Publication
Inclusão e inovação nas escolas - Contributos de um projeto intermunicipal para a promoção do sucesso escolar
dc.contributor.author | Milhano, Sandrina | |
dc.contributor.author | Reis, Susana | |
dc.contributor.author | Mangas, Catarina | |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T14:39:37Z | |
dc.date.available | 2021-12-09T14:39:37Z | |
dc.date.issued | 2021-11-30 | |
dc.date.updated | 2021-12-09T10:38:30Z | |
dc.description | Educação 10.1 | pt_PT |
dc.description.abstract | Introdução: O estudo enquadra-se numa estratégia de âmbito intermunicipal, promotora de dinâmicas colaborativas e trabalho em rede na promoção do sucesso escolar. Objetivos: Caracterizar a atividade implementada por equipas multidisciplinares municipais, integrante do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar na área de intervenção da Região de Leiria; Refletir-se sobre os resultados alcançados com a sua implementação. Métodos: A investigação é de carácter qualitativo, num estudo essencialmente descritivo. Enquadra-se o processo de conceção e desenvolvimento do Plano, desde o diagnóstico até à monitorização das práticas educativas inovadoras implementadas. Os dados foram recolhidos em 2018/2019 e 2019/2020, resultantes do desenvolvimento e aplicação do Modelo de Relatório Trimestral das equipas, por área de intervenção e município, e da Grelha de Monitorização. As equipas totalizaram 37 técnicos de 7 áreas, cuja ação abrangeu crianças e alunos a frequentar a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do ensino Básico, distribuídos por 21 Agrupamentos de Escolas. Resultados: Os resultados apresentados sugerem que as tipologias de ação implementadas pelas equipas multidisciplinares municipais e as opções metodológicas e conceptuais adotadas no PIICIE, contribuíram para colmatar necessidades identificadas nos contextos, numa ação focada e integrada, em articulação com as comunidades. Estes fatores foram essenciais na prevenção do abandono escolar e na implementação de uma estratégia de ação integradora e promotora de uma consciência coletiva sobre o sucesso educativo. Conclusão: Sugere-se que a intervenção das equipas e as opções metodológicas adotadas, numa ação coletiva, integrada e integradora das comunidades locais e intermunicipais, constituíram fatores essenciais para os resultados alcançados na promoção do sucesso escolar e na prevenção do abandono escolar precoce, dando contributos relevantes para o desenvolvimento e coesão territorial da região, em cada um dos seus dez municípios, famílias e crianças. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Milhano, S., Reis, S., & Mangas, C. (2021). Inclusão e inovação nas escolas - contributos de um projeto intermunicipal para a promoção do sucesso escolar. Millenium, 2(ed espec nº9) 261-269. DOI: https://doi.org/10.29352/mill029e.23767 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.29352/mill029e.23767 | pt_PT |
dc.identifier.slug | cv-prod-2523819 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/6403 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation | Centre for Studies in Education and Innovation | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Abandono escolarr | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Inovação | pt_PT |
dc.subject | Sucesso escola | pt_PT |
dc.title | Inclusão e inovação nas escolas - Contributos de um projeto intermunicipal para a promoção do sucesso escolar | pt_PT |
dc.title.alternative | Inclusion and innovation in schools - Contributions of an intermunicipal project to promote the successful learning | pt_PT |
dc.title.alternative | Inclusión e innovación en las escuelas - Aportes de un proyecto intermunicipal para promover el éxito de eprendizaje | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Centre for Studies in Education and Innovation | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F05507%2F2020/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 269 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 9 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 261 | pt_PT |
oaire.citation.title | Millenium Journal of Education, Technologies and Health | pt_PT |
oaire.citation.volume | 2 | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Milhano | |
person.familyName | Reis | |
person.familyName | Mangas | |
person.givenName | Sandrina | |
person.givenName | Susana Alexandre dos | |
person.givenName | Catarina | |
person.identifier | https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&user=ozO1F0AAAAAJ | |
person.identifier.ciencia-id | 4E12-804B-3E3F | |
person.identifier.ciencia-id | 2611-123C-6682 | |
person.identifier.ciencia-id | 0C17-9C71-90B7 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6747-9472 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6037-283X | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0843-5861 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.cv.cienciaid | 4E12-804B-3E3F | Sandrina Milhano | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 07d14f14-c5c3-406f-b796-3be6dd4c351a | |
relation.isAuthorOfPublication | b225c168-0054-459e-a31e-1e3f021e7eb1 | |
relation.isAuthorOfPublication | ceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b225c168-0054-459e-a31e-1e3f021e7eb1 | |
relation.isProjectOfPublication | 64abcab9-a31e-4918-aa56-042d38efa585 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 64abcab9-a31e-4918-aa56-042d38efa585 |