Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.32 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e é o resultado das vivências e aprendizagens realizadas ao longo das práticas pedagógicas em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
O relatório encontra-se organizado em dois capítulos.
No primeiro capítulo, nomeadamente a dimensão reflexiva, são apresentados os vários contextos, por ordem cronológica de acontecimento: creche, jardim de infância, 1.º Ciclo do Ensino Básico – 2.º ano de escolaridade e, 1.º Ciclo do Ensino Básico – 3.º ano de escolaridade, pelos quais tive oportunidade de passar e onde pude vivenciar aprendizagens diversificadas.
As reflexões relativas a cada contexto demonstram as vivências e aprendizagens realizadas, os receios, as dificuldades que surgiram, bem como as estratégias utilizadas para as ultrapassar. Todas elas foram objeto de análise crítica e fundamentada.
Ao longo da reflexão também apresento os aspetos que considerei positivos e relevantes para o desempenho da minha futura função como educadora/ professora.
O segundo capítulo é dedicado à dimensão investigativa, onde apresento um estudo qualitativo, realizado em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A questão que orientou a minha investigação foi: ―Qual o contributo de uma abordagem ao currículo baseada nas diversas origens culturais dos alunos no contexto de 2.º ano de escolaridade?‖. Para desenvolver o meu estudo defini um objetivo
v
geral: respeitar e valorizar a diversidade dos indivíduos e dos grupos quanto às suas pertenças e opções e três objetivos específicos: integrar as diferentes culturas dos alunos na abordagem do currículo; planificar atividades visando a integração de elementos das culturas minoritárias existentes na turma; valorizar as culturas minoritárias de forma a eliminar estereótipos e preconceitos por parte dos alunos da cultura maioritária.
Com o estudo realizado pude concluir que os alunos aprenderam a trabalhar em conjunto, aceitando as diferenças. As aulas em que a abordagem do currículo foi baseada nas diversas experiências culturais dos alunos representaram um contributo bastante positivo para que os alunos da cultura minoritária se sentissem mais integrados na turma e para que os alunos da cultura maioritária aprendessem a lidar com a diferença, deixando os estereótipos e preconceitos de lado.
Foi também um contributo importante para o desenvolvimento da autoestima dos alunos da cultura minoritária, pois pela primeira vez aspetos da sua cultura foram abordados em contexto de sala de aula com o mesmo grau de importância das outras áreas curriculares.
Para além das duas componentes referidas, este relatório contém ainda os anexos, onde se encontram os documentos (reflexões, planificações e instrumentos de recolha de dados) que suportam este relatório.
Description
Keywords
Currículo Diversidade cultural Diversidade linguística Interculturalidade