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CICS.NOVA.IPLeiria - Artigos internacionais com Peer Review

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  • Children’s use of ICT, family mediation, and social inequalities
    Publication . Diogo, Ana Matias; de Carvalho da Silva, Pedro; Viana, Joana
    Children have increasing access, and at younger ages, to ICT. This results from state policy measures, or from families having progressively provided ICT access to their children, or both of these influences. As a critical approach to the impact of technology in the construction of social change, this paper seeks to understand how children's relationships are built with ICT, and how family background and mediation affects this relationship, within the context of socialisation and a certain position in social space. From two case studies we present results of a multivariate analysis as well as qualitative data. The data suggest that the democratisation of access to ICT, amplified by the wide distribution of a laptop computer to children in elementary schools, has resulted in distinct profiles of use by children. These profiles appear linked to different (academic and digital) family resources and diverse parental involvement concerning these uses (regulation and support).
  • Active teaching-learning methodologies in Higher Education: a project with the community
    Publication . Mangas, Catarina; Sousa, Jenny
    Active teaching-learning methodologies are a reality at the School of Education and Social Sciences of the Polytechnic of Leiria (Portugal), namely through the articulation with institutions of the community. The qualitative research presented in this article intends to analyse the perception of the students who are attending the Higher Professional Technical Course in Sociocultural and Sports Intervention, specifically concerning the importance of these methodologies in a project carried out with the District Hospital of Leiria. During the development of this partnership, 42 students were challenged to collaborate throughout the training process and, at the end, they were asked to write a report, which was considered the data collection instrument. These individual reports include descriptions, analyses and reflections that were processed through content analysis, using categories, and adopting an exploratory approach. The results showed that the students considered that this methodology of teaching-learning allows them to acquire know-what, know-why and know-how competencies. Moreover, they admit that the articulation with external institutions contributes to a better acquisition and mobilisation of practical knowledge that they will be able to apply to different situations, spaces and times in their future professional lives.
  • Construindo traduções e interculturalidade entre margens culturais distintas: A mediação sociopedagógica como socioantropologia aplicada ao ensino e à aprendizagem
    Publication . Vieira, Ricardo; Vieira, Ana Maria; Marques, José Carlos
    Ensinar e aprender implicam uma comunicação intercultural, uma comunicação entre diferentes. O insucesso decorre, muitas vezes, da não contextualização e da não tradu ção entre margens culturais, da ausência de uma mediação intercultural e sociopeda gógica que permita que a novidade faça sentido para os aprendentes. A aprendizagem implica uma mediação intercultural ou mesmo intrapessoal, materializável numa media ção sociopedagógica a partir das margens culturais donde provêm os educadores e os educandos, tornando cada self menos monocultural e, pelo contrário, mais completo e mestiço de si e dos outros. Por isso, mais intercultural. No âmbito deste argumento, este texto pretende apontar reflexões e modelos de ação para a construção de peda gogias mediadoras e interculturais como socioantropologias aplicadas à educação, seja esta escolar ou não escolar, ilustrados com contextos portugueses particularmente li gados à integração de imigrantes na sociedade portuguesa
  • Formação, currículo e cultura: Mediações (inter)culturais contemporâneas. Entrevista com o professor Ricardo Vieira
    Publication . Vieira, Ricardo
    Entrevista com o professor Ricardo Vieira realizada por Silvia Michele Lopes Macedo de Sá e Roberto Sidnei Macedo
  • Educar para os direitos humanos: uma vivência de intervenção socioeducativa e artística entre pares
    Publication . Sousa, Jenny Gil; Madureira, Cristiana Pizarro; Silva, Patrícia Ferreira da; Dias, Sara Isabel Silva
    Este texto tem como temática principal a educação para os direitos humanos, centrando-se numa experiência de intervenção socioeducativa desenvolvida por estudantes de uma instituição de ensino superior e alunos de uma escola secundária, situadas na região centro de Portugal. No trabalho que aqui se apresenta, discute-se a importância de ações de educação para os direitos humanos, enquadradas numa visão transformadora da educação, em que se valoriza a educação entre pares desenvolvida em articulação com instituições da comunidade. Deste modo, procurou-se dar resposta à seguinte questão de investigação: em que medida a intervenção socioeducativa entre pares pode contribuir para a educação para os direitos humanos? Para dar resposta a esta questão, foi utilizado como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário, aplicado aos estudantes e aos alunos que participaram na intervenção socioeducativa. Como principais conclusões destaca-se que esta experiência de educação entre pares, que decorreu apoiada em linguagens artísticas, proporcionou aos alunos da escola secundária ganhos substanciais na aquisição de conhecimentos e habilidades, bem como, a construção de uma maior capacidade reflexiva e crítica. Por seu lado, os jovens estudantes do ensino superior reconheceram a importância desta ação na construção do seu saber-fazer, especialmente no âmbito da promoção da educação para os direitos humanos, mas também ao nível do saber-ser, enquanto cidadãos mais esclarecidos e interventivos. Por fim, é de destacar que tanto os jovens alunos como os jovens estudantes reconheceram que a utilização destas metodologias de intervenção socioeducativa possibilita a criação de espaços de educação e de empoderamento, imprescindíveis na construção de uma sociedade mais justa.
  • Notas etnográficas sobre práticas de cidadania ativa numa escola multicultural
    Publication . Catela, Joana; Lopes, Sara
    Nas últimas décadas registou-se um aumento dos movimentos migratórios, causador de mudanças significativas na composição populacional da sociedade portuguesa e num acentuar da sua diversidade. Essas transformações são particularmente evidentes em contexto escolar, onde a presença de diversos grupos com origens geográficas, culturais e linguísticas distintas salienta a sua heterogeneidade e incita a escola a assumir um papel crucial na inclusão destes alunos. Devido ao seu pouco domínio da língua portuguesa, frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) e participam nas outras disciplinas em sala de aula com a restante turma. A partir da experiência de lecionação no Agrupamento de Escolas de Lisboa, incluída num projeto de investigação mais alargado sobre as perceções dos alunos PLNM em relação ao sistema educativo português, pretende-se refletir sobre a importância do envolvimento destes estudantes em processos pedagógicos participativos e criativos, capazes de contribuir para uma escola efetivamente multicultural. Adotou-se uma abordagem etnográfica, de cariz participativa e multimodal, cujos dados evidenciam que uma intervenção socioeducativa não só deve ser multidisciplinar, como deve considerar a participação ativa dos indivíduos. Deve, ainda, potenciar e valorizar o envolvimento das crianças no seu processo educativo e na sua formação enquanto cidadãos
  • Educar para os direitos humanos: uma vivência de intervenção socioeducativa e artística entre pares
    Publication . Sousa, Jenny; Madureira, Cristiana; Silva, Patrícia Ferreira da; Dias, Sara Isabel Silva
    Este texto tem como temática principal a educação para os direitos humanos, centrando-se numa experiência de intervenção socioeducativa desenvolvida por estudantes de uma instituição de ensino superior e alunos de uma escola secundária, situadas na região centro de Portugal. No trabalho que aqui se apresenta, discute-se a importância de ações de educação para os direitos humanos, enquadradas numa visão transformadora da educação, em que se valoriza a educação entre pares desenvolvida em articulação com instituições da comunidade. Deste modo, procurou-se dar resposta à seguinte questão de investigação: em que medida a intervenção socioeducativa entre pares pode contribuir para a educação para os direitos humanos? Para dar resposta a esta questão, foi utilizado como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário, aplicado aos estudantes e aos alunos que participaram na intervenção socioeducativa. Como principais conclusões destaca-se que esta experiência de educação entre pares, que decorreu apoiada em linguagens artísticas, proporcionou aos alunos da escola secundária ganhos substanciais na aquisição de conhecimentos e habilidades, bem como, a construção de uma maior capacidade reflexiva e crítica. Por seu lado, os jovens estudantes do ensino superior reconheceram a importância desta ação na construção do seu saber-fazer, especialmente no âmbito da promoção da educação para os direitos humanos, mas também ao nível do saber-ser, enquanto cidadãos mais esclarecidos e interventivos. Por fim, é de destacar que tanto os jovens alunos como os jovens estudantes reconheceram que a utilização destas metodologias de intervenção socioeducativa possibilita a criação de espaços de educação e de empoderamento, imprescindíveis na construção de uma sociedade mais justa.
  • Pensando a educação e a cidadania no envelhecimento e na velhice: o caso do projeto ProAlfa
    Publication . Lopes, Sara; Mangas, Catarina; Pimentel, Luísa; Sousa, Jenny
    A contemporaneidade é marcada por novos desafios no modo como se perceciona a velhice e o envelhecimento, originando diversas respostas na procura de práticas promotoras de bem-estar e de um maior envolvimento dos cidadãos nas suas comunidades. Neste quadro, demarca-se o conceito de envelhecimento ativo e saudável, amplamente relacionado com a inclusão social e a solidariedade entre gerações, onde a educação detém um papel importante. Tendo estes pressupostos como pano de fundo, será apresentado o Projeto ProAlfa - Alfabetização de e para seniores, desenvolvido com residentes de uma estrutura residencial do Concelho de Leiria e estudantes seniores do Programa 60+ do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Este projeto concretizou-se em oficinas de aprendizagem da leitura e da escrita, a partir de estratégias de animação socioeducativa, numa lógica de promoção da interação social. Os dados recolhidos, a partir da observação direta e das entrevistas semiestruturadas dirigidas aos participantes (estudantes seniores do Instituto Politécnico de Leiria e residentes da AMITEI), permitem concluir que as oficinas dinamizadas constituíram momentos de promoção do bem-estar, da autonomia e do convívio entre as gerações envolvidas favorecendo o(s) seu(s) processo(s) de envelhecimento.
  • Inclusão social: A communitas no centro do desenvolvimento comunitário
    Publication . Coelho, Rosália; Sousa, Jenny
    A inclusão social implica humanizar o desenvolvimento, aumentando a coesão social e a criação de vínculos entre as pessoas e os grupos. Quando a comunidade sente que tem direitos e potencialidades, ativa processos participativos na procura pela transformação social. Com o estudo que aqui se apresenta, pretendeu-se conhecer o modo como a comunidade de Vale Domingos perceciona a importância do Parque Botânico de Vale Domingos (PBVD) no aumento do sentimento de pertença à comunidade. Objetivou-se, igualmente, perceber quais as estratégias que permitiram a mobilização e o envolvimento da comunidade local, bem como, compreender a forma como esta comunidade perceciona a importância do PBVD na construção da identidade local e do sentimento de pertença. Como estratégia metodológica, optou-se pelo estudo de caso, tendo sido utilizadas como técnicas de recolha de dados o inquérito por questionário à comunidade e entrevista semiestruturada a informadores-chave. Pelos dados apurados, pode-se afirmar que o PBVD assume o papel central na construção do sentimento de pertença da comunidade Vale Domingos e é reconhecido pelas pessoas como elemento crucial de inclusão social, cidadania e transformação social.
  • The Mediating Effect of Motivation between Internal Communication and Job Satisfaction
    Publication . Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos; Santos, E.; Sousa, Marlene; Oliveira, Márcio
    Communication in organisations is essential for them to be competitive in a global world that is constantly changing. Internal communication especially can be a highly effective and useful strategic tool for improving organisational performance through employee motivation and satisfac tion. Based on a questionnaire survey completed by 426 employees of Portuguese organisations, this work aims to understand, using a partial least squares structural equation model, the importance of internal communication in the motivation and satisfaction of Portuguese employees. The results show that internal communication in organisations directly influences job satisfaction and also indirectly, through motivation at work, giving motivation at work the role of mediator. It is therefore important for Portuguese organisations to invest in effective internal communication strategies in order to promote employee motivation and satisfaction, recognising motivation as a key mediator in the relationship between internal communication and job satisfaction.