Mestrados da ESTM
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Browsing Mestrados da ESTM by advisor "Almeida, António Sérgio Araújo de"
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- Análise comparativa dos sistemas de governança dos geoparques Estrela e Naturtejo em PortugalPublication . Osório Sanchez, Maria Cristina; Almeida, António Sérgio Araújo de; Jorge, João Paulo da Conceição SilvaOs Geoparques Globais da UNESCO (UGGPs) são territórios ideais para promover o geoturismo. O primeiro Geoparque português a integrar a Rede de Geoparques Mundiais (GGN) da UNESCO, foi o Geopark Naturtejo em 2006. Partilha território com três áreas protegidas e a Reserva de Biosfera do Tejo/Tajo Internacional. O último a integrar a GGN foi o Estrela Geopark em 2020, tendo integrado por consequência, o Parque Natural da Serra de Estrela. Perseguindo objetivos comuns, cada um deles possui um modelo próprio de governança. É assim que o objetivo principal desta dissertação consiste em realizar uma análise comparativa dos sistemas de governança através da respetiva caracterização de linhas estratégicas, tais como: sistemas de governança, conservação do património natural e geológico, comunicação, educação, turismo, revisão do processo de implementação e evolução dos Geoparques Naturtejo e Estrela em Portugal. A metodologia de investigação baseia-se numa análise descritiva exploratória realizada através de pesquisas bibliográficas e entrevistas aos representantes dos órgãos de administração e órgãos de poder local. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que os dois sistemas de governança são diferentes e ambos cumprem com os objetivos dos (GGPs). Verificou-se que o Geopark Naturtejo enfrenta um desafio assente na conciliação dos processos de cooperação devido à estrutura administrativa de empresa Intermunicipal com fins lucrativos. É recomendável considerar uma proposta de reestruturação para evitar conflitos de interesse no futuro. Observou-se que as diferentes fases de desenvolvimento de ambos os geoparques têm um impacto na atualização dos sistemas informáticos. No caso do Geopark Naturtejo, ferramentas para o geoturismo, podem ser reforçadas. É necessário analisar o impacto na economia do território municipal mercê do desenvolvimento de projetos turísticos ligados aos Geoparques.
- A incorporação sociocultural como Fator Intensificador da Experiência Turística – o caso do Mercado Medieval de ÓbidosPublication . Ribeiro, Ricardo José Pedras Rodrigues; Almeida, António Sérgio Araújo de; Dias, Francisco Teixeira PintoA Gestão da Experiência Turística Global dos Destinos tem vindo a assumir-se nas Ciências do Turismo como uma base incontornável no âmbito da atratividade e consequentemente da própria Imagem Turística. O diagnóstico e compreensão dos mecanismos culturais, sociais, económicos e espaciais que influenciam o processo de intensificação da Experiência Turística é uma matéria em aberto, fazendo jus ao imenso campo de estudo que define a intangibilidade como elemento diferenciador da oferta turística de outros tipos de produtos. Mercê do seu percurso nos últimos anos, o Mercado Medieval de Óbidos (MMO) surgiu-nos como um estudo de caso, suscetível de evidenciar num curto espaço temporal e numa área territorial totalmente definida, Fatores Intensificadores da Experiência Turística, cuja estratificação estará ainda numa fase embrionária. Com recurso a uma metodologia quantitativa e qualitativa, o presente estudo evidenciou a Incorporação sociocultural por parte do Turista ou Visitante como uma ferramenta de apropriação e integração na realidade local, perspetivando-a como Fator Intensificador da Experiência Turística no MMO.
- Influências de políticas autárquicas de reabilitação urbana na projeção turística de espaços típicos de Lisboa - os casos do Bairro Alto e da MourariaPublication . Xavier, António José Tavares da Costa; Almeida, António Sérgio Araújo deA reabilitação urbana do património arquitetónico e monumental em bairros históricos tende a propiciar a disputa na utilização/apropriação dos “novos” espaços daí resultantes, não só por novos moradores, normalmente de classes sociais mais abastadas, fenómeno a que se dá o nome de gentrificação, mas também por novos comerciantes, mais especializados na oferta. Surgem, assim, novos espaços de residência, lazer, entretenimento e cultura, entre outros. Paradoxalmente, conforme observado na cidade de Lisboa, a mesma governação local de reabilitação urbana suscita ambivalências, resgatando e promovendo, por um lado, identidades e valores que caracterizam objetivamente a tradição e a História num regime de reciprocidade com os habitantes locais, e, por outro lado, transformando espaços onde os valores identitários se assumem numa função comercial sem correspondência nas expectativas das gentes locais nem coerência com a autenticidade objetiva dos respetivos espaços. Enquanto no Bairro Alto permitiu-se aos investidores a decisão na apropriação e utilização do espaço, gerando-se conflitos entre novos e velhos utilizadores do bairro, assumindo-se a oferta turística como espaço de animação noturna centrada num espaço público de boémia, no consumo de álcool e num ambiente de festa permanente, na Mouraria, registou-se um processo de governação integrada com a mobilização da população residente e forças ativas do bairro, gerando-se sinergias propiciadoras de uma reabilitação urbana defensora da mobilização das estruturas identitárias do bairro, promovendo estilos de vida tradicionais e resgatando o seu imaginário coletivo assente nos seus próprios sistemas de valores. Na Mouraria, observa-se um Turismo comunitário, envolvendo gentes locais, que, apropriando-se do seu espaço turístico o projetam no pressuposto de consubstanciar o seu património numa experiência turística diferenciada.
- Influências dos audiovisuais na adoção de comportamentos turísticos – repensando os destinos a partir do imaginário turístico coletivoPublication . Carvalho, Ana Paula dos Santos; Almeida, António Sérgio Araújo deA presente dissertação teve como objetivo compreender efeitos mediáticos de produções audiovisuais na adoção de especificidades comportamentais coletivas, e, por esta via, na possibilidade de afirmação de destinos turísticos. Para tal, recorreu-se à análise bibliográfica e entrevistas e realizou-se um inquérito por questionário no âmbito do Carnaval de Torres Vedras, tendo-se concluído que a atividade turística induzida pelas produções audiovisuais assume um papel de influência na tipologia de visita aos locais de filmagem e que a especificidade dos meios audiovisuais influencia a segmentação de fluxos turísticos. Compreender relações entre a motivação e a atratividade a partir das produções audiovisuais e as suas repercussões no imaginário coletivo e na influência deste no âmbito dos fatores intensificadores da experiência turística, foram outros propósitos do presente trabalho que enfatiza assim o primado dos pressupostos de educação não formal/informal no âmbito do Destino Turístico. Equacionam-se assim vantagens estratégicas e limites do cariz mediático dos audiovisuais, tendo em vista novos modelos emancipadores, proporcionando uma desejada convergência de vantagens mútuas, entre as necessidades dos Turistas e o desenvolvimento sustentável dos territórios.
- O papel dos Museus nos constructos da experiência global do destino. O caso do Museu da Cerâmica de Caldas da Rainha.Publication . Silva, Salete Maria Patrício Isidoro da; Almeida, António Sérgio Araújo de; Mendes, Susana Luísa da Custódia MachadoEnquanto actores, desejavelmente interventivos nos Sistemas Turísticos, os Museus, enfrentam desafios de integração dos seus visitantes no Destino em que se inserem. No âmbito desta complexidade e outros contextos aqui não referidos, estes processos de integração do visitante poderão também oscilar entre a integração na temática específica que sustentam, a integração na cultura mais alargada que personificam ou num âmbito ainda mais vasto, poderão contribuir para a integração numa Experiência Global desse mesmo destino. O Museu da Cerâmica investigado, sustenta e incrementa um Imaginário Colectivo assente numa nostalgia cultural que reafirma a cerâmica local como principal veículo da promoção cultural e patrimonial do destino Caldas da Rainha. O presente trabalho perspectiva a possibilidade do Imaginário, em determinados contextos, poder ser equacionado como uma espécie de preconceito cultural que inibe, ou, no mínimo, não contribui para promover experiências culturais mais vastas. No sentido inverso, ganham importância acrescida estratégias a seguir pelos Museus para que as suas funções pedagógicas e emancipadoras sejam mais amplas e interventivas em função de interesses existentes e previamente assumidos pelo Destino.
- Planeamento turístico sustentável, uma abordagem estratégica do modelo de turismo de base comunitária – O caso de Ferrel, PortugalPublication . Hermínio, Ana Raquel Saraiva; Almeida, António Sérgio Araújo de; Dias, Francisco Teixeira PintoA presente dissertação dá sequência a estudos anteriores no âmbito da comunidade de Ferrel (Peniche, Portugal), sendo que, enquanto zona costeira e destino turístico, foi identificada, no decorrer dos estudos, a necessidade de planeamento turístico e requalificação local assente em atributos diversificadores da oferta turística. Pretende-se apresentar um plano turístico para Ferrel, tendo sido realizados um inquérito por questionário à comunidade, entrevistas aos órgãos de poder local e consultada bibliografia relevante para o estudo. Com base neste estudo empírico conclui-se que a comunidade de Ferrel perceciona a necessidade de planeamento turístico para o local e está predisposta ao envolvimento turístico através da implementação de práticas associadas ao turismo de base comunitária assentes em atributos como a identidade e cultura locais.
- Turismo cultural en San Basilio de Palenque: Una estrategia para el reconocimiento y valorización de la identidad africana en ColombiaPublication . Julio Guerrero, Yarlein Ivama; Almeida, António Sérgio Araújo deDe todos los pueblos establecidos por esclavos fugados en la época colonial, Palenque es el único que ha sobrevivido, y ha luchado por mantener su identidad; por esta razón, como se verá, es la cuna y testimonio de las tradiciones africanas en Colombia. En el 2005 la UNESCO reconoció Palenque con el galardón de Patrimonio Inmaterial de la Humanidad, desde entonces se ha consolidado el turismo en este corregimiento. La presente investigación se enfoca en dar respuesta a la pregunta: ¿Cuál puede ser una estrategia para el reconocimiento y valorización de la identidad africana en Colombia? El estudio se desarrolló en tres etapas. Primero, revisión bibliográfica. Segundo, realización de una encuesta para conocer las percepciones de potenciales turistas sobre Palenque respecto de las manifestaciones culturales de la comunidad y los factores que podrían proporcionar una experiencia memorable a los visitantes; la segunda etapa también incluyó la realización de entrevistas a los principales actores turísticos del corregimiento. Tercero, análisis cuantitativo y cualitativo de los datos recolectados. Los resultados obtenidos muestran que el turismo cultural en San Basilio de Palenque, al permitir conocer los saberes, tradiciones y la cosmovisión palenquera, se convierte en una estrategia para que los colombianos reconozcan y aprendan a valorar la identidad africana. Los resultados también sugieren la necesidad de mejorar la promoción de este destino, y la importancia de promover estrategias estatales para el conocimiento y la salvaguarda de la cultura afrocolombiana. Así mismo, se presenta una propuesta de fortalecimiento del turismo en Palenque que incluye la promoción del destino, mejoramiento de la infraestructura turística y enfoque en la autenticidad del destino.