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- O sentido espacial na creche: a torre dos cubosPublication . Pinto, Hélia; Dias, Isabel Simões; Duarte, NicoleEste estudo visa perceber como se desenvolveu o sentido espacial num momento de brincadeira livre na creche entre 11 crianças (12/24 meses) e um adulto, no episódio denominado torre dos cubos. Adotando o paradigma interpretativo, recorreu-se à observação participante para aceder aos dados. Os resultados revelam comportamentos das crianças e do adulto (e.g., as crianças aproximam-se e afastam-se do local da construção; o adulto modela comportamentos) que nos levam a inferir que a criança desenvolve o sentido espacial de forma intuitiva e espontânea, na interação com objetos, com pares e com adulto(s) responsivo(s).
- VI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Livro de atas 4 e 5 de Fevereiro de 2022Publication . Cardoso, Ana Paula; Tavares, Dina; Santos, Filipe; Pinto, Hélia; Dias, Isabel Simões; Fonseca, Marta; Duarte, Nicole; Morouço, Pedro; Tadeu, Pedro; Matos, Rui; Milhano, SandrinaOs Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação promoveram, pela sexta vez, o Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, evento anual que pretende reunir e dar voz aos jovens investigadores em Portugal, no âmbito da formação avançada integrada nos referidos centros – o VI ENJIE. O Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação – ENJIE – é uma iniciativa do Conselho de Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação, um grupo constituído por Unidades de Investigação e Desenvolvimento (UID) na área da Educação, cujos objetivos são: i) afirmar o valor da investigação na área das Ciências da Educação nas dimensões social, cultural, económica e política; ii) incrementar a presença das Ciências da Educação e respetivas UID no Sistema Científico e Tecnológico Nacional; iii) organizar espaços conjuntos de debate/divulgação da investigação em diferentes níveis; iv) dar a conhecer o trabalho desenvolvido e potenciar as representações sociais da investigação em Educação; e v) tomar posições conjuntas em torno de documentos de reflexão e de discussão, construindo posições de análise crítica conjuntas. Organizado desde 2010, o ENJIE tem como objetivo a apresentação e discussão públicas de trabalhos em curso realizados por doutorandos e mestrandos na área das Ciências da Educação, provenientes de cursos lecionados por instituições de ensino superior portuguesas, constituindo-se, desta forma, como uma oportunidade para o enriquecimento dos percursos investigativos e formativos individuais dos seus participantes. A edição de 2022 do ENJIE foi da responsabilidade do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento (UI&D) constituída por três unidades de gestão, nos Politécnicos de Viseu, Leiria e Guarda, em articulação com o Conselho Coordenador de Centros de Investigação em Ciência e Políticas da Educação.
- Introducing Exploratory Teaching in Preservice Teacher Education Through Lesson StudyPublication . Duarte, Nicole; Ponte, João Pedro da; Faria, FilipaIn exploratory teaching, the pupils learn from their work on tasks that aim to introduce new concepts, procedures, representations and mathematical ideas. Lesson study, with its focus on teachers’ collaborative and reflective work around issues of pupil learning, is a powerful formative process that may be used in preservice teacher education, sustaining an exploratory teaching approach. In this article, we present a lesson study experience in preservice teacher education, addressing the case of a preservice teacher who is preparing to teach in grades 1–6. Our aim is to identify what key aspects of knowledge of teaching practice does the preservice teacher use when preparing and leading an exploratory lesson during her participation in a lesson study. Our methodology is qualitative, with data collected from the lesson study sessions and the collection of documents produced during the lesson study work, and the data are analysed using a model that presents the key aspects of knowledge of teaching practice. The results show that the structure and the activities carried out in the lesson study, such as designing the lesson, selecting the task and anticipating questions to be posed to pupils, promoted the use of the preservice teacher’s didactic knowledge regarding the phases of an exploratory lesson.