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- Desenvolvimento de Competências em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica – A comunicação com a pessoa ventilada numa Unidade de Cuidados IntensivosPublication . Nascimento, Carla Ouro; Mendonça, Susana Maria SobralO avanço no conhecimento na Profissão de Enfermagem e as necessidades em saúde requerem que o Enfermeiro Especialista em Médico-Cirúrgica desenvolva uma prática baseada na evidência, orientada para os resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem, sendo também o líder ideal para projetos de formação, de assessoria e de investigação, de forma a desenvolver competências dentro da sua área de especialização. O presente relatório, apresenta de forma reflexiva e crítica, as intervenções de enfermagem em Ensinos clínicos, direcionadas para as necessidades da pessoa em situação crítica, num Serviço de Urgência, numa Unidade de Cuidados Intensivos e numa Unidade de Hemodiálise. Perante estes contextos de intervenção optei por me guiar por duas Teorias de Enfermagem, a Teoria das Transições de Afaf Meleis e a Teoria das Relações Interpessoais de Peplau, para o desenvolvimento do tema da comunicação no estudo de investigação realizado, e ainda como referência no estabelecer da relação terapêutica enfermeiro/pessoa/família. Das intervenções especializadas nestes contextos de aprendizagem, destaco o desenvolvimento da tomada de decisão, da liderança clínica, da capacidade de gestão dos cuidados altamente qualificados e da prática da enfermagem baseada na evidência. Assim, a componente de investigação, teve como objetivo desenvolver competências comunicacionais nos enfermeiros numa UCI. Os resultados da investigação mostraram que: os enfermeiros têm dificuldade na comunicação com a pessoa em situação crítica sob ventilação mecânica invasiva, e que apresentam necessidades formativas nesta área. A escassez de tempo, a sobrecarga de tarefas e responsabilidades são aspetos apontados pelos enfermeiros como dificultadores para poderem comunicar com a pessoa de forma eficaz. Salientam como estratégias mais importantes para comunicar: falar de forma clara encarando a pessoa, demonstrar disponibilidade em comunicar e usar um tom de voz normal e frases curtas. A maioria dos enfermeiros assumiram que o livro de imagens é o mais adequado e facilitador da comunicação com a pessoa ventilada na UCI, tendo em conta a grande diversidade de métodos e instrumentos de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) que lhe foram apresentados. Em termos de conclusão, afirmamos que o desenvolvimento de competências nos ensinos clínicos e o trabalho de investigação permitiram o consolidar das competências como Mestre e Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Pessoa em Situação Crítica.
- Desenvolvimento de Competências em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica – A participação dos Enfermeiros no processo de Tomada de Decisão do Transporte inter-hospitalar do Doente CríticoPublication . Gaspar, Marco Paulo Gonçalves; Mendonça, Susana Maria SobralOs enfermeiros são confrontados diariamente com os avanços científicos, tecnológicos e sociais decorrentes de uma evolução e dinâmica constante. Foi baseado nestes desafios, que surge a realização deste Mestrado de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, conduzindo os enfermeiros para a formação avançada, especializada, proporcionando um crescimento pessoal e profissional, com a aquisição de novos conhecimentos e competências, nomeadamente na área da Liderança, na Tomada de Decisão, na Gestão, na Competência Clinica e na Investigação. O presente Relatório de Estágio surge como análise crítico-reflexiva sobre as competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, desenvolvidas e adquiridas ao longo de três ensinos clínicos, realizados entre 2020 e 2021, em contexto de prática clínica em: Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, em Unidade de Cuidados Intensivos e na Área de Enfermagem Pré-hospitalar. A componente de investigação deste relatório foi desenvolvido através da realização de um trabalho de Investigação/ação num SUMC com o objetivo de dar resposta e melhorar a Qualidade dos cuidados prestados no Transporte do Doente Crítico. Este estudo de investigação surge de um problema identificado pelos enfermeiros num SMMC, que ao longo de vários anos, lidam com o aumento exponencial de transportes inter-hospitalares com maior grau de diferenciação clínica. Foi utilizada a Metodologia de Projeto com a aplicação de um questionário online através da plataforma GoogleForms, com análise quantitativa dos dados da população em estudo. Da análise dos dados resultaram os seguintes achados, de salientar: 58.5% da amostra têm idade inferior a 30 anos de idade, 73.8% são do género feminino contra 26.2% masculino, 60 são Enfermeiros e 5 são Enfermeiros Especialistas sendo que apenas 1 é EE em EMC à PSC. Relativamente ao tempo de exercício profissional, 55.4% da equipa tem menos de 5 anos de experiência profissional efetiva e destes 44.4% tem menos de 2 anos de experiência em contexto de SUMC. Com os dados obtidos foi possível constituir uma equipa de enfermeiros dedicada ao Transporte do Doente Crítico e elaborar uma Instrução de trabalho onde foram definidos critérios de ativação da Equipa, bem como a formação avançada necessária de forma a poder proporcionar uma melhor resposta às reais necessidades dos doentes e permitir uma prestação de cuidados de enfermagem baseados em altos padrões de Qualidade e Segurança.
- O papel da comunicação no acolhimento e inclusão de novos docentes de educação especial nos agrupamentos de escolas do concelho de SantarémPublication . Perdigão, Isabel Maria dos Santos; Mangas, Catarina FradeA iniciativa para o desenvolvimento deste estudo surge na sequência de uma reflexão sobre a inclusão de novos docentes no Departamento de Educação Especial. Partindo desta reflexão optámos por efetuar uma investigação exploratório-descritiva de natureza qualitativa concretizada num estudo de casos múltiplos que visou aprofundar conhecimentos acerca da forma como a comunicação influencia o acolhimento e inclusão de novos docentes nos Departamentos de Educação Especial dos quatro Agrupamentos de Escolas do Concelho de Santarém. Foram realizadas entrevistas aos Coordenadores dos Departamentos de Educação Especial e aos docentes de Educação Especial com menor tempo de permanência no respetivo Departamento, perfazendo um total de oito participantes. A principal técnica de análise e interpretação dos dados foi a análise de conteúdo. Os resultados indicam que relativamente às estratégias de acolhimento e inclusão não é claro que as mesmas se apliquem em todos os Departamentos. Foi percecionada a existência dos três fluxos de comunicação, descendente, ascendente e lateral, contudo, são descritas barreiras como fatores que influenciam a comunicação, o que nos leva a crer que a mesma, na escola, ainda seja pouco eficaz. Neste sentido, alguns docentes apresentam sugestões de melhoria, nomeadamente o estabelecimento de relações interpessoais mais simples, claras e objetivas, baseadas na partilha de informação e no diálogo entre todos. Ainda que a necessidade de alterar a forma como a comunicação interna se processa seja evidente, os resultados indicam também que as escolas não estão, ainda, preparadas para assumir alguns aspetos relacionados com o acolhimento e a inclusão de novos docentes nos Departamentos de Educação Especial.
- A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distânciaPublication . Videira, Elsa Virgínia Coutinho Eloio Botas; Magueta, Lúcia GraveEste trabalho apresenta um estudo sobre os processos de comunicação utilizados por professores em duas situações de prática diferentes – na Sala de Aula do Futuro e na educação a distância: o modo como estes podem influenciar a aprendizagem dos alunos. Atendendo ao contexto tecnológico atual, ao novo perfil do aluno, e do professor, bem como à mudança de conceção de Escola do século XXI, importa estudar como estas mudanças afetam as práticas, e em particular, a comunicação no espaço pedagógico. Os espaços escolares cada dia que passa estão socialmente mais equitativos e culturalmente mais significativos, procurando responder aos problemas de abandono e de retenção dos alunos, mas também com mais possibilidades de desenvolvimento de projetos que visam a promoção das aprendizagens essenciais dos alunos, tendo a comunicação entre professor e alunos na sala de aula um papel importante. O estudo, enquadrado no paradigma qualitativo, seguiu uma metodologia de estudo de caso múltiplo. Para tal, as ações de investigação incidiram sobre dois casos. Os participantes foram uma turma do 8º ano de escolaridade, do 3.º Ciclo do Ensino Básico, e dois professores das disciplinas de Português e de Matemática em situações de prática na Sala de Aula do Futuro e em aulas na Educação a Distância. No que respeita à recolha de dados, esta foi efetuada através das técnicas de observação e de entrevista. Relativamente ao tratamento dos dados recolhidos através da observação foram elaboradas grelhas para análise do conteúdo; e para os que foram recolhidos através da entrevista, procedeu-se à análise de conteúdo das respostas obtidas, disponibilizadas através de tabelas com sínteses textuais. Com o estudo dos dois casos, verificou-se que a comunicação em situação de aula decorre adaptada aos contextos e aos meios que neles existem; - na Sala de Aula do Futuro, surge em modo unidirecional e bidirecional, ajustada às metodologias adotadas em aula pelo professor, passando estas pelo uso das tecnologias de que a sala dispõe; na Educação a Distância decorre, predominantemente, em modo unidirecional, tendo sido identificadas algumas barreiras.
- Uma Prática Pedagógica reflexiva para aprender a ensinar.Publication . Graça, Ana Sofia Ferreira da; Pinto, Hélia Gonçalves; Tavares, Dina dos SantosNo âmbito do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, elaborei este relatório que se encontra dividido em duas partes. A primeira parte é composta por uma dimensão reflexiva, onde apresento uma reflexão crítica e fundamentada sobre as experiências que vivenciei ao longo das Práticas Pedagógicas em ambos os contextos (1.º e 2.º CEB). Nesta são apresentados os receios e as expetativas que senti em cada um dos contextos, bem como as estratégias metodológicas utilizadas, as dificuldades e aprendizagens que desenvolvi em cada uma das componentes do processo de ensino e aprendizagem. Na dimensão investigativa apresento o estudo que realizei na Prática Pedagógica, no contexto do 2.º CEB, numa turma de 6.º ano de escolaridade, com o objetivo de perceber o contributo do teste escrito em duas fases no processo de ensino e aprendizagem. De forma a atingir este objetivo foram implementados três testes na referida turma. Para este estudo adotei o paradigma interpretativo, com uma abordagem essencialmente qualitativa e um design de casos múltiplos. A recolha de dados foi realizada através da observação participante e, consequentemente de notas de campo, bem como através da análise documental dos testes realizados pelos alunos-caso. Os resultados obtidos parecem demonstrar que o teste proporciona aos alunos uma reflexão sobre as suas primeiras produções, permitindo-lhes identificar e corrigir os seus erros de forma autónoma. Ao professor, o teste permite-lhe um acompanhamento mais objetivo das aprendizagens que os seus alunos realizam, bem como uma reflexão sobre as suas ações educativas, que lhe permite repensar e reajustar a sua intervenção.
- Assistive technology for the visually impaired: How to provide independence and ease to meal preparation?Publication . Serafimova, Ina Dimitrova; Matias, João ManuelDisabilities are a reality many don’t think about too much unless one, or someone one knows, is affected by them. This work is motivated by this fact and is focused on attempting to improve the quality of life (QoL) of persons with visual impairment or blindness by facilitating the execution of one of the activities of daily living (ADL) – cooking independently. As this work will show, cooking with severe sight loss could prove easier or more difficult depending on various factors, the main one of which is time spent living with limited sight and, of course, proclivity for this activity. Easier, however, not easy. This is why the subject of this work is to provide a set of reliable, simple, and easy to use dispensers for oil and spices equipped with elements for identification of the various products. In order to, offer adequate results, this work began with contextualizing the target market by presenting statistics. This was followed by a glimpse of the reality of living with the limitations of visual impairment by examining the neural pathways that allow for multisensory processing (MP) and how that applies in the investigation and development of sensory substitution devices (SSD). Leaving the purely scientific and experimental part, this work proceeded to examining the evolution of assistive technology throughout the centuries and concluded by analyzing the current products on the market today. This analysis led to the compiling of plausible hypotheses for the solutions proposed by the author followed by final proposals and the development of proof-of-concept prototypes. The work concluded by presenting a business plan around the proposed products.