Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-05"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: os contributos das expressões artísticas para a aprendizagem integrada da leitura e da escrita numa turma do 1.º anoPublication . Medeiro, Sandra da Conceição Bret; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico encontra-se dividido em duas partes. A Parte I corresponde à Dimensão Reflexiva, e apresenta o percurso que realizei, nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, fazendo uma reflexão crítica e fundamentada sobre as experiências mais significativas, as dificuldades sentidas e as aprendizagens realizadas. A Parte II corresponde à Dimensão Investigativa, e apresenta um estudo de carácter qualitativo, desenvolvido numa perspetiva de investigação-ação numa turma do 1.º ano de escolaridade. Este estudo procurou compreender os contributos das expressões artísticas, na aprendizagem integrada da leitura e da escrita, e permitiu implementar atividades articulando diferentes linguagens artísticas com a área disciplinar de português, bem como observar a motivação dos alunos neste contexto. Os dados apresentados revelaram que as atividades implementadas, contribuíram para uma aprendizagem mais significativa, por ser realizada num ambiente artístico, dinâmico e expressivo, onde o grupo de alunos pôde dar espaço à imaginação e à criatividade Desenvolveram experiências que integraram e interligaram os currículos de expressões artísticas com o português, reconhecendo-se assim, que através das expressões artísticas, será mais fácil motivar as crianças para aprender o código linguístico, as suas regras e o seu uso enquanto leitoras e produtoras de textos.
- Poderá a AEC de Expressão Dramática, num contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, funcionar como espaço para a Diferenciação Pedagógica?Publication . Leitão, Idalina Maria; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaComo sabemos nem sempre é fácil demonstrar junto a comunidade que a importância da expressão dramática não se resume apenas em fazer face às necessidades de preenchimento de espaço de tempo letivo, pois ela enquanto Atividade de Enriquecimento Curricular, num contexto de 1º Ciclo de Ensino Básico poderá funcionar de diferenciação pedagógica, ainda que de uma forma lúdica. Para isso, nesta investigação propusemo-nos questionar se “ poderá a Atividade de Enriquecimento Curricular de Expressão Dramática, num contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, funcionar como espaço para a Diferenciação Pedagógica?” Trata-se de uma investigação qualitativa com recurso à estratégia de investigação-ação que teve como instrumentos de recolha de dados e observação, os diários de bordo do professor, as reflexões dos participantes e a entrevista. Esta investigação foi realizada em duas fases. Na primeira desenvolvemos a prática pedagógica, enquanto professor de Atividade de Enriquecimento Curricular de Movimento e Drama, onde desenvolvemos com as crianças algumas experiências de expressão dramática através das quais lhes fomos lançando pequenos desafios aos quais eles tinham que dar resposta de forma criativa, com o objetivo de apresentar dois projetos relacionados com o jogo dramático. Numa segunda fase partimos para a análise de dados e estruturação do trabalho. Tudo isto teve por objetivos compreender como as temáticas lecionadas pelo professor titular na sala de aula se poderão organizar como indutoras da experiência de criação dramática, num contexto de AEC, fazer a articulação com o professor titular ligando o espaço de Atividade Enriquecimento Curricular com conteúdos programáticos do 3º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, proporcionar a diferenciação pedagógica através da criação de projetos de expressão dramática e colocar os intervenientes a refletir oralmente e por escrito sobre as experiências vividas. iv O estudo permitiu-nos demonstrar que é possível a expressão dramática enquanto Atividade de Enriquecimento Curricular, num contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, funcionar como espaço para a diferenciação pedagógica.
- Refletindo sobre as estratégias de compreensão leitora dos alunos do 4.º ano de escolaridadePublication . Ribeiro, Inês Salgueiro; Barata, Clarinda Luísa FerreiraEste Relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se organizado em duas partes principais: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira, tece-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre o percurso desenvolvido nas Práticas Pedagógicas do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta parte, evidenciam-se as aprendizagens mais significativas e os maiores desafios enfrentados, tendo como referentes aspetos tais como a prática colaborativa, a gestão de comportamentos e do tempo e o ciclo educacional. Na segunda parte do relatório, apresenta-se um estudo exploratório no âmbito da temática da leitura realizado com alunos do 4.º ano de escolaridade. Esta investigação pretende verificar em que medida os alunos participantes têm consciência das estratégias de compreensão leitora que utilizam. Os resultados obtidos sugerem que a proposta pedagógica implementada reforçou a utilização de estratégias de compreensão leitora por parte dos alunos. Todavia, também parecem mostrar que nem sempre as estratégias foram utilizadas de modo consciente. Destes resultados emerge a necessidade de repensar a intervenção didática no sentido de promover o desenvolvimento de competências metacognitivas que fomentem a consciência dos alunos sobre as estratégias de compreensão leitora.