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Largar e pontapear à parede: desempenho de crianças e jovens praticantes de atletismo face a não praticantes desportivos

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Abstract(s)

No Atletismo, a componente manipulativa está praticamente reduzida aos lançamentos, não sendo utilizados padrões de movimento fundamentais como o pontapear ou o agarrar. Deste modo, pretendeu-se verificar se, ainda assim, tal prática seria suficiente para diferenciar o desempenho dos seus praticantes numa tarefa manipulativa face a não praticantes de qualquer atividade desportiva federada. Foram avaliadas 62 crianças e jovens com idades entre os 10 e os 14 anos (12,75±1,38), sendo 32 (15 rapazes e 17 raparigas) praticantes de Atletismo e 30 (16 rapazes e 14 raparigas) não praticantes de qualquer modalidade desportiva. A tarefa consistiu em pontapear o maior número de vezes possível, em 30 segundos, uma bola de futebol à parede, à distância de 2 metros, largando-a e pontapeando-a antes de esta cair ao chão e agarrando-a após o ressalto. Os resultados mostraram i) superioridade dos praticantes de Atletismo face aos não praticantes, em geral (17,00±0,81vs 13,87±0,90, p<0,05, d Cohen 4,76) e na análise por sexo; ii) superioridade dos rapazes face às raparigas, em geral (17,48±0,99 vs 13,48±0,62, p<0,01, d Cohen 4,59) e em cada um dos grupos de prática (Atletismo vs prática nenhuma). Apesar das limitações referidas, o Atletismo parece ter potencial para promover o desenvolvimento de habilidades motoras manipulativas.

Description

Keywords

Atletismo Manipulativos Performance Crianças Desenvolvimento

Citation

Matos, R., Lopes, N., Antunes, R., Salvador, R., Monteiro, D., Coelho, L., Rebelo-Gonçalves, R., & Amaro, N. (2021). Largar e pontapear à parede: desempenho de crianças e jovens praticantes de atletismo face a não praticantes desportivos. In A. R. Matias, G. Almeida, G. Veiga & J. Marmeleira (Eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV (pp. 213-216). Universidade de Évora. ISBN: 978-972-778-216-1

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