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ESECS - Artigos em revistas nacionais

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  • A perspetiva do português como língua global na educação linguística
    Publication . Barbeiro, Luís
    O reconhecimento do português como língua global tem vindo a dar passos relevantes. A educação constitui um domínio que pode contribuir significativamente para essa afirmação, por envolver a generalidade dos elementos da comunidade linguística. O estudo que se apresenta teve como propósito analisar a presença da dimensão global da língua portuguesa no domínio da educação, na perspetiva de língua não materna, mas também de língua materna ou curricular. O enquadramento teórico toma como referência os conceitos de língua global e de língua pluricêntrica. Metodologicamente, efetuou-se a análise temática dos documentos orientadores ou programáticos e analisaram-se manuais escolares, com recurso a instrumentos da linguística de corpus. Os resultados revelam uma relação com os documentos orientadores que não contempla esta dimensão explicitamente. No entanto, a relação pode ser estabelecida num nível geral, considerando princípios educativos expressos. Nos documentos programáticos, a relação manifesta-se em alguns objetivos delimitados. Em relação aos manuais, quer na aprendizagem do português como língua não materna quer como língua materna, os resultados mostram uma presença bastante vasta, que não se cinge aos momentos de tratamento dos aspetos específicos previstos nos conteúdos programáticos. Em conclusão, a presença da dimensão global do português na esfera da educação, tendo como referência fundamentalmente o contexto português, sustenta uma abordagem alargada e transversal, baseada nas vivências dos alunos. Esta abordagem ganha relevo num contexto de diversidade de línguas e de variação linguística presentes na escola, sem prejuízo do aprofundamento da aprendizagem em relação a alguns conteúdos associados à variação.
  • A referência metalinguística no processo de escrita colaborativa
    Publication . Barbeiro, Luís; Barbeiro, Célia
    O processo de escrita colaborativa ativa a referência metalinguística na interação que os participantes colocam em prática para gerar e tomar decisões sobre as unidades linguístico-textuais que formarão o texto. O estudo apresentado no presente artigo teve como objetivo analisar a referência metalinguística no processo de escrita colaborativa de alunos do ensino básico. Toma como enquadramento teórico­‑concetual a complexidade do processo de escrita quanto a níveis linguístico-textuais que são objeto de operações e quanto a componentes ativadas e as características que o processo adquire quando a produção de um texto é realizada em conjunto. Metodologicamente, procedeu ao registo da interação de alunos de diferentes anos de escolaridade no decurso do processo. A análise incidiu na presença de manifestações de referência metalinguística, nos mecanismos ativados para a sua construção, nos níveis ou domínios linguístico-textuais sobre que incide e nos termos metalinguísticos utilizados. Além dos valores globais, considerou os valores dos diversos anos de escolaridade, segundo, quarto, sexto e oitavo, para apreender tendências de progressão. Os resultados evidenciam a presença da referência metalinguística no processo analisado, com amplo recurso a termos metalinguísticos. A referência abrange os diversos níveis e domínios linguístico-textuais, salientando-se o domínio da pontuação. Os termos metalinguísticos são utilizados numa perspetiva funcional ao serviço das operações e decisões e para garantir a homogeneidade do produto textual entre os participantes. A comparação entre os diversos anos revela a diminuição significativa do peso da ortografia do segundo para o quarto ano e o relevo crescente do nível associado aos domínios do género, texto e discurso. Emerge também do estudo a relevância do formato da tarefa de escrita colaborativa posta em prática para os valores alcançados pela referência metalinguística nos diversos domínios e para a ativação do conhecimento ligado à aprendizagem gramatical.
  • A síntese como género escolar transdisciplinar
    Publication . Jorge, Noémia de Oliveira
    A síntese é um género textual cujo domínio se revela fundamental para o desempenho de tarefas socioprofissionais e académicas. A sua apropriação não é feita de forma espontânea, mas decorre essencialmente da aprendizagem formal, em contexto escolar, sobretudo no ensino secundário, nomeadamente na disciplina de Português. Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre a didatização do género textual síntese, focando-se o funcionamento social do género e a sua transposição didática nos programas curriculares do ensino secundário e em manuais escolares de Português. Por fim, apresentar-se-ão algumas propostas de didatização do género, assentes em três pilares: observação/análise de textos autênticos; produção textual regulada pelas características do género; reflexão metalinguística.
  • A deixis como ferramenta de análise do texto literário
    Publication . Jorge, Noémia de Oliveira; Viegas, Filomena; Clemente, Lurdes; Castelão, Maria Manuela; Almeida, Paulo Duarte de
    Apresentamos, neste texto, uma breve reflexão sobre a forma como a deixis pode ser encarada não (apenas) como mero conteúdo gramatical a abordar explicitamente nas aulas de Português do 11.º ano de escolaridade, mas também como “ferramenta” a ser colocada ao serviço da análise de textos literários contribuindo para o desenvolvimento da competência de leitura literária1. Assim, num primeiro momento faremos um breve enquadramento teórico do fenómeno da deixis. De seguida, evidenciaremos as potencialidades didáticas desta noção teórica, recorrendo, como exemplo, ao soneto camoniano “Tanto de meu estado me acho incerto”.
  • Autores, textos e modos literários nos programas curriculares e nas provas de avaliação externa - que relação?
    Publication . Leitão, M. A.; Jorge, Noémia de Oliveira
    Apresenta-se, neste artigo, uma reflexão sobre a representatividade de autores, textos e modos literários nas provas de avaliação externa de Português de 2.º e 3.º CEB realizadas entre 2009 e 2021 e nos documentos curriculares por que as mesmas se regeram. Assim, depois de contextualizada a relação entre textos literários, avaliação externa e programas curriculares, analisa-se a presença (vs. ausência) e o predomínio (vs. esquecimento) de autores, expressões de literatura (portuguesa, de língua portuguesa, estrangeira) e modos literários (narrativo, lírico, dramático) nos dois tipos de documentos, estabelecendo-se relações com fenómenos como o pluricentrismo da língua portuguesa e com a interculturalidade que caracteriza, cada vez mais, o sistema de ensino português.
  • O funcionamento discursivo dos textos de contracapa da "Coleção Vampiro"
    Publication . Jorge, Noémia de Oliveira
    The present article presents a comprehensive study on the discursive functioning of the detective novels back cover texts of the Coleção Vampiro (CV), published every month in Portugal between 1947 and 2008. From a descriptive and linguistic perspective which assumes the discourse types (Bronckart 1997, 2008) as a category of analysis, they are analysed the back cover texts of 104 volumes from the CV (14,6% of the collection), adopting a mixed methodology which integrates both quantitative and qualitative methods. It is concluded that, in the first part of the collection, the book cover texts present a predominantly expositive dimension as well as a strong implication of both the speaker and the receiver, which contributes to the dissemination and popularization of the detective novel genre. In the second part, the texts present a predominantly narrative dimension and they are marked by the erasure of the speaker and the receiver, corresponding almost entirely to the synopsis of the detective novel in question
  • Ler e apreciar um texto poético: relato de uma experiência de E@D no 2.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Jorge, Noémia de Oliveira; Sousa, Maria Vitória de; Viegas, Filomena
    Apresenta-se, neste artigo, o relato de uma experiência de Ensino realizada com uma turma de 6.º ano de escolaridade (2.º Ciclo do Ensino Básico), centrada na leitura e apreciação do texto poético “Lágrima de preta”, de António Gedeão. Trata-se de uma sequência desenvolvida em aulas síncronas, estruturada em duas etapas, a primeira focada na compreensão do poema, a segunda, no relacionamento do poema com outras formas de manifestação artística de e na produção textual como modo de construção de conhecimento, compartilhamento de sentidos e expressão de mundividências pessoais.
  • Afinal, o que é uma apresentação oral?
    Publication . Jorge, Noémia de Oliveira; Carreira, Inês
    A apresentação oral é um género de texto que, pode convocar outros géneros textuais (por exemplo, a síntese, a apreciação crítica ou o texto de opinião…), e implicar a ativação de diferentes capacidades de linguagem (narrar, argumentar, expor…), no âmbito do “oral formal”. Depois de sintetizarmos as principais características da apresentação oral (a nível temático-estrutural, linguístico e extralinguístico), apresentamos uma proposta de modelo didático deste género, destinada ao 5.º ano de escolaridade e orientada para o desenvolvimento de três capacidades de linguagem distintas, no âmbito da disciplina de Português: exposição, reconto e tomada de posição (cf. Aprendizagens Essenciais de Português – 5.º ano).
  • Ensinar a resumir desde o 1.º ciclo: uma sequência didática para E@ D
    Publication . Sousa, Maria Vitória; Viegas, Filomena; Jorge, Noémia de Oliveira; Liberal, Ana Cristina; Mata, Carla; Martins, Helena; Pires, Sónia
    Como planificar sessões de trabalho adaptando-nos ao contexto educativo atual? Este foi o desafio que aceitámos, durante a construção da sequência didática que apresentamos neste número da Palavras revista em linha, e que nos conduziu à identificação de alguns dos problemas que se levantam aos professores na criação de situações de aprendizagem, em trabalho síncrono ou assíncrono, numa prática de Ensino a distância (E@D). Servimo-nos, como ponto de partida, de materiais usados, recriados em situação de formação, considerando que desta forma se iriam reproduzir os procedimentos mais comuns adotados pelos professores na situação atual de planificação das sessões de trabalho em E@D, ou seja, fazendo uma adaptação dos materiais e metodologias que lhe são habituais em sala de aula presencial. Elegemos o resumo como conteúdo e treinámos as estratégias de redução de texto no 1.º ciclo, como fase de iniciação. Trabalhámos os processos de compreensão global do texto, os macroprocessos. Estes processos orientam-se para a compreensão do texto no seu todo, compreendem a identificação das ideias principais e a utilização da estrutura do texto.
  • Texto de opinião: Reflexões sobre a escrita processual na aula de Português
    Publication . Martins, Sofia; Jorge, Noémia de Oliveira
    Tendo como base um trabalho de Prática de Ensino Supervisionada (PES) na disciplina de Português, desenvolvido no ano letivo de 2018/2019, reflete­se neste artigo sobre o ensino da escrita do texto de opinião enquanto género escolar, dando-­se especial atenção à dimensão processual. Depois de caracterizado sucintamente o género, apresenta­se um modelo didático com as dimensões ensináveis do mesmo (destinado aos 9.º e 11.º anos), bem como os diversos percursos didáticos dinamizados na PES, focando­-se as atividades que mais contribuíram para a superação das dificuldades identificadas nas produções textuais dos discentes (sobretudo no respeitante à componente compositiva/textual), facilitando, assim, a apropriação do género escolar em foco.