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  • Multiplos Olhares sobre a Dis.lexia
    Publication . Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina; Fonseca, Marta; Pinto, Carina; Tavares, Dina
    Múltiplos Olhares sobre a DIS.lexia surge com o intuito de partilhar conhecimento teórico-prático sobre as Perturbações da Aprendizagem Específicas, mais especificamente sobre o tema da Dislexia. Constituída por vários textos que, em conjunto, visam apresentar perspetivas de profissionais de educação e saúde sobre o tema, a presente publicação pretende veicular conhecimentos e mover mentalidades, assumindo sempre uma perspetiva multidisciplinar e inclusiva. No seu interior pode obter-se informação que vai desde a sistematização de conceitos até à perspetiva prática de quem trabalha com crianças e adolescentes com Dislexia, passando por sistematizações e revisões da literatura, bem como por estudos exploratórios.
  • A literacia financeira e as necessidades de formação dos estudantes do ensino superior
    Publication . Rainho, Nuno; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos; Sousa, Marlene; Tavares, Dina
    A literacia financeira tornou-se uma competência social para viver e prosperar na economia moderna, afetando a estabilidade económica e financeira individual e coletiva. As decisões e riscos financeiros assumidos atualmente pela população jovem são muito mais desafiantes do que os assumidos pelas gerações antecessoras, fenómeno associado ao desenvolvimento e complexificação dos mercados financeiros, assim como ao cada vez mais fácil e precoce acesso a produtos e serviços financeiros. A título exemplificativo, os estudantes enfrentam hoje em dia decisões financeiras imediatas: a maioria já é consumidor de serviços financeiros, como contas bancárias com acesso a serviços de pagamento on-line (Lusardi, 2015). Com efeito, é de capital importância que a população jovem detenha conhecimentos financeiros que a ajude a tomar decisões financeiras complexas e que poderão vir a afetar as suas vidas no médio e longo prazo. Estudos realizados pela OCDE demonstram que a maior parte dos estudantes de países de variados níveis de desenvolvimento económico e financeiro demonstram possuir apenas competências básicas de literacia financeira, tais como diferenciar necessidades de desejos ou efetuar a comparação do valor dos bens baseada no preço por unidade (OECD, 2014). Por outro lado, a crise financeira de 2008 veio demonstrar que decisões financeiras mal informadas e inconsequentes (normalmente associadas à falta de literacia financeira) pode ter implicações dramaticamente negativas a nível individual e global (INFE/OECD 2009; OECD 2009). A literacia financeira é, portanto, verdadeiramente uma competência essencial para o século XXI (Lusardi, 2015). A presente investigação visa analisar o nível de literacia financeira dos estudantes universitários. Nesse âmbito, foi aplicado um inquérito por questionário aos estudantes do 1º ano de diversos cursos, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, onde se procurou avaliar a compreensão de conceitos e fenómenos financeiros tais como: o impacto da inflação nos rendimentos, avaliação das condições de um empréstimo e de um depósito e conhecimento da diferença entre um cartão de débito e um cartão de crédito. O estudo tem ainda como objetivo sistematizar as necessidades de formação financeira consciencializadas pelos estudantes e confrontar os resultados obtidos relativos à literacia financeira dos estudantes com as necessidades de formação financeira que estes estudantes evidenciam. Os resultados obtidos demonstram que os estudantes universitários não compreendem os conceitos e fenómenos financeiros de forma ampla e profunda e evidenciam consciência dos jovens relativamente às necessidades de formação na área financeira.
  • A formação financeira promove a literacia financeira dos estudantes do Ensino Superior? – Estudo de caso aplicado a estudantes da ESECS-IPLeiria
    Publication . Tavares, Dina; Rainho, Nuno; Sousa, Marlene; Santos, Tânia
    Neste artigo temos como principal objetivo refletir sobre a importância da criação de programas de literacia financeira no ensino superior. Este estudo surge no âmbito do Programa de Educação para a Literacia Financeira (PELF) do Politécnico de Leiria (PLeiria) que visa, entre outros objetivos, incrementar o nível de literacia financeira da comunidade PLeiria assim como, avaliar os resultados decorrentes dessa implementação. Os participantes foram estudantes de três cursos de licenciatura da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do PLeiria. O instrumento de recolha de dados foi um inquérito por questionário aplicado a um grupo de estudantes em duas fases distintas: a primeira fase quando os estudantes ingressaram no ensino superior, frequentando o 1.º ano de licenciatura, e a segunda, após dois anos, quando ingressavam o 3.º ano da licenciatura. Entre a 1.ª e a 2.ª fase, estes estudantes tiveram formação financeira, promovida pelo PELF. Os resultados mostraram evidências de ligeiras melhorias em termos do nível de literacia financeira demonstrado pelos estudantes, quando comparados os resultados das duas fases. Concluímos ainda que a formação financeira dada aos estudantes, apesar de ter um efeito positivo no incremento da sua literacia financeira, ainda não é suficiente de modo a que os estudantes sejam capazes de tomar decisões financeiras conscientes, influenciando a sua confiança em realizar poupanças e investimentos.
  • Constrained fractional variational problems of variable order
    Publication . Tavares, Dina; Almeida, Ricardo; Torres, Delfim F. M.
    Isoperimetric problems consist in minimizing or maximizing a cost functional subject to an integral constraint. In this work, we present two fractional isoperimetric problems where the Lagrangian depends on a combined Caputo derivative of variable fractional order and we present a new variational problem subject to a holonomic constraint. We establish necessary optimality conditions in order to determine the minimizers of the fractional problems. The terminal point in the cost integral, as well the terminal state, are considered to be free, and we obtain corresponding natural boundary conditions.
  • O conhecimento matemático de futuros professores dos primeiros anos: o caso dos números racionais
    Publication . Tavares, Dina; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno
    Neste artigo apresenta-se parte dos resultados de um estudo que procura compreender o conhecimento matemático dos estudantes da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), no que respeita aos 4 grandes temas matemáticos, nomeadamente números e operações, geometria e medida, organização e tratamento de dados e álgebra. Por conseguinte, apresentam-se apenas os dados relativos ao conhecimento dos estudantes sobre números racionais, no momento do seu ingresso na licenciatura, e que resultaram das suas respostas a um questionário sobre números e operações, implementado aquando do referido ingresso. Os resultados encontrados nesta fase inicial da investigação, apesar de evidenciarem algum conhecimento dos estudantes sobre o significado da fração como razão, revelam dificuldades dos mesmos, nos conceitos mais elementares deste conjunto de números. Assim, salientam-se dificuldades no reconhecimento da maioria dos significados das frações, na construção da unidade de referência, na identificação de frações equivalentes, na comparação e ordenação de números racionais, no reconhecimento da sua densidade, bem como nas operações com estes números e na formulação de problemas a partir de expressões dadas.
  • O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da organização e tratamento de dados
    Publication . Tavares, Dina; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno
    Neste artigo apresentamos parte dos resultados de um estudo que procura compreender o conhecimento matemático dos estudantes da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), no que respeita aos 4 grandes temas matemáticos, nomeadamente números e operações, geometria e medida, organização e tratamento de dados e álgebra. Em particular, apresentamos os resultados relativos à caraterização do conhecimento acerca do tema organização e tratamento de dados dos estudantes, no momento do seu ingresso na licenciatura. Os resultados encontrados nesta fase inicial da investigação apesar de evidenciarem alguma facilidade dos estudantes no uso e interpretação de algumas representações como o gráfico de barras e o gráfico circular, mostram maiores dificuldades ao nível de outras representações como o diagrama de Carrol ou a tabela de frequências. Ao nível das medidas de localização os estudantes evidenciam maiores dificuldades no cálculo e interpretação da mediana. Adicionalmente, as maiores lacunas surgem ao nível do sentido crítico relativamente à informação, às representações e às medidas. São ainda visíveis alguns conhecimentos elementares da noção clássica de probabilidade.
  • Promoção do Sucesso e Redução do Abandono Académico: Plano de Ação
    Publication . Lázaro, Alexandra; Pereira, Ana Patrícia; Henriques, Carolina; Toneca, Cláudia; Amaro, Dina; Tavares, Dina; Rodrigues, Filipa; Seco, Graça; Marques, Gorete; Silva, Joana Carrilho da; Varela, Jorge; Brites, Leonel; Rosálio, Lina; Magueta, Lúcia; Filipe, Luís Pereira; Caetano, Marta; Frade, Patrícia; Vaz, Paula; Gonçalves, Pedro; Alves, Sandra; Mina, Sónia; Reis, Susana; Almeida, Susana; Bernardino, Susana; Fonseca, Susana; Ferreira, Tiago; Tavora, Vítor
    De forma de criar e potenciar, no Instituto Politécnico de Leiria, um trabalho colaborativo a partir da identificação e utilização de uma metodologia integrada de promoção do sucesso escolar, que permita identificar, no contexto académico, todas as dimensões do problema e um roteiro de intervenção futuro que inclua a identificação de estratégias para promoção do sucesso académico em Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais, foi desenvolvido o “Laboratório da Mudança”. Através de um método sistémico, participativo e criativo para enfrentar, gerir e mitigar problemas sociais complexos, como são o insucesso e abandono escolar, foi desenvolvido um trabalho em conjunto com os diferentes intervenientes da comunidade académica do Instituto Politécnico de Leiria, no qual foi utilizada a ferramenta Teoria da Mudança para a criação de um plano de ação face a problemas sociais complexos. No Laboratório da Mudança foram convidados a participar vários atores da comunidade académica do IP Leiria, desde direções e escolas, coordenações pedagógicas e demais serviços, bem como docentes e estudantes. A equipa multidisciplinar constituída para o desenvolvimento do Laboratório trouxe contributos variados relevantes e inovadores no desenho de uma estratégia colaborativa e na construção do presente plano de ação. Aquando da identificação do problema, e após o término do projeto, estes atores contribuirão na promoção de outras estratégias, além das propostas em desenvolvimento neste projeto, que possam ser concebidas no futuro visando a resolução dos problemas identificados do insucesso e abandono escolar.
  • Caputo derivatives of fractional variable order: numerical approximations
    Publication . Tavares, Dina; Almeida, Ricardo; Torres, Delfim F. M.
    We present a new numerical tool to solve partial differential equations involving Caputo derivatives of fractional variable order. Three Caputo-type fractional operators are considered, and for each one of them an approximation formula is obtained in terms of standard (integer-order) derivatives only. Estimations for the error of the approximations are also provided. We then compare the numerical approximation of some test function with its exact fractional derivative. We end with an exemplification of how the presented methods can be used to solve partial fractional differential equations of variable order.
  • O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da geometria
    Publication . Tavares, Dina; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno
    Neste artigo apresentamos parte dos resultados de um estudo que procura compreender o conhecimento matemático dos estudantes da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), no que respeita aos 4 grandes temas matemáticos, nomeadamente números e operações, geometria e medida, organização e tratamento de dados e álgebra. Em particular, apresentamos os resultados relativos à caraterização do conhecimento geométrico dos estudantes, no momento do seu ingresso na licenciatura. Os resultados encontrados nesta fase inicial da investigação apesar de evidenciarem alguma facilidade dos estudantes no que respeita à visualização espacial, revelam um parco conhecimento geométrico dos estudantes, quer relativamente a conceitos básicos de geometria, quer relativamente à compreensão e aplicação das propriedades elementares das formas geométricas. Acima de tudo, e no mesmo sentido, sobressaem as dificuldades dos estudantes em relação às transformações geométricas.
  • Optimality Conditions for Fractional Variational Problems with Dependence on a Combined Caputo Derivative of Variable Order
    Publication . Tavares, Dina; Almeida, Ricardo; Torres, Delfim F. M.
    We establish necessary optimality conditions for variational problems with a Lagrangian depending on a combined Caputo derivative of variable fractional order. The endpoint of the integral is free, and thus transversality conditions are proved. Several particular cases are considered illustrating the new results.