ESAD.CR - Mestrado em Design do Produto
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAD.CR - Mestrado em Design do Produto by advisor "Dias, Rui Humberto de Matos"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- De - Composição, Artefactos que Exploram a HabitaçãoPublication . Francisco, Diogo Carlos Pereira; Baptista, Miguel Nuno Lopes Vieira; Dias, Rui Humberto de MatosEsta investigação centra-se num projeto de carácter experimental no qual se desenvolveu uma coleção de objetos que incitam o utilizador, um conjunto de interpretações e de relações entre os objetos e o espaço arquitetónico interior.Durante o tempo de vida de interação entre o utilizador e os objetos desenvolvidos deverão ser desencadeados estímulos, pois estes objetos foram pensados para provocar alterações ao nível da sua performance e comportamento material, ajudando a modificar o espaço arquitetónico, promovendo momentos performativos, como se a habitação fosse encarada como um local performativo. O mesmo objeto pode/deve desencadear renovados estímulos.Sendo o espaço doméstico um “palco”, para a relação com quem o usa, propõem-se que os objetos desenvolvidos funcionem como objetos performativos, criando ligações fortes com os utilizadores, impelidos a participar na dinâmica entre estes e o espaço onde habitam.Com este projeto pretende-se que o utilizador se relacione com os objetos, que estes perdurem no tempo em diferentes contextos e o acompanhem. Pretende-se que a DE-COMPOSIÇÃO não seja apenas formal e funcional, mas também seja motivadora de uma relação afetiva entre o utilizador e os vários componentes que constituem os objetos e que esta evolua no tempo através do dinamismo e do modo como abordamos a vida contemporânea.
- Memória Imaginação Expressão; nas forças geradoras da forma na matéria cerâmicaPublication . Magalhães, Sara Santos; Esteves, Philip José Rodrigues; Dias, Rui Humberto de MatosSomos capazes de “moldar” tão bem os objetos que por vezes esquecemo-nos que também eles também nos “moldam”, logo desde o momento em que os utilizamos. Os objetos têm um impacto indelével na vida das pessoas. Se não forem devidamente projetados, recorrendo a valores éticos, estéticos e funcionais, podem tornar-se perniciosos, em particular no tocante ao corpo, tanto na sua dimensão física como psicológica. O valor estético dos objetos, campo de abordagem da Filosofia, mas também da Arte e do Design, relaciona-se com a dimensão psicológica do corpo e remete para questões de perceção, sensibilidade, sensação, afeto, emoção, memória, imaginação, expressão, etc. A sociedade tem vindo a alterar-se e, se estivermos atentos, a mudança é notória nos objetos que ela vai deixando para trás. Uma grande vaga de mudança fez-se sentir, drasticamente, no período da Revolução Industrial – uma etapa crucial que configurou a contemporaneidade ou um momento marcante de um longo processo de mudanças que, de facto, trouxe consigo, posteriormente e progressivamente, melhorias na qualidade de vida das pessoas, mas que também conduziu a uma grave crise ambiental. A estética impessoal da máquina foi outra sua consequência, a qual continua, em boa medida, a caracterizar a sociedade contemporânea. O conhecimento artesanal e a cultura material associada a este conhecimento têm vindo a desaparecer progressivamente. O presente projeto de mestrado pretende tratar questões que diferem da estética da máquina, apelando para a (re)consideração da estética da produção artesanal e para a importância da cultura material artesanal.
- Objetos Intergeracionais - Preservação de ConhecimentoPublication . Pereira, David de Lima Brazil; Pires, Fernando Alípio Brízio; Dias, Rui Humberto de MatosA atualidade caracterizada pela sua passada rápida e pelo seu crescimento descontrolado muitas vezes é um sítio desafiante para se viver, principalmente para as faixas etárias seniores. A solidão, a falta de pertença e o sentimento de dispensabilidade têm um impacto significativo na saúde dos mais velhos e consequentemente uma redução na sua longevidade e qualidade de vida. Nesta investigação pretendo explorar a possibilidade de criar objetos através da interação com idosos, mais propriamente através da recolha e análise do seu conhecimento. Deste modo desejo valorizar o seu conhecimento e criar uma relação de troca mútua, onde o idoso nos transmite conhecimento e inspiração, e o designer oferece companhia e valorização. Dos objetos resultantes pretende-se que sejam intergeracionais, permitindo a preservação e a partilha de memórias e sabores com toda a comunidade.
- ''Quando os olhos tocam e as mãos veem - Objetos para a valorização da experiência sensorial''Publication . Coutinho, Inês Prata Pereira; Cardoso, Carla Cristina Miraldo Graça; Dias, Rui Humberto de MatosA experiência sensorial é essencial na interação entre corpo e objeto, mas a industrialização e a digitalização reduziram a diversidade tátil no design de produtos. Este estudo investiga formas de recuperar esta dimensão através da exploração de materiais, texturas e propriedades hápticas que estimulem a perceção e incentivem um envolvimento mais intuitivo. Os resultados desta investigação exploratória refletem-se em propostas de design que reforçam a ligação física e emocional com os objetos do quotidiano. Na prática, foram desenvolvidos sistemas modulares que incentivam a experimentação e a descoberta através da interação tátil e da composição livre. O objetivo é, portanto, promover a exploração ativa e despertar memórias sensoriais. Ao integrar o tato e a interação multissensorial, o design pode recuperar a sensibilidade à experiência material para desenvolver produtos mais significativos para os utilizadores.
- Refleti-me: Experiências do Olhar o CorpoPublication . Barreto, Bárbara da Fonseca; Bispo, Renato Jorge Costa Lopes; Dias, Rui Humberto de MatosA curiosidade e a preocupação com a imagem que se formula em redor do corpo é sentida como um reflexo da sociedade contemporânea. Esta é a que aprecia e atenta, que está em constante transformação pela celeridade com que os tempos evoluem e a que a informação circula. A investigação e exploração relativa a este projeto prende-se com a vontade de utilizar a disciplina de design como meio para estimular as pessoas para a observação e a produção de conhecimento sobre o seu corpo. Diz-se que “conhecer é poder” e, neste caso, esta expressão nunca fez tanto sentido, pois a experiência obtida sobre o sujeito e o seu corpo permite ter uma maior confiança e abertura para conhecer o que está em volta. Procurou-se conhecer noções relacionadas com o corpo, o corpo que nos é próprio, que faz parte da identidade de cada um, a imagem que produzimos e se forma sobre a própria aparência. Dando ênfase à curiosidade no presente projeto, este desenrola-se por uma exploração de ferramentas espelhadas, que são responsáveis por sugerir olhar o corpo de diferentes modos. Uma mostra como a luz e a sombra podem influenciar a noção que se tem da própria imagem, dependendo da sua projeção e outras sugerem a observação do corpo a partir de diferentes perspectivas.
- Zzz: Objetos para um sono plenoPublication . Oliveira, João Pedro Pinto de; Dias, Rui Humberto de MatosZzz, designação do projeto de mestrado desenvolvido, consistiu numa pesquisa sobre o descanso, visando criar produtos que possam ajudar a superar vários problemas que envolvem o sono, propiciando conforto e bem-estar. Durante o período de sono, o organismo restaura as principais funções corporais, repondo energias e regulando o metabolismo, fatores essenciais para manter o corpo e a mente saudáveis. No entanto, o sono é muitas vezes perturbado por distúrbios de ordem diversa, muitas vezes resultantes de uma vida diária agitada. No intuito, terapêutico, de amenizar tais distúrbios, o projeto proposto recorre aos materiais e modos de produção mais adequados, propondo-se uma linha de produtos auxiliares que proporcionem maior relaxamento e comodidade, possibilitando melhorias no repouso e, consequentemente, na saúde mental e física dos utilizadores.
