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- As atividades de I&D e o planeamento fiscal nas empresas portuguesas: o efeito do SIFIDEPublication . Feliciano, Pedro Abel Duarte; Sá, Cristina Isabel Branco de; Martins, José Luís PereiraO presente trabalho de investigação tem como objetivo principal estudar o efeito do investimento em atividades de I&D no nível de planeamento fiscal das empresas. A inovação é um fator cada vez mais importante para o crescimento económico das empresas e dos países. Permite às empresas atingirem vantagens competitivas que irão conduzir a maiores níveis de crescimento e riqueza económica no médio e longo prazo. Um dos principais fatores que contribui para o progresso técnico, para a inovação e consequentemente para o desenvolvimento económico é o investimento em atividades de I&D. Este estudo proporciona conhecimento acerca da importância das atividades de I&D e do investimento em inovação e o impacto que esses fatores têm no nível de planeamento fiscal das empresas. Para além disto, ao mensurar o investimento em atividades de I&D através da dotação do SIFIDE, promove a utilização deste benefício fiscal e salienta a importância dos benefícios à I&D e do impacto positivo que estes podem ter no crescimento económico. Para a realização deste trabalho foi utilizada uma amostra de empresas portuguesas com dados referentes ao período de 2020 a 2022. A prática de atividades de I&D, por parte das empresas, deverá resultar numa taxa efetiva de imposto menor, por via dos benefícios fiscais e incentivos existentes. Nesta perspetiva, faz sentido admitir que a prática de atividades de I&D esteja associada a um aumento do nível de planeamento fiscal das empresas. A generalidade dos estudos internacionais apresentam uma tendência nas suas conclusões, porém, em Portugal, existem poucos estudos acerca destes temas, e os que existem não utilizam a mesma abordagem que é apresentada neste trabalho de investigação. Através da construção de um modelo de regressão linear múltipla foi possível concluir que a prática de atividades de I&D resulta num aumento do nível de planeamento fiscal das empresas. Concluímos também que a dimensão, a rendibilidade do ativo e a intensidade do capital influenciam a taxa efetiva de imposto. Não foi possível aferir a contribuição das variáveis do endividamento e da intensidade dos inventários.
- O impacto da comunicação de marketing na construção de adeptos leais: O Caso da União de LeiriaPublication . Nobre, Rúben Miguel Martins; Ferreira, Vítor Hugo dos SantosO marketing desportivo tem-se revelado uma área de crescente relevância para a construção de marcas fortes e a criação de comunidades de adeptos leais. Num contexto onde a competição entre clubes desportivos ultrapassa os limites do campo de jogo, a comunicação de marketing assume um papel fundamental na captação e fidelização dos consumidores desportivos. Este estudo centra-se na análise do impacto da comunicação de marketing na construção da lealdade dos adeptos, utilizando como estudo de caso o clube União de Leiria. Foi realizada uma revisão da literatura que abrange os principais conceitos relacionados com o tema, nomeadamente Marketing, Marketing Relacional, Comunicação de Marketing, Marketing Desportivo, Comunidades de Marca, Consumidor Desportivo, Lealdade do Consumidor e Patrocínio Desportivo. Esta revisão teórica serve como uma introdução ao universo do marketing desportivo, fornecendo as bases necessárias para compreender as dinâmicas que influenciam a relação entre clubes e os seus adeptos. A metodologia adotada foi o estudo de caso, sendo este o método mais adequado para explorar o fenómeno em questão. A recolha de dados foi efetuada através de entrevistas estruturadas e de um focus group, permitindo uma análise detalhada do impacto das estratégias de comunicação de marketing na lealdade dos adeptos da União de Leiria. A escolha dos participantes, a definição da estrutura da entrevista e os critérios para a seleção dos entrevistados foram descritos em detalhe na secção metodológica. Os dados recolhidos através das entrevistas e do focus group foram comparados com a literatura previamente analisada, de modo a identificar os resultados obtidos e avaliar se as estratégias de comunicação da União de Leiria contribuíram para a lealdade dos seus adeptos. Este estudo também procurou identificar os principais contributos para a literatura existente sobre marketing desportivo e a pertinência das práticas adotadas pelo clube. Por fim, os resultados obtidos permitem compreender o impacto das estratégias de comunicação da União de Leiria no contexto do marketing desportivo e avaliar o seu contributo para a indústria da comunicação e marketing desportivo, dentro do período em estudo.
- Incorporação de RCD na produção de mistura para cimentoPublication . Silva, Sérgio Nuno de Jesus; Monteiro, Sílvia Maria Carriço dos Santos; Heleno, Maria Lizete LopesO crescimento populacional, o aumento do produto interno bruto e medidas legislativas têm contribuído para a expansão de infraestruturas urbanas, resultando na produção de grandes quantidades de resíduos de construção e demolição, cuja gestão para minimizar os seus impactos tem desafiado vários investigadores. Este estudo tem como objetivo analisar a viabilidade da valorização de resíduos de construção e demolição como substituto de matérias-primas naturais utilizadas na produção de mistura para fabricação de cimento Portland, contribuindo para a valorização dos resíduos, para o decréscimo da pressão extractiva e diminuição das emissões de gases com efeito de estufa (GEE). Para isso foram efectuados três ensaios de britagem, à escala industrial, de resíduos de construção e demolição (RCD) com calcário e de RCD com marga (em diferentes proporções), sendo a mistura produzida caraterizada quimicamente. Os resultados obtidos demonstram que a valorização de RCD durante a britagem de calcário com a taxa de incorporação de 40%, aproxima-se das especificações químicas definidas, podendo substituir a extração de marga em cerca de 116 mil toneladas por ano. Durante este estudo, também se comprovou que a redução das emissões de CO2 é inversamente proporcional à valorização de RCD. Assim poder-se-á afirmar que a valorização de RCD, na produção de mistura para fabrico de cimento Portland é uma medida eficaz para substituir parcialmente as matérias-primas naturais, sem comprometer a sua especificação química. Além disso, reduz a deposição de RCD em aterros e enchimentos, contribuindo positivamente para a circularidade dos resíduos e na diminuição das emissões de GEE.