Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-07"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Objectos - PersonaPublication . Graça, Jorge Afonso Vitorino Pereira da; Baptista, Miguel Nuno Lopes VieiraA partir de uma interligação entre as seguintes áreas de estudo, a Ilustração de Personagens, a Ligação entre Utilizador-Objecto-Utilizador e a construção de uma Memória Emocional que tem por base esta Ligação, desenvolveram-se três projectos (“Animar”, “Ratolas” e “Ballooney”) em contextos diferentes, explorando diferentes metodologias e processos de produção visando um menor Condicionalismo Projectual, constituindo este último, também, uma área de estudo desta dissertação. Com base nestas áreas pretende-se estudar, sobre o tema “Os Objectos- Persona”, a funcionalidade da Personagem nestes Objectos, a sua interligação com o “Complexo Funcional do Objecto”(Papanek), a sua utilização como forma de interacção pessoal e social através do seu “Design Emocional” (Norman) e, finalmente, quais as novas metodologias de produção a explorar numa filosofia “Maker” (Anderson), como Artesão Industrial, com o objectivo de reduzir o condicionalismo projectual existente na personalização do Design destes “Objectos-Persona”.
- A research on talking in images in the digital agePublication . Chao, Fang; Saldanha, Diogo LopesUsing cellphones to take photos is very common and convenient nowadays. People can take pictures of anything and share with anyone at any time. In the digital age, the images are more liberated and democratized than anytime before. And if one day we could be able to rein the images to serve a bigger scale of communication, there might be some system and rules for using them come along as well. But despite that, at the moment, we are enjoying the fun of playing with the possibilities of the images. An exhibition which was held in the metropolitan museum in New York City - - “Talking Pictures: Camera-Phone Conversations Between Artists” presented us 1 this behavior of visual artists using visual elements to message one another - - Talking in Images, which actually happens quite often among people in the digital age. So in this dissertation, we will do an observation of this behavior, not only in the art field but also in the mass communication field. We will travel back in time briefly to see how people used images to communicate in history and with the information and knowledge we gain to look into the behavior of talking in images in the digital age.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Um estudo sobre as tarefas significativas no ensino e aprendizagem dos números racionais num contexto de ensino exploratório no 4.º anoPublication . Rebelo, Joana Rita Gomes Henriques; Pinto, Hélia Gonçalves; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende ilustrar o percurso vivenciado ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada. Neste sentido, encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira referente à dimensão reflexiva e a segunda à dimensão investigativa. Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso vivenciado ao longo das práticas pedagógicas supervisionadas desenvolvidas em contexto de Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte, apresenta-se a dimensão investigativa referente a um estudo realizado numa turma de 4.º ano de escolaridade, que incidiu na temática dos números racionais não negativos, num contexto de ensino exploratório. Este estudo teve como principal objetivo compreender as potencialidades e limitações da resolução de tarefas significativas no ensino e aprendizagem dos números racionais, num contexto de ensino exploratório. Para atingir o referido objetivo foi implementada uma sequência de tarefas. Os resultados emanados deste estudo demonstram que os alunos recorrem preferencialmente à representação icónica e à representação simbólica, no entanto esta modelação parece ter sido promovida pelo contexto real das tarefas implementadas, tendo-se revelado como uma potencialidade deste estudo. Outra das potencialidades parece ter sido a discussão das referidas produções dos alunos em grande grupo, uma vez que permitiu estabelecer a ponte entre as suas estratégias e os conhecimentos informais e formais. No entanto, o facto de os alunos não estarem familiarizados com este tipo de tarefas e já terem explorado todos os conceitos relativos aos números racionais, aplicando regras e procedimentos descontextualizados, pode ter limitado a resolução de tarefas significativas no referido contexto.
- User experience & user interface. Desenvolvimento e concepção de projetos digitaisPublication . Neves, Yara Luísa das; Ferreira, Elga Patrícia MaximianoO presente relatório apresenta o estágio curricular realizado no estúdio Laux - Layered Approach User Experience, com o desenvolvimento de projetos práticos nas áreas de UX e UI. O estágio realizou-se no contexto de Mestrado em Design Gráfico na Escola Superior de Artes e Design, das Caldas da Rainha. O relatório divide-se em quatro capítulos. No primeiro capítulo descreve-se as motivações pessoais para a realização do estágio, as características e metodologia da empresa. O segundo capítulo, centra-se no estudo do enquadramento teórico das áreas de User Experience e User Interface. Explora-se não só o impacto das tecnologias atuais, como também a metodologia de UX e UI que são centradas no utilizador e que têm a capacidade de transformar positivamente a experiência do consumidor. O terceiro capítulo corresponde à componente prática do estágio. Numa primeira parte descrevem-se os desafios e projetos de menor escala e em seguida é apresentado detalhadamente o projeto prático “Tuuk Trip”. No quarto capítulo, apresenta-se as considerações finais sobre o desenvolvimento do estágio curricular e os resultados práticos obtidos.
- Como retratar graficamente a ideia de movimentoPublication . Cortês, Carolina dos Santos; Silva, Paulo Jorge Soares daComo representar o movimento numa composição gráfica estática é o tema que este documento científico pretende abordar. A vontade de explorar esta matéria está relacionada com o desenvolvimento de estágio curricular no Atelier d’Alves, no Porto, onde um dos projetos desenvolvidos tinha como ponto de partida este mesmo tema. O presente relatório de estágio tem como objetivo apresentar o trabalho realizado no Atelier D’Alves ao longo dos três meses que compuseram o período de estágio, e ainda, dar a conhecer a investigação realizada sobre o tema enunciado. Para este propósito, a estrutura deste trabalho encontra-se dividida em três capítulos. O primeiro capítulo é dedicado à apresentação do estágio curricular. No segundo é realizado um enquadramento teórico de como o movimento foi sendo representado numa composição estática. No último capítulo é apresentado o projeto desenvolvido em estágio que se encontra relacionado com a investigação desenvolvida.