Repository logo
 
Publication

Inclusão e inovação nas escolas - Contributos de um projeto intermunicipal para a promoção do sucesso escolar

dc.contributor.authorMilhano, Sandrina
dc.contributor.authorReis, Susana
dc.contributor.authorMangas, Catarina
dc.date.accessioned2021-12-09T14:39:37Z
dc.date.available2021-12-09T14:39:37Z
dc.date.issued2021-11-30
dc.date.updated2021-12-09T10:38:30Z
dc.descriptionEducação 10.1pt_PT
dc.description.abstractIntrodução: O estudo enquadra-se numa estratégia de âmbito intermunicipal, promotora de dinâmicas colaborativas e trabalho em rede na promoção do sucesso escolar. Objetivos: Caracterizar a atividade implementada por equipas multidisciplinares municipais, integrante do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar na área de intervenção da Região de Leiria; Refletir-se sobre os resultados alcançados com a sua implementação. Métodos: A investigação é de carácter qualitativo, num estudo essencialmente descritivo. Enquadra-se o processo de conceção e desenvolvimento do Plano, desde o diagnóstico até à monitorização das práticas educativas inovadoras implementadas. Os dados foram recolhidos em 2018/2019 e 2019/2020, resultantes do desenvolvimento e aplicação do Modelo de Relatório Trimestral das equipas, por área de intervenção e município, e da Grelha de Monitorização. As equipas totalizaram 37 técnicos de 7 áreas, cuja ação abrangeu crianças e alunos a frequentar a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do ensino Básico, distribuídos por 21 Agrupamentos de Escolas. Resultados: Os resultados apresentados sugerem que as tipologias de ação implementadas pelas equipas multidisciplinares municipais e as opções metodológicas e conceptuais adotadas no PIICIE, contribuíram para colmatar necessidades identificadas nos contextos, numa ação focada e integrada, em articulação com as comunidades. Estes fatores foram essenciais na prevenção do abandono escolar e na implementação de uma estratégia de ação integradora e promotora de uma consciência coletiva sobre o sucesso educativo. Conclusão: Sugere-se que a intervenção das equipas e as opções metodológicas adotadas, numa ação coletiva, integrada e integradora das comunidades locais e intermunicipais, constituíram fatores essenciais para os resultados alcançados na promoção do sucesso escolar e na prevenção do abandono escolar precoce, dando contributos relevantes para o desenvolvimento e coesão territorial da região, em cada um dos seus dez municípios, famílias e crianças.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMilhano, S., Reis, S., & Mangas, C. (2021). Inclusão e inovação nas escolas - contributos de um projeto intermunicipal para a promoção do sucesso escolar. Millenium, 2(ed espec nº9) 261-269. DOI: https://doi.org/10.29352/mill029e.23767pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.29352/mill029e.23767pt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-2523819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6403
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationCentre for Studies in Education and Innovation
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectAbandono escolarrpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectSucesso escolapt_PT
dc.titleInclusão e inovação nas escolas - Contributos de um projeto intermunicipal para a promoção do sucesso escolarpt_PT
dc.title.alternativeInclusion and innovation in schools - Contributions of an intermunicipal project to promote the successful learningpt_PT
dc.title.alternativeInclusión e innovación en las escuelas - Aportes de un proyecto intermunicipal para promover el éxito de eprendizajept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCentre for Studies in Education and Innovation
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F05507%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage269pt_PT
oaire.citation.issue9pt_PT
oaire.citation.startPage261pt_PT
oaire.citation.titleMillenium Journal of Education, Technologies and Healthpt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameMilhano
person.familyNameReis
person.familyNameMangas
person.givenNameSandrina
person.givenNameSusana Alexandre dos
person.givenNameCatarina
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&user=ozO1F0AAAAAJ
person.identifier.ciencia-id4E12-804B-3E3F
person.identifier.ciencia-id2611-123C-6682
person.identifier.ciencia-id0C17-9C71-90B7
person.identifier.orcid0000-0001-6747-9472
person.identifier.orcid0000-0002-6037-283X
person.identifier.orcid0000-0003-0843-5861
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.cv.cienciaid4E12-804B-3E3F | Sandrina Milhano
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication07d14f14-c5c3-406f-b796-3be6dd4c351a
relation.isAuthorOfPublicationb225c168-0054-459e-a31e-1e3f021e7eb1
relation.isAuthorOfPublicationceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb225c168-0054-459e-a31e-1e3f021e7eb1
relation.isProjectOfPublication64abcab9-a31e-4918-aa56-042d38efa585
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery64abcab9-a31e-4918-aa56-042d38efa585

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
23767-Article_Text-103796-1-10-20211130.pdf
Size:
1.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: