ESTG - Mestrado em Marketing Relacional
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - Mestrado em Marketing Relacional by advisor "Ferreira, Vítor Hugo dos Santos"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- ECO-INOVAÇÃO E ECODESENVOLVIMENTO: Como as inovações sustentáveis podem conferir vantagem competitiva às organizações - Um estudo de caso da Dell Inc.Publication . Silva, João Paulo Nascimento da; Ferreira, Vítor Hugo dos SantosO aumento das preocupações do mercado para com as atividades sustentáveis geram oportunidades para o posicionamento das organizações frente a esta nova ordem, a fim de se manterem competitivas e gerarem vantagens para com os concorrentes, faz-se necessário aprofundar neste fenômeno de mercado. Em virtude desta abertura frente ao mercado, os estudos quanto as inovações sustentáveis ou, simplesmente, eco-inovações, como fontes de vantagem competitivas para os mercados futuros, são um diferencial apontado por vários autores da literatura de negócios, sendo considerado o fenômeno que vai determinar as bases da nova economia. Com o intuito de aprofundar o tema e enriquecer o conteúdo académico, este projeto apresenta um Estudo de Caso qualitativo em profundidade, sobre as bases de inovação, eco-inovação e vantagens competitivas futuras da Dell Inc., com um questionário aberto aplicado a um dos gestores de topo da empresa na América Latina, é possível aprofundar nas práticas decorridas pela empresa e do mercado como um todo, na corrida organizacional por seu posicionamento futuro. Em construção da nova base econômica sustentável, é uma forte oportunidade para empresas que adentrarem fielmente ao ideal sustentável, com bases econômicas mais sólidas e moldes mais flexíveis para sustentar as alterações do mercado, se posicionando a priori as exigências do mercado. O presente trabalho apresenta as práticas de uma empresa que busca se transformar e transformar o ambiente a que está inserida em busca de uma posição mais sustentável.
- O impacto da comunicação de marketing na construção de adeptos leais: O Caso da União de LeiriaPublication . Nobre, Rúben Miguel Martins; Ferreira, Vítor Hugo dos SantosO marketing desportivo tem-se revelado uma área de crescente relevância para a construção de marcas fortes e a criação de comunidades de adeptos leais. Num contexto onde a competição entre clubes desportivos ultrapassa os limites do campo de jogo, a comunicação de marketing assume um papel fundamental na captação e fidelização dos consumidores desportivos. Este estudo centra-se na análise do impacto da comunicação de marketing na construção da lealdade dos adeptos, utilizando como estudo de caso o clube União de Leiria. Foi realizada uma revisão da literatura que abrange os principais conceitos relacionados com o tema, nomeadamente Marketing, Marketing Relacional, Comunicação de Marketing, Marketing Desportivo, Comunidades de Marca, Consumidor Desportivo, Lealdade do Consumidor e Patrocínio Desportivo. Esta revisão teórica serve como uma introdução ao universo do marketing desportivo, fornecendo as bases necessárias para compreender as dinâmicas que influenciam a relação entre clubes e os seus adeptos. A metodologia adotada foi o estudo de caso, sendo este o método mais adequado para explorar o fenómeno em questão. A recolha de dados foi efetuada através de entrevistas estruturadas e de um focus group, permitindo uma análise detalhada do impacto das estratégias de comunicação de marketing na lealdade dos adeptos da União de Leiria. A escolha dos participantes, a definição da estrutura da entrevista e os critérios para a seleção dos entrevistados foram descritos em detalhe na secção metodológica. Os dados recolhidos através das entrevistas e do focus group foram comparados com a literatura previamente analisada, de modo a identificar os resultados obtidos e avaliar se as estratégias de comunicação da União de Leiria contribuíram para a lealdade dos seus adeptos. Este estudo também procurou identificar os principais contributos para a literatura existente sobre marketing desportivo e a pertinência das práticas adotadas pelo clube. Por fim, os resultados obtidos permitem compreender o impacto das estratégias de comunicação da União de Leiria no contexto do marketing desportivo e avaliar o seu contributo para a indústria da comunicação e marketing desportivo, dentro do período em estudo.
- Marketing compliance, proteção e gestão de dados pessoais implementação do regulamento geral de proteção de dadosPublication . Brito, Daniela Magro de Oliveira; Ferreira, Vítor Hugo dos Santos; Mendes, Jorge Manuel BarrosO presente trabalho apresenta as diversas atividades desenvolvidas no âmbito da opção de estágio curricular para a obtenção de grau de mestre, bem como uma reflexão crítica das mesmas e a revisão bibliográfica que as sustenta. Na perspetiva do tema que suporta este trabalho demonstra-se, a nível teórico, o porquê das preocupações inerentes à privacidade dos dados pessoais dos indivíduos consumidores de produtos e/ou de serviços, o surgimento do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia e o porquê da importância da sua aplicação nas diversas entidades e organizações que trabalham com suporte na recolha e tratamento de dados pessoais. Ao nível prático é demonstrada a forma como se procedeu à implementação do novo quadro jurídico na empresa D. Dinis Business School. Os crescentes e disruptivos avanços a nível das tecnologias que permitem proceder à recolha, tratamento e rastreamento de dados pessoais e do comportamento enquanto consumidores ou potenciais clientes e a consequente formulação de perfis, levantaram diversas questões e preocupações relativas à segurança dos dados pessoais dos indivíduos e dos seus direitos relativamente à privacidade. Estando as atividades de marketing e de CRM entre as que mais usufruem dos procedimentos enunciados para o exercício das suas funções, considera-se que são também as que mais impacto sofrem com as novas obrigações.
- Plano de Comunicação para a Startup LeiriaPublication . Nogueira, Mariana Pereira; Ferreira, Vítor Hugo dos SantosEste trabalho retrata o percurso efetuado em contexto de Estágio Curricular, no âmbito do Mestrado em Marketing Relacional, realizado na Startup Leiria, onde foi desenvolvido, essencialmente, um Plano de Comunicação, mas também outras atividades, nomeadamente atividades administrativas e de apoio para conteúdos de comunicação. A opção de realizar um Plano de Comunicação para a entidade em questão deveu-se à fusão da Startup Leiria com a IDDNET, motivo pelo qual era importante e necessário haver um Plano de Comunicação mais direcionado para a parte interna da empresa. Numa organização é fundamental e, até mesmo, obrigatório ter conhecimento da opinião dos clientes atuais e, em algumas situações, dos clientes antecedentes. Neste contexto, refiro-me à importância das opiniões dos atuais e dos antigos sediados ou acelerados da Startup Leiria, para que se pudessem manter os aspetos positivos e modificar os aspetos menos positivos existentes na associação sem fins lucrativos. Para a realização do Plano de Comunicação foram realizados dois questionários, apresentados em anexo neste relatório, que tiveram como destinatários dois universos diferentes. Um dos questionários foi enviado para as atuais empresas sediadas na Startup Leiria e o outro remetido para as ex-empresas que abandonaram a entidade há, no máximo, dois anos. O objetivo deste Plano de Comunicação prende-se com a avaliação da imagem percecionada pelo Cliente Interno da Startup Leiria e sua satisfação, ou seja, para que, de alguma forma, se consiga contribuir para um melhor relacionamento entre os empreendedores, as suas empresas e a Startup Leiria.
- Plano de Comunicação para o Grupo Beatriz Godinho SaúdePublication . Deodato, Nicolau Gil; Ferreira, Vítor Hugo dos SantosA realização de um estágio curricular num Departamento de Marketing, no âmbito do Mestrado em Marketing Relacional, foi um objetivo proposto desde o primeiro dia de aulas. Este trabalho descreve essencialmente as atividades desenvolvidas e os objetivos propostos, assim como a proposta de um Plano de Comunicação Integrada de Marketing para o Grupo Beatriz Godinho Saúde, na base de seis meses de estágio curricular realizado no seio do Departamento de Marketing do Grupo Beatriz Godinho, sediado na Avenida Marquês de Pombal Lote 2, Leiria. Este estágio decorreu de 6 de Outubro de 2020 a 16 de Abril de 2021, contemplando 8 horas diárias, de segunda à sexta-feira, totalizando 1040 horas previstas no programa de estágio do Mestrado. Foram desenvolvidas atividades de Marketing 360, onde o Marketing Digital preenche e completa cada vez mais as lacunas do Marketing tradicional. Com este novo paradigma digital, surge a necessidade de pensar na uniformização dos vários canais de comunicação interna e externa. Integrar as empresas do Grupo Beatriz Godinho, na sua marca mãe – Beatriz Godinho Saúde, torna-se num dos maiores desafios a médio prazo do Departamento de Marketing, onde a uniformização da imagem, comunicação integrada das empresas e partilha de canais de comunicação e processos tornam-se padronizados. Durante este estágio, surge ainda a oportunidade de responder a todos os desafios de um Departamento de Marketing focado em responder ao novo contexto pandémico, sem perder a estratégia dos restantes setores do grupo. Nesta ótica, o enquadramento teórico será centrado na temática da Comunicação Integrada de Marketing, permitindo o desenvolvimento de um Plano de Comunicação focado no aumento de notoriedade da marca Beatriz Godinho Saúde, com o reforço da identidade da marca nas várias áreas de negócio que a compõe.
- Relatório de Estágio Grupo Noras - Brand BookPublication . Silva, Liliana Antunes da; Ferreira, Vítor Hugo dos SantosO presente relatório é resultado do estágio curricular realizado no Grupo Noras, uma empresa internacionalmente reconhecida no setor tecnológico, sediada em Torres Vedras. Este estágio, com uma carga horária total de 1040 horas, teve como objetivo principal a concretização do estágio para a obtenção do grau de Mestre em Marketing Relacional, pelo Politécnico de Leiria. As atividades desempenhadas durante o estágio foram concentradas principalmente no Departamento de Marketing, com especial ênfase no desenvolvimento do Brand Book para uma das marcas pertencentes ao Grupo Noras, a U SAFE Worldwide. Dado o cenário atual de desenvolvimento de parcerias em âmbito internacional, a construção e preservação da identidade de uma marca torna-se crucial para que esta se destaque da sua concorrência. Neste contexto, destaca-se a importância de assegurar que a identidade da marca não se perca. Deste modo, foi elaborado um Brand Book que proporciona aos parceiros uma compreensão abrangente da identidade moral e física da marca. Esta iniciativa visa a garantir a diferenciação da marca, fortalecendo a sua posição no mercado global. Com a implementação do Brand Book, não só é possível à marca U SAFE Worldwide compreender e solidificar os seus valores morais, bem como fortalecer a comunicação com os seus Parceiros. Com a implementação do Brand Book desenvolvido, a U SAFE Worldwide tem a capacidade de garantir que a sua comunicação, interna e externa, é realizada de forma correta e coerente, em todos os canais de comunicação utilizados. O Brand Book fortalece a imagem e presença da marca, bem como as suas relações. O trabalho desenvolvido durante o estágio curricular contribuiu significativamente para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Mestrado em Marketing Relacional. Este relatório aborda todas as atividades realizadas, os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas durante o período de estágio, demonstrando a integração dos conceitos teóricos na prática profissional.