ESTG - Mestrado em Marketing Relacional
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - Mestrado em Marketing Relacional by advisor "Conceição, Joaquim Paulo Cordeiro da"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A Eficácia dos Meios de Comunicação na Escolha de um Destino Turístico – Numa Ótica GeracionalPublication . Silveira, Rita Rodrigues da; Conceição, Joaquim Paulo Cordeiro daEsta tese de mestrado investiga a eficácia dos meios de comunicação na escolha de um destino turístico, numa perspetiva geracional. Começando por introduzir os conceitos de old media e new media (Manovich, 2002), em que nos primeiros se incluem os jornais e revistas, feiras, parcerias, word-of-mouth, anúncios de TV e rádio e publicidade outdoor, e nos segundos incluem-se sites e blogs, redes sociais, publicidade online, influenciadores e APPs. São identificados e caracterizados os quatro grupos de Gerações – os Baby Boomers (Samuel, 2017), a Geração X (Twenge, 2023), a Geração Y (Dash et al., 2021) e a Geração Z (Aslam & Hassan, 2023). O presente estudo investiga o nível de influência que os diferentes canais de comunicação exercem sobre o potencial cliente de uma determinada Geração, aquando da sua escolha de um destino turístico. Utilizando uma abordagem univariada, incluindo pesquisa de campo, análise de dados qualitativos e quantitativos, são identificadas tendências, preferências e comportamentos. As conclusões desta investigação indicam que a Geração Baby Boomer é a mais influenciada pelos old media, enquanto os new media demonstram ter maior influência nas restantes gerações. Considerando o acima explanado, esta dissertação espera contribuir com maior clareza, amplitude e atualidade, para o conhecimento das relações que se estabelecem entre os canais de comunicação e a escolha de um destino turístico, pelas diferentes Gerações no contexto do Marketing Relacional.
- A EFICÁCIA DOS MODELOS DE FIDELIZAÇÃO EM NEGÓCIOS B2B E B2C – O Caso BYWUDPublication . Vieira, Nicole Sebastião; Conceição, Joaquim Paulo Cordeiro daVivendo na Era da Globalização, torna-se cada vez mais desafiante para as empresas conseguirem comunicar com os clientes, cativá-los a comprar e conseguir retê-los para que voltem a repetir a compra. Os consumidores são mais exigentes, têm fácil acesso à informação, e deparam-se com diversas alternativas no mercado. Assim, as empresas precisam de incentivar uma comunicação personalizada, oferecendo um serviço completo, levando-os a que continuem em contacto com a empresa através de métodos de fidelização. A revisão da literatura efetuada ao logo desta dissertação, permite distinguir os diferentes tipos de clientes presentes no mercado, e a forma como as empresas devem diferenciar a sua comunicação para cada um dos seus públicos, no sentido de conseguir fidelizá-los, mantendo relacionamentos de longo prazo. Conduziu também à análise do comportamento do consumidor, verificando quais os modelos de fidelização mais eficazes para cada segmento. Para além da revisão da literatura, decidiu-se elaborar um estudo de caso a uma empresa, colocando em prática alguns dos conceitos abordados. Para o efeito, foi escolhida a empresa BYWÛD, Lda., com o intuito de perceber quais os modelos de fidelização mais eficazes no seu segmento de clientes Business to Business (B2B) e Business to Consumer (B2C). Foi realizado um questionário divulgado com todos os clientes da empresa, onde foram recolhidas 127 respostas, sendo que apenas 107 puderam ser consideradas válidas. Considera-se este estudo quantitativo e por conveniência, com vista à (i) compreensão de qual o modelo de fidelização que acelera em maior escala a fidelização dos clientes BYWUD; (ii) perceber qual o modelo que leva os clientes a comprar com uma maior frequência; (iii) identificar o modelo que faz com que os clientes gastem mais do seu valor monetário em produtos BYWUD; e (iv) compreender o fator que conduz os clientes à preferência por comprar produtos à BYWUD, em vez de produtos concorrentes. Foi ainda realizada uma entrevista ao Diretor Geral da BYWUD, para percebermos a sua perspetiva da empresa, ou seja, tudo o que tem sido feito, e os aspetos que têm de ser melhorados, com base neste ponto de vista do responsável e nas opiniões dos clientes.
- Estratégias de Fidelização de Clientes – O Caso da inCentea M.IPublication . Antunes, Bárbara da Fonseca; Conceição, Joaquim Paulo Cordeiro daNo âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado em Marketing Relacional, o presente trabalho apresenta o percurso realizado durante o período de estágio na agência inCentea M.I e as atividades desenvolvidas, designadamente no apoio na criação de conteúdos de cariz comunicacional e na proposta de estratégias relacionais. Ao longo do tempo, as relações têm vindo a tornar-se mais impessoais devido à evolução de um mercado progressivamente mais tecnológico. No entanto, os consumidores de hoje são mais exigentes e tendem a procurar organizações que se esforçam em conhecê-los e valorizá-los para além do ato da venda, tornando-se esta numa característica importante para se converterem em clientes fiéis. Face à reconhecida importância da temática e à inexistência de uma estratégia relacional na entidade de acolhimento, este relatório tem como finalidade a proposta de estratégias para aumentar a fidelidade dos clientes da inCentea M.I.
- Fatores determinantes para a lealdade dos alunos nas universidades seniores portuguesasPublication . Violante, Ricardo Jorge Tomás; Conceição, Joaquim Paulo Cordeiro daNuma Europa, demograficamente cada vez mais envelhecida, as Universidades Seniores surgem como importantes meios para a afirmação da pessoa sénior, enquanto agente ativo na sociedade. A primeira Universidade Sénior foi fundada em 1973, em França. Não demorou muito, para que chegassem a Portugal. Em 1976 foi criada a Universidade Internacional da Terceira Idade de Lisboa, a primeira Universidade Sénior Portuguesa. Na atualidade, volvidas mais de quatro décadas após a sua criação, existem mais de três centenas destas instituições disseminadas por todo o país, envolvendo cerca de 43 mil alunos. Numa fase anterior da pesquisa, constatamos o abandono de alguns alunos da Universidade Sénior que a frequentavam, ainda que não haja motivo claro para o sucedido. Esta evidência motivou a necessidade de desenvolver o presente estudo, a fim de fornecer informação específica aos gestores, para que estes se munam de ferramentas que os auxiliem na criação de políticas, tanto para manterem os alunos atuais, como para captar novos. Este estudo analisa os fatores que levam os alunos das Universidades Seniores a serem leais à instituição que frequentam tomando como ponto de observação a sua reinscrição e recomendação a terceiros. Tendo como base a literatura, foram adotadas variáveis comprovadas como antecedentes da Lealdade, sendo elas: a Qualidade dos Serviços Percebida, Emoções Positivas e Negativas, Imagem Corporativa, Satisfação, Confiança e Compromisso. Concluímos que, dentre das sete variáveis independentes existentes no modelo conceptual, apenas três apresentam influência positiva na Lealdade dos alunos à sua Universidade Sénior: Qualidade dos Serviços Percebida, Confiança e Imagem Corporativa. Ainda que todas as variáveis independentes, correspondam nos resultados a estudos anteriores; contrariando todas as expectativas, a Satisfação não apresentou influência na Lealdade dos alunos seniores. Isto é motivado pela fragilidade no que diz respeito a aspetos de saúde e vida económica, a satisfação torna-se irrelevante uma vez que os alunos se veem constrangidos na continuidade da sua participação nestas instituições. No final, são apresentadas recomendações estratégicas, tendo como base os resultados provenientes de uma amostra de 105 alunos, que frequentavam Universidades Seniores de doze distritos de Portugal Continental, e de uma Região Autónoma, os Açores.