ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Pinto, Hélia Gonçalves"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- A prática reflexiva e a investigação no ensino: o ciclo interativo e a partilha equitativa no ensino e aprendizagem dos números racionaisPublication . Carlos, Neuza Carvalho; Pinto, Hélia Gonçalves; Duarte, Nicole GasparO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Este tem como principal objetivo dar a conhecer o percurso realizado ao longo de dois anos em Prática Pedagógica estando organizado em duas partes. A primeira parte corresponde à dimensão reflexiva e apresenta os contextos onde foram realizadas as práticas pedagógicas. É ainda apresentada a minha experiência ao longo do ciclo interativo de observação, planificação, intervenção, reflexão e avaliação e uma síntese final. A segunda parte corresponde à dimensão investigativa onde apresente um estudo realizado com objetivo de perceber o contributo da resolução de uma sequência de tarefas de partilha equitativa no ensino e aprendizagem dos números racionais em contexto de ensino exploratório numa turma do 5.º ano de escolaridade. Para a realização do estudo adotou-se o paradigma interpretativo com abordagem qualitativa. Os resultados revelam que numa fase inicial os alunos recorrem à representação icónica e a estratégias informais. No entanto essas estratégias acabam por dar lugar à representação simbólica e a estratégias mais formais. Assim, embora existam limitações, a sequência de tarefas e o contexto de partilha equitativa parecem promover um processo de aprendizagem significativo.
- Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecionalPublication . Santos, Mariana Sofia; Pinto, Hélia GonçalvesO presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre os momentos vividos nas práticas pedagógicas nos diferentes contextos, evidenciando as experiências mais significativas, algumas propostas educativas implementadas, as dificuldades e os desafios que emergiram e, também, as aprendizagens realizadas. Na dimensão investigativa é apresentado o estudo que surgiu no âmbito de um contexto de prática pedagógica excecional, com duas turmas do 5.º de escolaridade do 2.º CEB, durante a pandemia provocada pela Covid-19. Neste estudo, através da triangulação de dados, apresenta-se um relato com diferentes perspetivas sobre as vivências, enquanto professoras, no período atípico vivenciado por todos na Educação em Portugal. Os resultados obtidos demonstram as limitações e potencialidades que um contexto atípico revelou na formação inicial de professores, como também, as potencialidades e limitações identificados no modelo de ensino praticado em contexto de prática de pedagógica excecional.
- Metodologias ativas e tecnologias na Prática Pedagógica e o percurso de uma turma do 6.º ano na resolução de problemas.Publication . Joaquim, Juliana Pereira; Pinto, Hélia Gonçalves; Tavares, Dina dos SantosO presente relatório foi elaborado no âmbito do mestrado em ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024, e divide-se em duas dimensões: a reflexiva e a investigativa. Na primeira dimensão, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre os aspetos relevantes do meu percurso ao longo das quatro Práticas Pedagógicas, nos diferentes contextos educativos. Na Dimensão Investigativa, apresenta-se uma investigação numa turma de 6.º ano, com o objetivo de compreender o percurso na resolução de problemas em contexto de ensino exploratório, bem como o papel da professora na monitorização do processo. Para tal, foram implementados seis problemas envolvendo os conteúdos de divisão de frações, volumes, proporcionalidade direta e regularidades em sequências. Para realizar a investigação adotou-se o paradigma interpretativo com uma abordagem essencialmente qualitativa. Os resultados do estudo evidenciaram que os alunos recorrem a estratégias diversificadas, variando entre estratégias informais e formais conforme o objetivo da tarefa. As dificuldades sentidas relacionam-se com a interpretação do enunciado e, essencialmente, com a justificação e explicitação oral dos seus raciocínios. Paralelamente, constatou-se que a professora adota estratégias diversificadas, garantindo a compreensão dos enunciados, monitorizando ativamente os grupos com intervenções pontuais, selecionando e sequenciando as apresentações e orientando a sistematização significativa das aprendizagens. No entanto, enfrentou desafios na gestão do tempo limitado, na garantia da participação ativa de todos os alunos e na condução das discussões coletivas, com questões pertinentes que levassem à aquisição de aprendizagens significativas.
- O meu percurso na Prática Pedagógica. A discussão coletiva de tarefas de partilha equitativa na aprendizagem dos números racionaisPublication . Araújo, Ana Maria André; Pinto, Hélia Gonçalves; Duarte, Nicole GasparO presente relatório apresenta as minhas vivências no contexto de Prática Pedagógica do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão reflexiva (I) e a dimensão investigativa (II). A Parte I destaca de forma fundamentada as experiências educativas, aprendizagens e dificuldades mais relevantes do meu percurso. Apresenta reflexões que retratam a maneira singular de abordar a prática profissional e explicam o processo de (re)construção da minha identidade enquanto futura professora. A Parte II apresenta um estudo realizado no âmbito da Prática Pedagógica, com o objetivo de perceber o contributo da discussão coletiva no desenvolvimento da capacidade de resolução de tarefas de partilha equitativa numa turma de 5.º ano, em contexto de ensino exploratório. De forma a atingir o referido objetivo implementei uma sequência de tarefas de partilha equitativa em contexto de ensino exploratório. Para o estudo adotei o paradigma interpretativo, com uma abordagem essencialmente qualitativa e um design de um estudo de caso. A recolha de dados foi realizada principalmente através da gravação audiovisuais com análise do conteúdo das resoluções escritas e orais dos alunos. Os resultados obtidos mostram que a estratégia mais utilizada pelos alunos foi a representação icónica, a qual por sua vez parece ter promovido de forma intuitiva a representação simbólica. Os resultados revelam ainda que alguns alunos demonstraram dificuldades na leitura correta de números decimais, indo ao encontro do referido pela literatura da especialidade. Esses desafios sublinham a necessidade de estratégias pedagógicas que promovam uma compreensão mais profunda e integrada dos conceitos matemáticos.
- O meu percurso de aprendizagem no 1º ciclo e 2 ciclo do Ensino Básico: Adição e subtração de números racionais em contexto de ensino explorátórioPublication . Robalo, Bruna Vanessa Coutinho; Pinto, Hélia Gonçalves; Duarte, Nicole Gaspar
- Um percurso de aprendizagem na Prática Pedagógica do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Figueiredo, Juliana Margarida de Almeida; Pinto, Hélia GonçalvesO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: a primeira diz respeito à dimensão reflexiva e a segunda à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva tem como objetivo principal apresentar, de forma reflexiva e fundamentada, o percurso da autora no âmbito das práticas pedagógicas do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Esta dimensão destaca situações e experiências que considerou significativas e que, de alguma forma, fizeram parte do seu percurso de aprendizagem pessoal, social e profissional. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo realizado ao longo aa Prática Pedagógica, no contexto do 2.º CEB, numa turma de 5.º ano de escolaridade, com o objetivo de perceber o modo como alunos do 5.º ano de escolaridade resolvem tarefas de partilha equitativa, num contexto de ensino exploratório. De forma a atingir o referido objetivo foi implementada uma sequência de tarefas de partilha equitativa em contexto de ensino exploratório. Para o estudo foi adotado o paradigma interpretativo, com uma abordagem essencialmente qualitativa e um design de um estudo de caso. A recolha de dados foi realizada através da análise documental, da observação participante e de gravações de áudios. Os resultados do estudo evidenciam que a exploração de tarefas de partilha equitativa promove a modelação destas, nomeadamente com recurso à representação icónica. As dificuldades demostradas pelos alunos vão ao encontro do que refere a literatura da especialidade. Evidenciam, ainda, que a pouca familiaridade da professora e dos alunos com metodologias ativas acabou por condicionar a exploração das tarefas.
- Uma Prática Pedagógica reflexiva para aprender a ensinar.Publication . Graça, Ana Sofia Ferreira da; Pinto, Hélia Gonçalves; Tavares, Dina dos SantosNo âmbito do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, elaborei este relatório que se encontra dividido em duas partes. A primeira parte é composta por uma dimensão reflexiva, onde apresento uma reflexão crítica e fundamentada sobre as experiências que vivenciei ao longo das Práticas Pedagógicas em ambos os contextos (1.º e 2.º CEB). Nesta são apresentados os receios e as expetativas que senti em cada um dos contextos, bem como as estratégias metodológicas utilizadas, as dificuldades e aprendizagens que desenvolvi em cada uma das componentes do processo de ensino e aprendizagem. Na dimensão investigativa apresento o estudo que realizei na Prática Pedagógica, no contexto do 2.º CEB, numa turma de 6.º ano de escolaridade, com o objetivo de perceber o contributo do teste escrito em duas fases no processo de ensino e aprendizagem. De forma a atingir este objetivo foram implementados três testes na referida turma. Para este estudo adotei o paradigma interpretativo, com uma abordagem essencialmente qualitativa e um design de casos múltiplos. A recolha de dados foi realizada através da observação participante e, consequentemente de notas de campo, bem como através da análise documental dos testes realizados pelos alunos-caso. Os resultados obtidos parecem demonstrar que o teste proporciona aos alunos uma reflexão sobre as suas primeiras produções, permitindo-lhes identificar e corrigir os seus erros de forma autónoma. Ao professor, o teste permite-lhe um acompanhamento mais objetivo das aprendizagens que os seus alunos realizam, bem como uma reflexão sobre as suas ações educativas, que lhe permite repensar e reajustar a sua intervenção.
- Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – Educação Financeira nas aulas de Matemática: O caso do 5.º ano de escolaridadePublication . Correia, Susana Daniela Gonçalves; Pinto, Hélia Gonçalves; Tavares, Dina dos SantosO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas dimensões: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Na primeira dimensão, realiza-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso realizado ao longo das práticas pedagógicas no âmbito do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, realçando-se experiências vividas, aprendizagens realizadas e dificuldades enfrentadas. Na segunda dimensão, apresenta-se um estudo de carácter qualitativo desenvolvido num contexto de 5.º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Matemática. Neste procurou-se perceber como se pode desenvolver a Educação Financeira nas aulas de Matemática, através da aplicação de uma sequência de tarefas contextualizada com situações financeiras consideradas próximas e/ou do interesse dos alunos. Para atingir este objetivo, procurou-se conhecer as estratégias e as dificuldades dos alunos, bem como as potencialidades e as limitações das tarefas implementadas. Os resultados do estudo demonstram que os alunos recorrem preferencialmente à representação simbólica, sendo a sua principal dificuldade relacionada com erros de cálculos frequentes durante a resolução de problemas e a comunicação matemática escrita. Ficou ainda evidente que os alunos realizaram aprendizagens matemáticas e financeiras, emanadas da realização e exploração das tarefas implementadas. Como principal limitação das tarefas matemáticas em contexto financeiro, destaca-se o tempo de aula necessário para a exploração de todos os conceitos e situações.
- Refletindo sobre vivências pedagógicas no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e Pensamento Crítico, uma competência em desenvolvimento no 5.º ano de escolaridadePublication . Ferreira, Filipa Nunes; Pinto, Hélia Gonçalves; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaO presente relatório de prática de ensino supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria e encontra-se organizado em duas partes: a primeira parte intitulada de dimensão reflexiva e a segunda parte intitulada de dimensão investigativa. Na Dimensão Reflexiva apresento uma reflexão sobre as experiências que considero mais significativas, destacando dificuldades sentidas e aprendizagens realizadas ao longo de todo o meu percurso da Prática Pedagógica. Porém, início esta dimensão com a apresentação do contexto e intervenientes das Práticas Pedagógicas, para depois passar à reflexão propriamente dita. Esta recai nas Metodologias ativas de ensino e aprendizagem (Ensino Exploratório, Gallery Walk, Sala de Aula Invertida e Atividades Práticas e Experimentais), onde reflito sobre a influência da sua aplicação na Prática Pedagógica, e na Avaliação como regulação das aprendizagens, onde reflito sobre a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Na Dimensão Investigativa apresento uma investigação realizada, com o intuito de compreender o desenvolvimento de capacidades de Pensamento Crítico ao nível da análise de argumentos, com base na Taxonomia de Ennis (1985), numa turma de 5.º ano de Ciências Naturais do 2.º CEB. Para atingir este objetivo implementei uma sequência didático pedagógica, com base no modelo dos 5E, desenvolvida intencionalmente, sobre a temática “Diversidade dos seres vivos e suas interações com o meio”. A presente investigação adotou o carácter qualitativo, sendo a mesma uma investigação sobre a prática. A análise dos dados recolhidos, consistiu numa análise de conteúdo, através de tabelas de categorização. Os resultados obtidos, evidenciam que ocorreu uma evolução ao nível do desenvolvimento das capacidades de pensamento crítico elencadas, ainda que, de forma variável. Os alunos que evidenciaram capacidades de pensamento crítico no teste diagnóstico, foram os alunos nos quais foi notória uma maior evolução, embora não tenha sido possível aferir uma evolução em todas as capacidades de pensamento crítico elencadas. Reconhecese, também, que o desenvolvimento das capacidades de pensamento crítico requer tempo, resultando numa maior eficiência aquando da ocorrência de experiências anteriores.
- Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridadePublication . Pires, Cláudia Marisa Vilela; Pinto, Hélia GonçalvesO presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso que a autora realizou com crianças do 1º e 2º CEB. Esta reflexão focou-se em aspetos essenciais no decorrer das práticas de ensino supervisionado, nomeadamente o percurso da autora em relação às suas expectativas e receios, processos de observação, planificação e avaliação. Apresenta a sua perspetiva como aluna e como professora e, também, as situações que podem ter contribuído para a sua identidade profissional, agora e para o futuro. Na dimensão investigativa apresenta-se uma investigação de paradigma interpretativo, de índole essencialmente qualitativa, tratando-se de um estudo de caso, com o objetivo de perceber o percurso realizado por uma turma de 6º ano de escolaridade, durante a exploração de uma sequência de tarefas sobre multiplicação de números racionais em contexto de ensino exploratório. Para a recolha de dados foi necessário realizar uma sequência de tarefas e recolher as produções dos alunos aquando da realização das tarefas da referida sequência. A análise dos dados recolhidos parece indicar que este trabalho promoveu a aquisição de novas estratégias de resolução de tarefas e a compreensão do conceito de multiplicação de números racionais, que por parte de muitos alunos ainda não tinha sido desenvolvida.
