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- Razões para a opinião modificada do Revisor Oficial de Contas nos Municípios Portugueses de média e grande dimensão: Anos de 2019 e 2020Publication . Oliveira, Romeu de; Carvalho, Alexandra Cristina PinheiroEste trabalho analisa a opinião às contas individuais, de 2019 e 2020, dos Municípios Portugueses de média e grande dimensão, emitida pelo Revisor Oficial de Contas. Através de uma metodologia de análise de conteúdo foi possível determinar qual o tipo de opinião que é emitida nas Certificações Legais das Contas (CLC) e quais as razões para a modificação da opinião. Tendo em conta ambos os anos, cerca de 68,04% das opiniões são modificadas e as principais razões para a modificação da opinião do revisor prendem-se com a plenitude e mensuração dos ativos fixos tangíveis, mensuração das provisões, mensuração das participações financeiras e confirmação dos saldos de terceiros. Tendo em consideração os anos em causa, o trabalho também conclui que existem opiniões modificadas que se relacionam com novas matérias introduzidas pelo SNC-AP, que sucedeu ao POCAL, nomeadamente em relação à aplicação da NCP 4 – Acordos de Concessão de Serviços: Concedente.
- A Variação do DesenhoPublication . Cordeiro, Ana Carolina Lameira Veigas; Baraona, Maria Isabel Gallis PereiraA presente dissertação propõe apresentar uma reflexão sobre a minha prática artística, que tem como base o desenho, apresentando o desenvolvimento de um corpo de trabalho criado no decorrer deste Mestrado em Artes Plásticas. Refiro algumas premissas recorrentes que tenho observado durante a minha experiência de criação artística.
- Learning to use R2L in PortugalPublication . Gouveia, Carlos A. M.; Alexandre, Marta; Caels, Fausto Felix Geert; Claire Acevedo, Claire; Rose, David; Whittaker, RachelThis chapter reports on the use of the genre-based literacy pedagogy Reading to learn (R2L) in the cultural, educational and linguistic context of Portugal. R2L was officially introduced during the European Comenius project Teacher Learning for European Literacy Education (TeL4ELE). Following the project, R2L was introduced in pre-service teacher training programmes and in different university courses as part of their literacy development strategies. R2L workshops have been conducted in different parts of the country and there is a growing body of research on the use of R2L in different fields and educational settings (articles, book chapters, theses). Working closely with teachers and school boards, and creating interdisciplinary teams have proven to be crucial in overcoming initial resistance by professionals who claim to possess prior knowledge of genre principles (language teachers) and by those who fear R2L will compromise content teaching (subject teachers). Lack of materials on genre pedagogy, and the pre-existence of genre-related terminology in the Portuguese curriculum has led to a project to describe and exemplify the genres of the Portuguese curriculum and to promote dialogue between different genre-based approaches in use in Portugal.
- Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade digital segundo o normativo ISO 9001:2015 numa empresa do setor das Tecnologias de InformaçãoPublication . Orfão, Ema Sofia Lisboa; Rodrigues, Susana Cristina Serrano Fernandes; Gaspar, Marcelo Rudolfo CalveteApesar de ser um processo voluntário, muitas empresas investem na certificação dos seus Sistemas de Gestão da Qualidade movidas por motivações, quer internas, quer externas. A ISO 9001 é a norma mais utilizada a nível mundial no que respeita à gestão da Qualidade, sendo aplicável a todo o tipo de Organizações, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação. A última edição da norma foi publicada em 2015 e veio trazer mais flexibilidade, diminuindo as exigências em termos de documentação e registos e introduzindo o conceito de pensamento baseado no risco. A massificação do certificado, aliada ao investimento de recursos humanos e financeiros necessários à manutenção da certificação constituem parte dos motivos que justificam o fenómeno de descertificação que se tem observado nos últimos anos. O presente relatório descreve as atividades realizadas durante um estágio curricular no âmbito do 2º ano do mestrado em Controlo de Gestão. A entidade acolhedora foi a Arentia SA, uma empresa que atua no setor das Tecnologias de Informação, que pretendia construir um Sistema de Gestão da Qualidade digital. Para além da descrição das atividades desenvolvidas, é apresentado um estudo qualitativo relativo ao impacto da digitalização nas práticas da gestão da Qualidade e no futuro dos sistemas de gestão.
- Estudo e Implementação da Metodologia Lean ao Processo de Produção de Fiambres Para FatiarPublication . Valente, António Sérgio Marques; Novo, Paulo Jorge da Costa ParenteOs desafios e obstáculos aos quais os setores industrial e económico estão expostos nos dias de hoje levam a que cada vez mais as organizações idealizem e implementem soluções de melhoria dos seus processos e de aproveitamento de todos os recursos que têm disponíveis, com o objetivo de melhorar o seu posicionamento no mercado que cada vez está mais competitivo. As organizações procuram diferenciar-se proporcionando produtos ou serviços de melhor qualidade, em maior quantidade, com prazos de entrega mais reduzidos e adequados ao cliente e tudo isto com a utilização de menos recursos. Esta é a base do pensamento Lean, produzir mais e melhor, utilizando o mínimo de recursos possíveis. Com este trabalho pretende-se melhorar o processo de produção de fiambres para fatiar na Nobre Alimentação SA, aproveitando de forma mais eficiente os recursos disponíveis e, através da aplicação da metodologia Lean, analisar os desperdícios associados ao processo e encontrar soluções para os reduzir ou eliminar, tornando-o num processo mais organizado e eficaz. Para isso, foi realizada uma recolha de dados em todas as etapas do processo e procedeu-se à sua análise detalhada, construindo assim um suporte para tomar as melhores decisões. Posteriormente, foram selecionadas as atividades que não acrescentam valor mais significativas e aplicadas as ferramentas Lean mais adequadas. Os resultados obtidos permitiram concluir que o processo ficou mais eficiente e robusto, a rentabilidade do mesmo aumentou, reduziram-se as fontes de desperdício ao longo das etapas do processo e, portanto, o principal objetivo foi cumprido
- O Relatório de Gestão das IPSS do Distrito de Leiria: Proposta para o Centro Social e Paroquial de Regueira de PontesPublication . Leal, Sandra Cristina Barros; Carvalho, Alexandra Cristina PinheiroEste relatório de estágio tem por finalidade descrever o estágio curricular realizado no Centro Social e Paroquial de Regueira de Pontes (CSPRP) de 16 de novembro de 2022 a 20 de março de 2023 no âmbito do Curso de Mestrado em Contabilidade e Fiscalidade. São descritas as tarefas realizadas no decorrer do estágio inseridas no tema da contabilidade e fiscalidade. O estágio curricular foi uma mais valia, pois permitiu desenvolver competências e colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a componente letiva do curso. Este relatório irá também desenvolver a temática dos relatórios de gestão nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do distrito de Leiria e propor os aspetos fundamentais a incluir no relatório de gestão do CSPRP.