Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.13 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino
do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no
2.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes: a
dimensão reflexiva e a dimensão investigativa.
Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e
fundamentada sobre os momentos vividos nas práticas pedagógicas nos
diferentes contextos, evidenciando as experiências mais significativas,
algumas propostas educativas implementadas, as dificuldades e os
desafios que emergiram e, também, as aprendizagens realizadas.
Na dimensão investigativa é apresentado o estudo que surgiu no âmbito
de um contexto de prática pedagógica excecional, com duas turmas do
5.º de escolaridade do 2.º CEB, durante a pandemia provocada pela
Covid-19. Neste estudo, através da triangulação de dados, apresenta-se
um relato com diferentes perspetivas sobre as vivências, enquanto
professoras, no período atípico vivenciado por todos na Educação em
Portugal. Os resultados obtidos demonstram as limitações e
potencialidades que um contexto atípico revelou na formação inicial de
professores, como também, as potencialidades e limitações
identificados no modelo de ensino praticado em contexto de prática de
pedagógica excecional.
Description
Keywords
Ensino básico do 1.º Ciclo Ensino básico do 2.º Ciclo Ensino à Distância Matemática Ciências Naturais