a metodologia de investigação-ação numa turma de 2º ano do Ensino Básico que procurou responder à questão: Quais os contributos de uma abordagem intercultural do currículo na integração de alunos de origens culturais diversas?. Para a realização do estudo foram desenvolvidas sete sequências didáticas que incidissem na inclusão da cultura Ucraniana. Perante os dados recolhidos e posteriormente analisados, constatou-se que uma abordagem intercultural do currículo pode contribuir para o processo de integração e para a promoção de uma educação intercultural.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: os contributos das expressões artísticas para a aprendizagem integrada da leitura e da escrita numa turma do 1.º anoPublication . Medeiro, Sandra da Conceição Bret; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico encontra-se dividido em duas partes. A Parte I corresponde à Dimensão Reflexiva, e apresenta o percurso que realizei, nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, fazendo uma reflexão crítica e fundamentada sobre as experiências mais significativas, as dificuldades sentidas e as aprendizagens realizadas. A Parte II corresponde à Dimensão Investigativa, e apresenta um estudo de carácter qualitativo, desenvolvido numa perspetiva de investigação-ação numa turma do 1.º ano de escolaridade. Este estudo procurou compreender os contributos das expressões artísticas, na aprendizagem integrada da leitura e da escrita, e permitiu implementar atividades articulando diferentes linguagens artísticas com a área disciplinar de português, bem como observar a motivação dos alunos neste contexto. Os dados apresentados revelaram que as atividades implementadas, contribuíram para uma aprendizagem mais significativa, por ser realizada num ambiente artístico, dinâmico e expressivo, onde o grupo de alunos pôde dar espaço à imaginação e à criatividade Desenvolveram experiências que integraram e interligaram os currículos de expressões artísticas com o português, reconhecendo-se assim, que através das expressões artísticas, será mais fácil motivar as crianças para aprender o código linguístico, as suas regras e o seu uso enquanto leitoras e produtoras de textos.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Que relações de colaboração se estabelecem num contexto do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, quando se trabalha através de projetos.Publication . Nunes, Ana Filipa Oliveira; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, elaborei o presente Relatório de Prática Pedagógica Supervisionada, que retrata o meu percurso nestes diferentes contextos. Este está dividido em duas partes, a Parte I, referente à Dimensão Reflexiva em contexto de Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico e a Parte II, relativa à Dimensão Investigativa em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, 1.º ano de escolaridade. Nestes dois momentos exponho as minhas aprendizagens, dificuldades e experiências vivenciadas nestes contextos sobretudo no que diz respeito à implementação da metodologia de trabalho de projeto, no pré-escolar e no 1.ºCiclo do Ensino Básico. Na Parte II, relativa à Dimensão Investigativa em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, 1.º ano de escolaridade, apresento a minha investigação-ação, que tem como pergunta de partida " Que relações de colaboração se estabelecem num contexto do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, quando se trabalha através de projetos.", através das atividades realizadas e da flexibilização do currículo este estudo permitiu perceber quais as relações de colaboração que se estabelecem através desta metodologia, bem como o contributo que esta metodologia teve para o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos do 1.º ano de escolaridade.