Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A causalidade na Didática da História: levantamento de padrões lexicogramaticais em manuais escolares

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Alexandre_e_Caels_2024.pdf661.43 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A transversalidade da língua portuguesa constitui atualmente elemento fundamental para as orientações programáticas implementadas no sistema educativo português (cf. Sá & Lima, 2015). De facto, os documentos ofciais valorizam a importância de haver práticas integradas de leitura e escrita em todas as disciplinas do currículo. Este artigo visa contribuir para esta realidade, com conhecimento orientado para a operacionalização da transversalidade, oferecendo a caracterização do português enquanto língua veicular e selecionando, para o efeito, a expressão lexicogramatical da causalidade em textos de manuais escolares de História. Nesta primeira secção, esclarece-se o conceito de causalidade e o seu papel no ensino da História, apresentando-se uma breve revisão dos estudos dedicados a estes tópicos e destacando-se os aspetos mais relevantes para uma descrição linguística aplicada ao contexto do ensino.

Description

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Grácio Editor

CC License