Repository logo
 
Publication

VI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Livro de atas 4 e 5 de Fevereiro de 2022

dc.contributor.authorCardoso, Ana Paula
dc.contributor.authorTavares, Dina
dc.contributor.authorSantos, Filipe
dc.contributor.authorPinto, Hélia
dc.contributor.authorDias, Isabel Simões
dc.contributor.authorFonseca, Marta
dc.contributor.authorDuarte, Nicole
dc.contributor.authorMorouço, Pedro
dc.contributor.authorTadeu, Pedro
dc.contributor.authorMatos, Rui
dc.contributor.authorMilhano, Sandrina
dc.date.accessioned2022-09-29T15:07:33Z
dc.date.available2022-09-29T15:07:33Z
dc.date.issued2022-02
dc.descriptionCEECINST/00051/2018spt_PT
dc.description.abstractOs Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação promoveram, pela sexta vez, o Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, evento anual que pretende reunir e dar voz aos jovens investigadores em Portugal, no âmbito da formação avançada integrada nos referidos centros – o VI ENJIE. O Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação – ENJIE – é uma iniciativa do Conselho de Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação, um grupo constituído por Unidades de Investigação e Desenvolvimento (UID) na área da Educação, cujos objetivos são: i) afirmar o valor da investigação na área das Ciências da Educação nas dimensões social, cultural, económica e política; ii) incrementar a presença das Ciências da Educação e respetivas UID no Sistema Científico e Tecnológico Nacional; iii) organizar espaços conjuntos de debate/divulgação da investigação em diferentes níveis; iv) dar a conhecer o trabalho desenvolvido e potenciar as representações sociais da investigação em Educação; e v) tomar posições conjuntas em torno de documentos de reflexão e de discussão, construindo posições de análise crítica conjuntas. Organizado desde 2010, o ENJIE tem como objetivo a apresentação e discussão públicas de trabalhos em curso realizados por doutorandos e mestrandos na área das Ciências da Educação, provenientes de cursos lecionados por instituições de ensino superior portuguesas, constituindo-se, desta forma, como uma oportunidade para o enriquecimento dos percursos investigativos e formativos individuais dos seus participantes. A edição de 2022 do ENJIE foi da responsabilidade do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento (UI&D) constituída por três unidades de gestão, nos Politécnicos de Viseu, Leiria e Guarda, em articulação com o Conselho Coordenador de Centros de Investigação em Ciência e Políticas da Educação.pt_PT
dc.description.abstractde Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria e teve como tema enquadrador “Futuros da Educação: Ciência Cidadã e Cocriação”. Desta forma, proporcionou-se um ambiente favorável à partilha de experiências e ao enriquecimento mútuo dos percursos investigativos e formativos individuais dos seus participantes. As propostas apresentadas foram todas avaliadas pela Comissão Científica do evento, constituída por investigadores representando as UIs que integram o Conselho Coordenador dos Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação. O livro de atas reúne todos os textos completos que foram submetidos e apresentados durante o VI ENJIE, e distribuídos em secções que representam áreas de investigação dos centros envolvidos: • Políticas Educativas, Didáticas e Formação • Educação para a Saúde e Qualidade de Vida • Educação para o Empreendedorismo e Sustentabilidade • Educação, Cidadania e Inclusão • TIC e Multimédia na Educaçãopt_PT
dc.description.abstractComo evidenciado durante o VI ENJIE, e agora, também através dos textos aqui publicados, a elevada qualidade da investigação produzida na área das Ciências da Educação e, neste caso, no contexto da formação avançada dos programas de Mestrado e de Doutoramento pelos jovens investigadores, representa também o potencial de futuro de uma geração de novos investigadores e da área em Portugal. Na qualidade de Editores do livro, queremos dirigir uma palavra de agradecimento final a todos os que possibilitaram a VI edição do ENJIE e a publicação das Atas: aos investigadores juniores participantes, aos seus orientadores, aos investigadores dos vários centros de investigação e aos seus diretores, a todas as entidades que nos apoiaram, nomeadamente à ESECS/PL e à Comissão Organizadora composta por elementos do CI&DEI, do CIEQV e/ou da ESECS.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25766/3epr-2g28pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8797-82-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7746
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiriapt_PT
dc.relationCEECINST/00051/2018s
dc.relationCentre for Studies in Education and Innovation
dc.titleVI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Livro de atas 4 e 5 de Fevereiro de 2022pt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCentre for Studies in Education and Innovation
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F05507%2F2020/PT
oaire.citation.titleVI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educaçãopt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameCardoso
person.familyNameTavares
person.familyNameSilva Santos
person.familyNamePinto
person.familyNamePinto Simões Dias
person.familyNameDuarte
person.familyNameMorouço
person.familyNameTadeu
person.familyNameMatos
person.familyNameMilhano
person.givenNameAna Paula
person.givenNameDina
person.givenNameFilipe Alexandre
person.givenNameHélia
person.givenNameMaria Isabel
person.givenNameNicole Gaspar
person.givenNamePedro
person.givenNamePedro
person.givenNameRui
person.givenNameSandrina
person.identifier0000000069694291
person.identifier435983
person.identifier0000000069290457
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&user=ozO1F0AAAAAJ
person.identifier.ciencia-id4019-E6D8-1885
person.identifier.ciencia-idE017-F6C3-562F
person.identifier.ciencia-idB512-6F54-83BE
person.identifier.ciencia-idB211-F250-98AF
person.identifier.ciencia-id521C-3569-D044
person.identifier.ciencia-idD718-5FC5-D846
person.identifier.ciencia-idF619-3996-742A
person.identifier.ciencia-idD61B-0E14-0121
person.identifier.ciencia-idE91C-D6C7-62A5
person.identifier.ciencia-id4E12-804B-3E3F
person.identifier.orcid0000-0001-5062-4098
person.identifier.orcid0000-0002-4938-0855
person.identifier.orcid0000-0003-1169-5816
person.identifier.orcid0000-0002-7891-2523
person.identifier.orcid0000-0001-5522-3760
person.identifier.orcid0000-0001-8396-6369
person.identifier.orcid0000-0002-5956-9790
person.identifier.orcid0000-0002-0698-400X
person.identifier.orcid0000-0002-2034-0585
person.identifier.orcid0000-0001-6747-9472
person.identifier.ridA-9191-2018
person.identifier.ridK-9545-2013
person.identifier.ridQ-7151-2018
person.identifier.scopus-author-id54794771700
person.identifier.scopus-author-id56519530700
person.identifier.scopus-author-id24339135400
person.identifier.scopus-author-id57211804484
person.identifier.scopus-author-id55315503400
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd7488611-0d37-4336-b615-7bab22139ae5
relation.isAuthorOfPublicatione6ef797b-2ad4-446d-961d-239c53f9ea37
relation.isAuthorOfPublicatione56eee1e-677c-466a-9991-1ed1087534cd
relation.isAuthorOfPublication4dd8f775-5fdf-4b68-a8b3-3f186e66ee59
relation.isAuthorOfPublication49a63273-5b4d-42b4-ba47-9e85eba76a54
relation.isAuthorOfPublication25d61d99-9436-465d-ae80-e7e1ccb318ab
relation.isAuthorOfPublication05b28d80-9e18-41cc-a66c-f37955bfc8da
relation.isAuthorOfPublication557b240a-5c10-488e-9574-c2c56b1c3c9c
relation.isAuthorOfPublication28ca4c61-3386-4b73-9eef-c377816d5a31
relation.isAuthorOfPublication07d14f14-c5c3-406f-b796-3be6dd4c351a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery49a63273-5b4d-42b4-ba47-9e85eba76a54
relation.isProjectOfPublication64abcab9-a31e-4918-aa56-042d38efa585
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery64abcab9-a31e-4918-aa56-042d38efa585

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
VI_ENGIE_DOI.pdf
Size:
5.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: