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Rodrigues dos Santos, David

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  • Viver através da lente : um novo interface social ou a forma contemporânea de experienciar o real?
    Publication . Santos, David Rodrigues dos
    This paper begins with the assertion, made by Jean Baudrillard, that the technologically mediated image has a strong predisposition to perversity. Starting with this approach, we have situated this analysis between the contact line of the artistic productions created with the aid of technology and the representations of the self through social networks. To this end, we have postulated three key concepts in which we highlight the role of the mediated image in artistic practices at the turn of the 20th century, in particular with the Fluxus movement. Secondly, we’ll discuss the underlying process of the informational aesthetics and the dialogical communication based on artworks created to operate in the communication and information network and, finally, we’ll conclude with a consideration of the importance that this interfaces grasp in shifting the way we experience the real.
  • A ética que nos protege : a responsabilidade social da bioarte
    Publication . Santos, David Rodrigues dos
    O campo da ética tem sido dominado por princípios e pressupostos do pensamento racionalista filosófico ocidental. As recentes explorações no campo da arte sugerem um movimento em direção a um enquadramento prático, teórico e conceptual dos problemas éticos relacionados com a manipulação dos seres vivos, especialmente, na bioarte. Entendemos, que deve ser dada uma maior atenção à importância das determinantes mudanças culturais e históricas que moldam a reflexão ética contemporânea e que suscitam o alargamento de questões, para além da esfera dos especialistas, a uma esfera mais vasta e colaborativa que é o do campo artístico. Neste artigo examinamos a forma como pode operar tal discussão, tendo como pano de fundo obras de arte produzidas com o auxílio das ferramentas da biotecnologia, num espírito de ‘hands-on’. Por fim, lançamos um desafio à discussão no presente seminário, oferecendo linhas de pensamento sobre como pode atuar tal responsabilidade ética da bioarte tendo como mote principal um compromisso não-normativo que permite a discussão plena da produção e transformação da “vida” nas suas múltiplas mediações, culturais, politicas, económicas e religiosas.
  • Anything goes? Uma discussão ética sobre arte extrema
    Publication . Santos, David Rodrigues dos
    O ponto de ignição deste texto recai, quase na sua totalidade, na crescente necessidade de uma discussão sobre um tema que, pela sua natureza litigiosa, requer um debate capaz de identificar aspectos passíveis de contestação. A história da arte habituou-nos a inúmeros movimentos de ruptura, a paradoxos e a outras contendas ao longo dos anos. Contudo, começam agora a surgir, e cada vez com maior intensidade, debates, conferências, ensaios e análises mais cuidadas que tentam iluminar um caminho de investigação sobre estas novas contendas que, parte da produção artística, tem reclamado como sua. Ora, referimo-nos, especificamente a produções que foram historicamente denominadas das mais diversas formas. Nascendo sob a égide de Body Art (titulo que ganhou outras conotações ligadas a outros campos que não apenas o da produção artística), desembocou em outras acções que foram sendo nomeadas de Carnal Art, de Bioart, de Disturbing Art e, daquela que adoptamos para este texto, baptizada por Francesca Migleti – a Arte Extrema. Estas práticas ganharam o seu nome pelas suas características síncronas, de perturbação e de libertação através do uso do obsceno, da nudez, do sangue, de excrementos, mutilações, dor, perigo e, da possibilidade iminente da morte.
  • Um mundo sem gravidade: a libertação do corpo na obra de Sergio Prego
    Publication . Santos, David Rodrigues dos
    Neste artigo propõe-se uma discussão sobre a original abordagem do corpo enquanto objeto na obra de Sergio Prego. Procura-se compreender o jogo entre virtual e real que o corpo ocupa nas suas estratégias estéticas. Através da análise das suas obras mais emblemáticas, poderemos verificar a forma como estabelece um jogo entre dicotomias e representa, simultaneamente, um olhar sobre a definição do espectador face ao espaço e ao tempo.
  • Anything goes? Uma discussão sobre a necessidade de uma orientação ética na arte contemporânea
    Publication . Santos, David Rodrigues dos
    As possíveis situações conflituosas no mundo da arte surgem, principalmente, quando os seus produtores trazem para este mundo conteúdos que, normalmente, não estariam presentes. Falamos, especificamente, de problemáticas relacionadas com a técnica, com aspectos de cariz sexual, ou de atentados contra o corpo. Falamos também de “objectos” que normalmente não encontramos nas galerias ou museus, ou seja, sangue, sémen, excrementos, etc… De um modo geral, e a partir das obras de Marina Abramovic, Orlan e Stelarc (entre outros), encontramos nestes escritos espelhados alguns dos paradigmas daquilo que entendemos chamar de arte extrema. Uma arte onde a dor, a violência e o grotesco se encontram impregnados de realidade tornando ainda mais ténue as fronteiras da arte e da moralidade. Desta forma, aquilo que se mostra nesta análise é a necessidade de iniciar uma discussão sobre a Arte, a Autonomia da Arte, a Moral e a Ética, ou a responsabilidade dos agentes artísticos dentro de um campo específico da produção contemporânea, a arte extrema. Torna-se notória a falta de um debate público criador de novas linhas de pensamento e de novas linhas de acção nas práticas artísticas tendo como objectivo o bem comum. Não sabemos, até que ponto, os efeitos que uma produção possa vir a ter nas suas audiências, não sabemos até que ponto essas ligações que se estabelecem entre autor-obra-espectador são perigosas. Contudo, se a apreciação estética de uma obra de arte é efectuada através da sua integral percepção, a sua moral, a suas experiências e a sua visão do mundo, então sugerir a participação, ou uma atitude da audiência significa, exercitar uma vontade moral. Vários paradigmas serão apontados, entre os quais a tentativa da arte extrema tornar visível, através das suas operações, o funcionamento institucional da arte, o seu lugar de margem entre arte e não-arte, procurando expandir, tal como as vanguardas o fizeram, os limites da arte e a sua própria definição. Porém, tal jogo na margem da fronteira da arte, começa a estabelecer uma desarticulação dos seus elementos institucionalizadores levando-os para domínios imprevistos onde o jogo entre conceitos como o mediatismo, imoralidade, o grotesco, o obsceno, a revolta, em suma, a desumanização da arte é concretizada na sua totalidade. De facto, estas práticas parecem ser a instauração de uma estética de Auschwitz, como Paul Virilio anuncia na sua obra Art and Fear. Desta forma, é expressa, ao longo destas páginas, que se estas actividades específicas da arte extrema nos colocam perante um género de condição humana em revolta, então, os agentes deste mesmo mundo, começando pelos artistas plásticos, as instituições e a crítica têm o dever de celebrar um debate sério sobre a necessidade de uma ética nas práticas da arte contemporânea.
  • Entre cyborgs e avatares: produções artísticas no seio da tecnologia ou o advento de novos invólucros humanos
    Publication . Santos, David Rodrigues dos
    A presente análise parte de recentes produções audiovisuais como o filme “Avatar” de James Cameron e algumas das obras do artista australiano Stelarc. Nesta abordagem, o ponto de partida pode ser situado entre as linhas de contacto existentes nas produções artísticas contemporâneas elaboradas no seio da tecnologia e a representação cinematográfica do aparecimento de um ser pós-humano.
  • Bio Art meets the streets : a reflection on new forms of art engagement
    Publication . Santos, David Rodrigues dos
    Public art, despite is extension to the urban landscapes, has been a limited artistic practice in terms of critical discussion. In this sense, is has been used as an urban form for remodelling or, instead, as an ordinary form of expansion of the artists audience. However, public art can be understood as a social awareness practice creating the need to set up a broader critical discourse contributing to a greater democratization to the artistic practice. In this sense, there has been a growing number of visual artists who believe that art and the role of public entities isn’t just the creation of permanent art objects, but rather a way to facilitate the creation of artworks that encourage actions, ideas and the intervention of the audience, making the public artwork an object that calls to social responsibility. Bio art has tried to demonstrate, through its aesthetic discourse, the need to establish a broader public discussion. Thus, in this paper we will highlight the importance of an odd art public project of Natalie Jeremijenko – One Tree(s) (2000). Through the questions raised by this artwork, we will reflect on how the intersection between art and technoscience can contribute to a greater extension of the idea of hard humanities and on how a larger critical reflection can be exercise through and beyond the art world toward a field that involves in the same discourse art, science, society and the urban network.