Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Texto de opinião: Reflexões sobre a escrita processual na aula de Português

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Martins_Jorge_Palavra_Texto_opiniao.pdf4.96 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Tendo como base um trabalho de Prática de Ensino Supervisionada (PES) na disciplina de Português, desenvolvido no ano letivo de 2018/2019, reflete­se neste artigo sobre o ensino da escrita do texto de opinião enquanto género escolar, dando-­se especial atenção à dimensão processual. Depois de caracterizado sucintamente o género, apresenta­se um modelo didático com as dimensões ensináveis do mesmo (destinado aos 9.º e 11.º anos), bem como os diversos percursos didáticos dinamizados na PES, focando­-se as atividades que mais contribuíram para a superação das dificuldades identificadas nas produções textuais dos discentes (sobretudo no respeitante à componente compositiva/textual), facilitando, assim, a apropriação do género escolar em foco.

Description

Keywords

percurso didático modelo didático género escolar texto de opinião escrita processual

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue