Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.84 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente relatório é referente à Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se organizado em duas partes: a Parte I, relativa à componente reflexiva, e a Parte II, relativa à componente investigativa.
Na dimensão reflexiva apresenta-se o percurso formativo da mestranda que reflete, crítica e fundamentadamente acerca das experiências vivenciadas em cada um dos contextos da Prática Pedagógica. Para tal, foram desenvolvidos referentes significativos para seu o desenvolvimento profissional, pessoal e social, evidenciando as aprendizagens e desafios decorrentes de cada um dos contextos de Prática Pedagógica.
A componente investigativa apresenta um estudo desenvolvido sob a metodologia de investigação-ação numa turma de 2º ano do Ensino Básico que procurou responder à questão: Quais os contributos de uma abordagem intercultural do currículo na integração de alunos de origens culturais diversas?. Para a realização do estudo foram desenvolvidas sete sequências didáticas que incidissem na inclusão da cultura Ucraniana. Perante os dados recolhidos e posteriormente analisados, constatou-se que uma abordagem intercultural do currículo pode contribuir para o processo de integração e para a promoção de uma educação intercultural.
Description
Keywords
educação intercultural integração Educação de Infância 1.º Ciclo do Ensino Básico