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- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Que relações de colaboração se estabelecem num contexto do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, quando se trabalha através de projetos.Publication . Nunes, Ana Filipa Oliveira; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, elaborei o presente Relatório de Prática Pedagógica Supervisionada, que retrata o meu percurso nestes diferentes contextos. Este está dividido em duas partes, a Parte I, referente à Dimensão Reflexiva em contexto de Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico e a Parte II, relativa à Dimensão Investigativa em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, 1.º ano de escolaridade. Nestes dois momentos exponho as minhas aprendizagens, dificuldades e experiências vivenciadas nestes contextos sobretudo no que diz respeito à implementação da metodologia de trabalho de projeto, no pré-escolar e no 1.ºCiclo do Ensino Básico. Na Parte II, relativa à Dimensão Investigativa em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, 1.º ano de escolaridade, apresento a minha investigação-ação, que tem como pergunta de partida " Que relações de colaboração se estabelecem num contexto do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, quando se trabalha através de projetos.", através das atividades realizadas e da flexibilização do currículo este estudo permitiu perceber quais as relações de colaboração que se estabelecem através desta metodologia, bem como o contributo que esta metodologia teve para o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos do 1.º ano de escolaridade.
- Estudo da perda de fixação do cimento ósseoPublication . Oliveira, Paulo Jorge Nunes; Rúben, Rui Miguel BarreirosA artroplastia total da anca consiste na substituição da articulação natural, que une o osso pélvico ao fémur, por uma prótese. A fixação da prótese pode ser cimentada ou não cimentada. Para além de fixar o implante, o cimento ósseo tem como função transferir as tensões da prótese para o osso. No entanto as tensões ficam acumulados no cimento o que leva a uma fissuração do mesmo e a uma perda de fixação. Sendo assim a fadiga do manto de cimento um dos principais mecanismos de insucesso da artoplastia total da anca cimentada. No presente trabalho foi estudado a evolução do dano em diferentes tipos de cimentos ósseos, de modo a compreender como as propriedades mecânicas influenciam o desempenho dos mesmos. O estudo é computacional, recorrendo ao método dos elementos finitos e a modelos matemáticos de dano. Deste modo, pretende-se aumentar o conhecimento sobre os cimentos ósseo assim como a evolução do dano nos mesmos.
- Convivência (des)ligada: Relações Interpessoais na Era DigitalPublication . Reis, Sílvia Raquel Vieira; Vieira, Ricardo Manuel das NevesAs relações interpessoais entre crianças e entre jovens são fundamentais para um desenvolvimento saudável e hospitaleiro. A interação face-a-face requer o desenvolvimento de capacidades distintas das usadas quando estamos online, pois aqui as emoções são expressas por bonecos (emojis) ou outros símbolos. No contexto mundial atual, as distâncias já não têm o significado que tinham, pois as fronteiras são, hoje, muitas vezes, meras formas simbólicas e sociais. Assistimos, hoje, a grandes transformações quanto à forma como são vistas as relações de convivência, onde a sociedade de consumo, com todas as suas características do descartável, do desgaste e da substituição rápida de produtos, se compara necessariamente com as relações sociais, o que causa um certo desligamento relativo à forma como se criam laços relacionais uns com os outros. A finalidade desta dissertação centra-se na compreensão deste tema, tendo em conta a perspetiva dos jovens e como eles se veem como nativos digitais, habitando entre os pares, também nativos, e os pais, imigrantes digitais, possibilitando a comunicação entre eles. Construir pontes para que os dois mundos se encontrem irá, de alguma forma, possibilitar o diálogo e uma melhor perceção relativa ao que se desconhece, à partida. Com a elaboração de um trabalho de campo com observação direta participante, com jovens/alunos numa escola, em contexto exterior à mesma, entre os 15-18 anos, pretendi, de uma forma holística, aceder ao quotidiano destes jovens, comparando as suas formas de comunicar, ser e estar, e, claro, as estratégias de convivência privilegiadas na escola e fora da escola.
- Refletindo, investigando e (re)construindo a prática docente – Representações sociais das crianças na transição entre o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Cruz, Vera Lúcia Isidoro da; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando por sua vez organizado em duas partes. A primeira parte, a dimensão reflexiva, apresenta o percurso realizado ao longo das práticas pedagógicas em diferentes contextos, nomeadamente em creche, pré-escolar e 1.º Ciclo do ensino básico. A dimensão reflexiva foi essencial para o meu crescimento enquanto futura docente, pois permitiu ao longo de todo o processo (des)construir situações e identificar problemas e estratégias para superar as dificuldades. Tal permitiu-me alcançar inúmeras aprendizagens, relacionadas com a verdadeira intencionalidade educativa das propostas e experiências vivenciadas em contexto de educação de infância. Na segunda parte, a dimensão investigativa, é apresentado um ensaio investigativo, realizado com um grupo de crianças de um jardim de infância da rede pública do concelho de Leiria. Este por sua vez incide na recolha e análise de diferentes representações sociais de crianças entre os cinco e os seis anos sobre o jardim de infância, o 1.º Ciclo do ensino básico, o/a educador/a e o/a professor/a. Este estudo apresenta um carácter qualitativo, uma vez que se pretende descrever as informações recolhidas, devidamente analisadas e organizadas. Os dados recolhidos, por sua vez, revelam que o brincar já não é exclusivo do jardim de infância, embora a ação seja exercida apenas no exterior da sala de aula ou nos intervalos. Também existem diferenças quanto à forma como encaram o trabalho e o papel dos docentes, uma vez que não apontaram particularidades opostas entre os dois, indicando que ambos ensinam e ajudam na aprendizagem. Os participantes mostraram assim ter representações influenciadas pelo contexto social, próximas do real.
- Product design with scrap tiresPublication . Chaouch, Bilal Chabane; Matias, João ManuelIn this study; Ground Tire Rubber (GTR) from scrap tires were blended with Polypropylene (PP) using injection moulding without any additional additives. The effect of particle size and content was investigated by using 0.25mm and 1mm particles with 3 different level contents. Testing and analysing the samples for shore hardness, wettability, mechanical and morphological properties. The former showed, the bigger the particle size the bigger are the gaps between the phases which is probably the cause for poor tensile performance reported. Adding GTR to PP clearly enhanced the wettability property, the resultant mixture PP/GTR could be used in future works for achieving Design for Environment, Recycling, Manufacturing and Cost.
- Refletindo sobre as interações entre pares nos momentos de brincadeira livre em contexto Jardim de InfânciaPublication . Nunes, Micaela Filipa da Silva; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório foi elaborado no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este está organizado em duas dimensões, sendo estas a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A primeira parte, a dimensão reflexiva, contempla a apresentação do meu percurso ao longo das unidades curriculares de prática pedagógica nos diversos contextos, sendo mencionadas as aprendizagens realizadas, as principais dificuldades, as estratégias adotadas e algumas das propostas educativas implementadas. A segunda parte, a dimensão reflexiva, aborda o estudo realizado, de caráter qualitativo sob a forma de estudo de caso, desenvolvido em contexto de Jardim de Infância. A investigação procurou compreender quais os tipos de interações entre uma criança na faixa etária dos 5 anos, denominada por criança A, e as crianças de 3, 4, 5 e 6 anos da sua sala de atividades, nos momentos de brincadeira livre, no espaço exterior. Com o estudo levado a cabo, conseguimos identificar as principais interações da criança A, com as crianças da sua sala de atividades, de diferentes idades, nos momentos de brincadeira livre; compreender a importância das brincadeiras livres, no espaço exterior, nas interações da criança A com as outras crianças da sua sala de atividades; refletir sobre a importância das brincadeiras livres nas interações entre a criança A com as crianças de outras idades. De acordo com os dados recolhidos e analisados, constatamos que a criança A utilizou, maioritariamente, as interações não verbais para interagir com as crianças das diferentes faixas etárias, mais precisamente, a interação através do olhar e a interação através do toque. No entanto, verificou-se que a interação verbal também esteve entre os três tipos de interações mais utilizados para a criança A comunicar com os seus pares.
- Práticas e conhecimentos dos enfermeiros na prevenção da pneumonia associada à ventilação na unidade de cuidados intensivos: avaliação de um programa de formaçãoPublication . Cardoso, Cristiana Oliveira; Coelho, José Carlos QuaresmaA Pneumonia Associada à Ventilação (PAV) é a causa mais frequente de infeção associada aos cuidados de saúde e que apresenta maior mortalidade. A PAV é uma infeção respiratória adquirida em ambiente hospital que se desenvolve como consequência da entubação traqueal e ventilação mecânica invasiva. A ocorrência deste tipo de eventos, colocam em risco a vida dos doentes e, por isso, tem merecido uma atenção especial por parte dos enfermeiros. Face ao exposto, este estudo teve por objetivo avaliar os conhecimentos e as práticas dos enfermeiros da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) na prevenção da PAV e avaliar o impacto de um programa de formação sobre os mesmos. Foi elaborada uma revisão da literatura sobre a temática em estudo, com base em literatura científica nacional e internacional, na qual foram desenvolvidas e justificadas as intervenções de enfermagem para a prevenção da PAV. O estudo é quantitativo, quase-experimental do tipo pré-teste e pós-teste, desenvolvido na UCI de um Hospital Português. Foi desenhado em três fases (fase diagnóstico, fase do programa de formação e fase pós-formação). Participaram vinte e sete enfermeiros e, durante o período de estudo, foram aplicados questionários e realizadas observações das práticas de enfermagem. Analisados os resultados obtidos, o grupo de enfermeiros que frequentou o programa de formação sobre a prevenção da PAV melhorou significativamente os conhecimentos e as práticas na prestação de cuidados ao doente ventilado, diferenciando-se do grupo de enfermeiros que não frequentou a formação. Assim sendo, a ação formativa mostrou-se eficaz na aquisição de novos conhecimentos e na melhoria das intervenções de enfermagem na prevenção da PAV.
- O debriefing realizado pela equipa do serviço de urgência em situação de paragem cardiorrespiratóriaPublication . Gregório, Cátia Marisa Vala; Lobão, Catarina Alexandra Rodrigues FariaO debriefing é uma reflexão estruturada pós-experiência que contribui para a melhoria da qualidade hospitalar e segurança dos doentes. Assume especial importância nos serviços de urgência (SU’s) uma vez que estes dão resposta aos doentes críticos. Os profissionais que trabalham neste contexto lutam diariamente para transformar as situações quotidianas em oportunidades de aprendizagem, recorrendo ao debriefing como estratégia fundamental na consolidação de conhecimentos e na formação contínua. A questão central que norteou este estudo foi: “Qual a perceção da equipa de enfermagem e equipa médica face á utilização do debriefing associado a situação de paragem cardiorrespiratória (PCR) em contexto de serviço de urgência (SU). Foi realizado um estudo de caso múltiplo (qualitativo) com recurso a entrevista semidirigida a 10 enfermeiros e a 5 médicos do SU obedecendo aos critérios de inclusão. Após a análise de conteúdo verificamos que: todos os participantes no estudo já tinham realizado o debriefing embora de forma informal, reconhecendo a sua importância como processo de formação contínua com vista a melhoria contínua dos cuidados prestados, devendo ser idealmente realizado de forma estruturada e liderada por um dos profissionais com competências técnicas e não técnicas. Como vantagens, o debriefing surge como uma ferramenta fundamental para conseguir manter o equilíbrio emocional, capaz de melhorar a performance e aquisição de competências dos profissionais de saúde. As dificuldades/constrangimentos percebidos prendem-se sobretudo com a falta de tempo disponível para a realização desta reflexão, a falta de um espaço adequado a este propósito e a falta de sensibilização para o uso desta ferramenta.