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- Livro de Resumos Partilha de Práticas 2019: 3T´s - Teachers Teaching Teachers: Politécnico de LeiriaPublication . Pereira, Isabel; Ramalho, Sónia; Alexandre, Marta Filipe; Lopes, Maria de São Pedro; Kowalski, Maria; Magueta, Lúcia; Sousa, Jenny; Oliveira, Paulo; Lobão, Catarina; Serrano, LuisDesde o ano letivo 2012/2013, o Politécnico de Leiria organiza um evento anual que visa a partilha de boas práticas promovidas pelos seus docentes, nos vários ciclos de ensino. Inicialmente, foi dado destaque às práticas pedagógicas decorrentes do regime a distância. Contudo, como os ciclos de formação significam mudança, melhoramento e abrangência, no ano letivo de 2015/2016, foram organizadas, em colaboração com os Conselhos Pedagógicos das cinco escolas, as Jornadas Pedagógicas que visam promover a partilha de experiências e a reflexão em torno das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes, em ambos os regimes de ensino – presencial e a distância. Em 2018/2019, foi lançado o desafio de criar um livro de resumos das práticas partilhadas no evento, intitulado “3T´s - Teachers Teaching Teachers”, para uma maior disseminação da qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido na nossa instituição. Em cada partilha estão histórias e reflexões que cada docente escolheu apresentar, evidenciando dimensões pedagógicas, científicas, metodológicas, organizacionais, relacionais e pessoais. Neste documento estão compilados, apenas, os resumos submetidos pelos docentes, em formulário próprio, não constando todas as práticas partilhadas no evento. Se em cada uma das Jornadas Pedagógicas os momentos de partilha acabam, ficam disponíveis, para cada docente, ferramentas para explorar e construir novas formas de ensinar e de fazer aprender.
- Lexical acquisition of European Portuguesa without barriers: state of the artPublication . Veloso, Raúl; Mateus, Beatriz; Alexandre, Marta Filipe; Pós de Mina, Sónia; Pinto, CarinaIntroduction: Acquisition of lexicon and morphological constituents is a topic of interest in several areas of knowledge. However, there is no research focused on European Portuguese. Aim: We carry out a systematic review of the literature, in order to identify and analyze the research related to this theme and contribute to its development. Methods: Three steps were considered: i) definition of the review objective; ii) identification of the literature; and iii) selection of studies to include. These are fundamental steps, as they provide support to researchers to formulate and adapt research questions based on the information acquired (Sampoio & Mancini, 2007). Some examples of keywords for this revision are in Portuguese: léxico, linguagem, complexidade morfológica, desenvolvimento morfológico, aquisição da gramática and in English: lexical acquisition, lexical development, language development, morphological development, verb aquisition. The databases for the research were: Education Resources Information Center (ERIC); Research Gate; B-On; Pub- Med/MedLine; CambridgeCore; SciELO and Cochrane. Finally, inclusion criteria were set: Studies of morphology and lexicon; studies that include children up to 6 years of age; studies related to the typical development of the Language; studies related to monolingual acquisition and development and studies in English and Romance languages such as Spanish and Portuguese. Conclusion: After applying the inclusion criteria, we were able to find 281 articles to analyze. The preliminary analysis allows us to state that there are no specific data, for European Portuguese, about the ages of acquisition of grammatical classes. The acquisition of morphological constituents has also not been studied in European Portuguese. We found studies for Brazilian Portuguese and English that may be a ground base for future studies in European Portuguese.
- “É estar a ver a nossa casa a arder e atirar gasolina para o fogo”: poder, resistência e luta em defesa do planeta.Publication . Gouveia, Carlos A. M.; Alexandre, Marta
- A causalidade na Didática da História: levantamento de padrões lexicogramaticais em manuais escolaresPublication . Alexandre, Marta; Caels, Fausto Felix Geert; Gonçalves, Matilde; Jorge, Noémia; Marques, CarlaA transversalidade da língua portuguesa constitui atualmente elemento fundamental para as orientações programáticas implementadas no sistema educativo português (cf. Sá & Lima, 2015). De facto, os documentos ofciais valorizam a importância de haver práticas integradas de leitura e escrita em todas as disciplinas do currículo. Este artigo visa contribuir para esta realidade, com conhecimento orientado para a operacionalização da transversalidade, oferecendo a caracterização do português enquanto língua veicular e selecionando, para o efeito, a expressão lexicogramatical da causalidade em textos de manuais escolares de História. Nesta primeira secção, esclarece-se o conceito de causalidade e o seu papel no ensino da História, apresentando-se uma breve revisão dos estudos dedicados a estes tópicos e destacando-se os aspetos mais relevantes para uma descrição linguística aplicada ao contexto do ensino.
- Learning to use R2L in PortugalPublication . Gouveia, Carlos A. M.; Alexandre, Marta; Caels, Fausto Felix Geert; Claire Acevedo, Claire; Rose, David; Whittaker, RachelThis chapter reports on the use of the genre-based literacy pedagogy Reading to learn (R2L) in the cultural, educational and linguistic context of Portugal. R2L was officially introduced during the European Comenius project Teacher Learning for European Literacy Education (TeL4ELE). Following the project, R2L was introduced in pre-service teacher training programmes and in different university courses as part of their literacy development strategies. R2L workshops have been conducted in different parts of the country and there is a growing body of research on the use of R2L in different fields and educational settings (articles, book chapters, theses). Working closely with teachers and school boards, and creating interdisciplinary teams have proven to be crucial in overcoming initial resistance by professionals who claim to possess prior knowledge of genre principles (language teachers) and by those who fear R2L will compromise content teaching (subject teachers). Lack of materials on genre pedagogy, and the pre-existence of genre-related terminology in the Portuguese curriculum has led to a project to describe and exemplify the genres of the Portuguese curriculum and to promote dialogue between different genre-based approaches in use in Portugal.
- A avaliatividade em manuais de História: Análise exploratóriaPublication . Alves, Mário Amado; Filipe Alexandre, Marta; Caels, Fausto
- Recursos textuais para a construção de conhecimento classificativo - as taxonomias em manuais escolares de Ciências NaturaisPublication . Caels, Fausto; Quaresma, Ângela; Barbeiro, Luís; Filipe Alexandre, MartaEste artigo incide sobre a construção linguística do conhecimento científico, no contexto de ensino-aprendizagem. Tem como objetivos traçar a estrutura organizacional dos textos inseridos em manuais escolares e identificar os recursos lexicais envolvidos na verbalização dos sistemas de classificação. O estudo é enquadrado pela Linguística Sistémico--Funcional (Halliday, 2014) e pelos Estudos de Género da Escola de Sydney (Martin & Rose, 2008). Metodologicamente, constituiu-se um corpus de 100 textos apresentados em manuais de Ciências Naturais (2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico), usados em Portugal. Procedeu-se à identificação das etapas estruturais dos textos, segundo as etapas definidoras do género Relatório Classificativo, e caracterizou-se a etapa Sistema de Classificação, focando os elementos semânticos e sua realização lexicogramatical. Como resultado, verificam-se uma ausência significativa de etapas definidoras, a par da presença da etapa opcional Orientação, e o uso irregular dos elementos semânticos do Sistema de Classificação, cujas realizações lexicogramaticais nem sempre se inscrevem no domínio classificativo. Defende-se a necessidade da tarefa de explicitação aos estudantes das coordenadas contextuais e textuais dos géneros classificativos, para otimizar a compreensão e a produção de textos científicos.
- Artigos selecionados da 29.ª Conferência Europeia de Linguística Sistémico-Funcional (ESFLC2019)Publication . Alexandre, Marta Filipe; Caels, Fausto; Marques, Gorete; Mendes, Mafalda; Conde, InêsNo presente volume, publica-se um conjunto de artigos científicos que fixam pela escrita trabalhos apresentados na 29.ª edição da Conferência Europeia de Linguística Sistémico-Funcional, que teve lugar em julho de 2019, na cidade de Leiria. Esta conferência, um evento promovido anualmente pela Associação Europeia de Linguística Sistémico-Funcional, foi organizada por dez colegas portugueses afiliados a três instituições: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e Escola Superior de Tecnologia e Gestão, ambas do Politécnico de Leiria, e CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra. A publicação surge em 2021, num contexto de pandemia que veio suspender as nossas vidas em vários domínios, no plano pessoal e institucional, com efeitos na duração do processo de revisão científica e de edição desta publicação. Apesar das adversidades, julgamos que não poderíamos deixar de corresponder às expetativas dos colegas que quiseram contribuir para mais uma publicação da Conferência Europeia de Linguística Sistémico- Funcional. Aqui chegados, sentimos que devemos a todos, autores e revisores, um profundo agradecimento pela confiança em nós depositada e também pelo cuidado, pela paciência e pela diligência com que sempre responderam às nossas solicitações. Os textos que compõem a obra foram submetidos para avaliação da comissão científica do volume e foram objeto de revisão por pares. A sua publicação assinala a vitalidade e produtividade da comunidade científica reunida na 29.ª edição da Conferência Europeia de Linguística Sistémico- -Funcional.
- A análise crítica do discurso em contexto de ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira: métodos e recursosPublication . Filipe Alexandre, Marta; Conde, InêsNo alinhamento de estudos sobre a dimensão discursiva no contexto ensino-aprendizagem do PLE, este trabalho procura mapear estraté-gias didáticas aplicadas na UC “Análise do Dis-curso”, no âmbito da licenciatura em Língua Portu-guesa Aplicada, lecionada no Politécnico de Leiria. Focam-se métodos e recursos da Análise Crítica do Discurso, designadamente relações interdis-cursivas e a representação dos atores sociais, segundo uma abordagem da língua que contem-pla aspetos de significação cultural, contexto, ideo-logia e relações de poder. Discutem-se etapas de análise, materiais usados na sua aplicação e a forma como são apropriados pelos estudantes. Os resultados realçam a necessidade de estabe-lecer constantes relações entre as características genológicas e os objetivos comunicativos dos tex-tos, bem como a importância de orientar o tra-balho de desconstrução de escolhas discursivas e práticas sociais e culturais. Destaca-se ainda a importância de se disponibilizarem e discutirem exemplos de análise crítica de textos a fim de potenciar as competências de descrição e inter-pretação por parte dos/as estudantes.