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Advisor(s)
Abstract(s)
Os Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação promoveram, pela sexta vez, o
Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, evento anual que pretende reunir e dar voz aos jovens investigadores em Portugal, no âmbito da formação avançada integrada nos referidos centros – o VI ENJIE.
O Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação – ENJIE – é uma iniciativa do Conselho de Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação, um grupo constituído por Unidades de Investigação e Desenvolvimento (UID) na área da Educação, cujos objetivos são: i) afirmar o valor da investigação na área das Ciências da Educação nas dimensões social, cultural, económica e política; ii) incrementar a presença das Ciências da Educação e respetivas UID no Sistema Científico e Tecnológico Nacional; iii) organizar espaços conjuntos de debate/divulgação da investigação em diferentes níveis; iv) dar a conhecer o trabalho desenvolvido e potenciar as representações sociais da investigação em Educação; e v) tomar posições conjuntas em torno de documentos de reflexão e de discussão, construindo posições de análise crítica conjuntas.
Organizado desde 2010, o ENJIE tem como objetivo a apresentação e discussão públicas de trabalhos em curso realizados por doutorandos e mestrandos na área das Ciências da Educação, provenientes de cursos lecionados por instituições de ensino superior portuguesas, constituindo-se, desta forma, como uma oportunidade para o enriquecimento dos percursos investigativos e formativos individuais dos seus participantes.
A edição de 2022 do ENJIE foi da responsabilidade do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento (UI&D) constituída por três unidades de gestão, nos Politécnicos de Viseu, Leiria e Guarda, em articulação com o Conselho Coordenador de Centros de Investigação em Ciência e Políticas da Educação.
de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria e teve como tema enquadrador “Futuros da Educação: Ciência Cidadã e Cocriação”. Desta forma, proporcionou-se um ambiente favorável à partilha de experiências e ao enriquecimento mútuo dos percursos investigativos e formativos individuais dos seus participantes. As propostas apresentadas foram todas avaliadas pela Comissão Científica do evento, constituída por investigadores representando as UIs que integram o Conselho Coordenador dos Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação. O livro de atas reúne todos os textos completos que foram submetidos e apresentados durante o VI ENJIE, e distribuídos em secções que representam áreas de investigação dos centros envolvidos: • Políticas Educativas, Didáticas e Formação • Educação para a Saúde e Qualidade de Vida • Educação para o Empreendedorismo e Sustentabilidade • Educação, Cidadania e Inclusão • TIC e Multimédia na Educação
Como evidenciado durante o VI ENJIE, e agora, também através dos textos aqui publicados, a elevada qualidade da investigação produzida na área das Ciências da Educação e, neste caso, no contexto da formação avançada dos programas de Mestrado e de Doutoramento pelos jovens investigadores, representa também o potencial de futuro de uma geração de novos investigadores e da área em Portugal. Na qualidade de Editores do livro, queremos dirigir uma palavra de agradecimento final a todos os que possibilitaram a VI edição do ENJIE e a publicação das Atas: aos investigadores juniores participantes, aos seus orientadores, aos investigadores dos vários centros de investigação e aos seus diretores, a todas as entidades que nos apoiaram, nomeadamente à ESECS/PL e à Comissão Organizadora composta por elementos do CI&DEI, do CIEQV e/ou da ESECS.
de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria e teve como tema enquadrador “Futuros da Educação: Ciência Cidadã e Cocriação”. Desta forma, proporcionou-se um ambiente favorável à partilha de experiências e ao enriquecimento mútuo dos percursos investigativos e formativos individuais dos seus participantes. As propostas apresentadas foram todas avaliadas pela Comissão Científica do evento, constituída por investigadores representando as UIs que integram o Conselho Coordenador dos Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação. O livro de atas reúne todos os textos completos que foram submetidos e apresentados durante o VI ENJIE, e distribuídos em secções que representam áreas de investigação dos centros envolvidos: • Políticas Educativas, Didáticas e Formação • Educação para a Saúde e Qualidade de Vida • Educação para o Empreendedorismo e Sustentabilidade • Educação, Cidadania e Inclusão • TIC e Multimédia na Educação
Como evidenciado durante o VI ENJIE, e agora, também através dos textos aqui publicados, a elevada qualidade da investigação produzida na área das Ciências da Educação e, neste caso, no contexto da formação avançada dos programas de Mestrado e de Doutoramento pelos jovens investigadores, representa também o potencial de futuro de uma geração de novos investigadores e da área em Portugal. Na qualidade de Editores do livro, queremos dirigir uma palavra de agradecimento final a todos os que possibilitaram a VI edição do ENJIE e a publicação das Atas: aos investigadores juniores participantes, aos seus orientadores, aos investigadores dos vários centros de investigação e aos seus diretores, a todas as entidades que nos apoiaram, nomeadamente à ESECS/PL e à Comissão Organizadora composta por elementos do CI&DEI, do CIEQV e/ou da ESECS.
Description
CEECINST/00051/2018s
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria