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- Gestão de stocks e encomendas no retalho de medicamentosPublication . Fetal, Pedro Gomes; Vieira, Carlos Manuel da Costa; Orfão, Nuno Manuel Rosa dos SantosNos últimos anos o agravamento da crise económica convergiu profundas alterações o setor farmacêutico, assistindo-se por isso a uma transferência de inventário das farmácias para os distribuidores, passando estes também a desempenhar a função de armazenistas. Estas preocupações manifestaram-se noutros setores de atividade em primeiro lugar, tendo algumas soluções sido inspiradas para a resolução de problemas no setor farmacêutico. Este trabalho de dissertação visa desenvolver ferramentas com conhecimento técnico na avaliação de melhores soluções de um caso real. Estas ferramentas centram-se em primeiro lugar no processo de previsão na procura e, posteriormente, de forma complementar, um estudo de heurísticas matemáticas no contexto retalhista farmacêutico. Tendo por base alguns trabalhos desenvolvidos neste âmbito pretende-se desenvolver ferramentas e retirar conclusões orientadoras na gestão e planeamento estratégico da indústria farmacêutica. O objetivo global do trabalho passa por comparar diferentes modelos matemáticos com os dados reais e retirar algumas conclusões sobre a qualidade da previsão de procura, e comportamento das heurísticas de cálculo de encomendas. Em duas partes distintas, validar-se-á métodos de matemáticos que possam ser usados na previsão, e com os mesmos dados da procura cálculos de quantidades de encomenda reais para os mesmos períodos. Em ambos os casos serão sempre sempre feitas comparações com a realidade e retiradas conclusões. As principais elações retiradas de um trabalho no âmbito da gestão de inventários ilustram uma área pouco criteriosa e rudimentar em termos práticos, mesmo em setores de atividade avançados e menos prováveis como é o farmacêutico. No caso de estudo deste trabalho em concreto, a gestão destes bens é muito condicionada pela interpretação do operador e intuição de vendas do gestor. Nestas condições existe, ainda antes de implementar novas filosofias de trabalho e gestão, algum trabalho de sensibilização e preparação do trabalho. Este trabalho preliminar permite uma menor resistência ao processo: organização de dados concretos e necessários aos modelos; sensibilização da necessidade de otimização nos trabalhadores. Nas questões técnicas das previsões existe inúmeros fatores na escolha das mesmas: universo temporal, dados disponíveis e características dos produtos entre outros, por exemplo. Contudo o tempo disponível e disponibilidade financeira para realizar as mesmas não devem ser menosprezados. As previsões diárias proporcionam um menor erro quando comparadas com as previsões periódicas. Contudo, a complexidade e morosidade das primeiras é bastante mais acentuada, podendo não compensar o seu menor erro (previsão-procura). Na avaliação em Lot-sizing as características dos medicamentos (procura e preço) condicionam os inputs. Estas variações de inputs podem tornar as respostas das heurísticas um pouco imprevisíveis, tendo por referência a referência bibliográfica. De forma concreta foi possível avaliar neste trabalho prático a heurística Wagner-Within com os melhores resultados, mas obtendo alguns resultados não tão favoráveis. Estes fatores já podem ser encontrados na literatura anteriormente: procura pouco intensa e stock inicial diferente de zero. Para além disso foi possível verificar que um custo demasiado baixo (custo de posse, neste caso) pode criar alguns problemas de sensibilidade nos ciclos/períodos de cálculo. As restantes heurísticas oscilaram com os inputs introduzidos, sendo as heurísticas CMT e QEP com comportamentos bastante bons, comparativamente.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico: O Currículo e a DiversidadePublication . Lopes, Magda de Figueiredo; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e é o resultado das vivências e aprendizagens realizadas ao longo das práticas pedagógicas em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório encontra-se organizado em dois capítulos. No primeiro capítulo, nomeadamente a dimensão reflexiva, são apresentados os vários contextos, por ordem cronológica de acontecimento: creche, jardim de infância, 1.º Ciclo do Ensino Básico – 2.º ano de escolaridade e, 1.º Ciclo do Ensino Básico – 3.º ano de escolaridade, pelos quais tive oportunidade de passar e onde pude vivenciar aprendizagens diversificadas. As reflexões relativas a cada contexto demonstram as vivências e aprendizagens realizadas, os receios, as dificuldades que surgiram, bem como as estratégias utilizadas para as ultrapassar. Todas elas foram objeto de análise crítica e fundamentada. Ao longo da reflexão também apresento os aspetos que considerei positivos e relevantes para o desempenho da minha futura função como educadora/ professora. O segundo capítulo é dedicado à dimensão investigativa, onde apresento um estudo qualitativo, realizado em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A questão que orientou a minha investigação foi: ―Qual o contributo de uma abordagem ao currículo baseada nas diversas origens culturais dos alunos no contexto de 2.º ano de escolaridade?‖. Para desenvolver o meu estudo defini um objetivo v geral: respeitar e valorizar a diversidade dos indivíduos e dos grupos quanto às suas pertenças e opções e três objetivos específicos: integrar as diferentes culturas dos alunos na abordagem do currículo; planificar atividades visando a integração de elementos das culturas minoritárias existentes na turma; valorizar as culturas minoritárias de forma a eliminar estereótipos e preconceitos por parte dos alunos da cultura maioritária. Com o estudo realizado pude concluir que os alunos aprenderam a trabalhar em conjunto, aceitando as diferenças. As aulas em que a abordagem do currículo foi baseada nas diversas experiências culturais dos alunos representaram um contributo bastante positivo para que os alunos da cultura minoritária se sentissem mais integrados na turma e para que os alunos da cultura maioritária aprendessem a lidar com a diferença, deixando os estereótipos e preconceitos de lado. Foi também um contributo importante para o desenvolvimento da autoestima dos alunos da cultura minoritária, pois pela primeira vez aspetos da sua cultura foram abordados em contexto de sala de aula com o mesmo grau de importância das outras áreas curriculares. Para além das duas componentes referidas, este relatório contém ainda os anexos, onde se encontram os documentos (reflexões, planificações e instrumentos de recolha de dados) que suportam este relatório.
- Seis Sigma aplicado à análise de defeitos na indústria de calçadoPublication . Ferreira, Paula Cristina da Silva; Ferreira, Irene Sofia Carvalho; Pereira, António Mário HenriquesA Indústria do Calçado é um setor de atividade com forte tradição em Portugal, assumindo particular relevo na economia nacional que sofreu mudanças significativas nas últimas duas décadas. Estas mudanças foram o reflexo do aumento da concorrência com o final das barreiras ao comércio internacional e dos movimentos de deslocalização observados por parte de grandes grupos estrangeiros que detinham a sua produção no território nacional. O início da última década foi então marcado por fortes quebras no emprego e na produção e a indústria do calçado viu-se em processo de reestruturação. Atualmente, é uma indústria com uma aposta crescente em produtos de qualidade e alto valor acrescentado e em fatores de inovação. Este facto exige a utilização de metodologias de melhoria contínua, como o Seis Sigma, que permitam melhorar a produtividade e a qualidade das empresas. A presente tese de mestrado teve por objetivo identificar as variáveis que influenciavam o processo de análise de defeitos, propor melhorias para aumentar a produtividade do seu processo, e diminuir a percentagem de produtos defeituosos. Através da metodologia do Seis Sigma, foi possível identificar as causas para a elevada percentagem de defeitos de pele detetados, propor e implementar ações de melhoria de modo a obter a sua diminuição.