Loading...
11 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 11
- A causalidade na Didática da História: levantamento de padrões lexicogramaticais em manuais escolaresPublication . Alexandre, Marta; Caels, Fausto Felix Geert; Gonçalves, Matilde; Jorge, Noémia; Marques, CarlaA transversalidade da língua portuguesa constitui atualmente elemento fundamental para as orientações programáticas implementadas no sistema educativo português (cf. Sá & Lima, 2015). De facto, os documentos ofciais valorizam a importância de haver práticas integradas de leitura e escrita em todas as disciplinas do currículo. Este artigo visa contribuir para esta realidade, com conhecimento orientado para a operacionalização da transversalidade, oferecendo a caracterização do português enquanto língua veicular e selecionando, para o efeito, a expressão lexicogramatical da causalidade em textos de manuais escolares de História. Nesta primeira secção, esclarece-se o conceito de causalidade e o seu papel no ensino da História, apresentando-se uma breve revisão dos estudos dedicados a estes tópicos e destacando-se os aspetos mais relevantes para uma descrição linguística aplicada ao contexto do ensino.
- Discurso Académico: Uma área disciplinar em construçãoPublication . Caels, Fausto; Barbeiro, Luís; Santos, Joana Vieira
- Learning to use R2L in PortugalPublication . Gouveia, Carlos A. M.; Alexandre, Marta; Caels, Fausto Felix Geert; Claire Acevedo, Claire; Rose, David; Whittaker, RachelThis chapter reports on the use of the genre-based literacy pedagogy Reading to learn (R2L) in the cultural, educational and linguistic context of Portugal. R2L was officially introduced during the European Comenius project Teacher Learning for European Literacy Education (TeL4ELE). Following the project, R2L was introduced in pre-service teacher training programmes and in different university courses as part of their literacy development strategies. R2L workshops have been conducted in different parts of the country and there is a growing body of research on the use of R2L in different fields and educational settings (articles, book chapters, theses). Working closely with teachers and school boards, and creating interdisciplinary teams have proven to be crucial in overcoming initial resistance by professionals who claim to possess prior knowledge of genre principles (language teachers) and by those who fear R2L will compromise content teaching (subject teachers). Lack of materials on genre pedagogy, and the pre-existence of genre-related terminology in the Portuguese curriculum has led to a project to describe and exemplify the genres of the Portuguese curriculum and to promote dialogue between different genre-based approaches in use in Portugal.
- Teorias discursivas em diálogo: perspetivas e análisesPublication . Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, Luís; Caels, Fausto; Gouveia, Carlos A. M.; Santos, Joana Vieira; Marques, Carla; Barbeiro, CéliaTeorias Discursivas em Diálogo: Perspetivas e Análises oferece um olhar reflexivo sobre os textos escolares e académicos, numa perspetiva simultaneamente teórica e prática. O livro aborda a relação entre os textos e o contexto social; explora caminhos de análise segundo parâmetros discursivos; problematiza a organização dos textos em classes e apresenta propostas para a sua didatização. Adota, para o efeito, um enquadramento teórico múltiplo, convocando várias correntes linguísticas de pendor discursivo, com destaque para o Interacionismo Sociodiscursivo, a Linguística Sistémico-Funcional, a Análise do Discurso, a Análise Textual dos Discursos e a Sociolinguística Interacional. Esta abordagem heterogénea visa potenciar um entendimento mais aprofundado dos textos escolares e académicos, ao mesmo tempo que promove o diálogo entre teorias. O livro resulta de um percurso de reflexão e de escrita conjunta de sete investigadores do grupo Discurso e Práticas Discursivas Académicas do CELGA-ILTEC, da Universidade de Coimbra. As reflexões aqui reunidas constituem-se relevantes para todos os investigadores, professores e estudantes que se interessam pelo discurso por meio do qual se constrói o processo de ensino-aprendizagem.
- A avaliatividade em manuais de História: Análise exploratóriaPublication . Alves, Mário Amado; Filipe Alexandre, Marta; Caels, Fausto
- Géneros escolares e aprendizagensPublication . Barbeiro, Luís; Caels, Fausto; Silva, Paulo Nunes da
- Recursos textuais para a construção de conhecimento classificativo - as taxonomias em manuais escolares de Ciências NaturaisPublication . Caels, Fausto; Quaresma, Ângela; Barbeiro, Luís; Filipe Alexandre, MartaEste artigo incide sobre a construção linguística do conhecimento científico, no contexto de ensino-aprendizagem. Tem como objetivos traçar a estrutura organizacional dos textos inseridos em manuais escolares e identificar os recursos lexicais envolvidos na verbalização dos sistemas de classificação. O estudo é enquadrado pela Linguística Sistémico--Funcional (Halliday, 2014) e pelos Estudos de Género da Escola de Sydney (Martin & Rose, 2008). Metodologicamente, constituiu-se um corpus de 100 textos apresentados em manuais de Ciências Naturais (2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico), usados em Portugal. Procedeu-se à identificação das etapas estruturais dos textos, segundo as etapas definidoras do género Relatório Classificativo, e caracterizou-se a etapa Sistema de Classificação, focando os elementos semânticos e sua realização lexicogramatical. Como resultado, verificam-se uma ausência significativa de etapas definidoras, a par da presença da etapa opcional Orientação, e o uso irregular dos elementos semânticos do Sistema de Classificação, cujas realizações lexicogramaticais nem sempre se inscrevem no domínio classificativo. Defende-se a necessidade da tarefa de explicitação aos estudantes das coordenadas contextuais e textuais dos géneros classificativos, para otimizar a compreensão e a produção de textos científicos.
- Estágios na licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês / Chinês-Português do Politécnico de Leiria: Escolha de entidades cooperantesPublication . Caels, Fausto; Gillain, Romain; Coelho, FláviaA licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês/Chinês-Português, fruto de uma parceria do Politécnico de Leiria e da Universidade Politécnica de Macau, visa formar profissionais com um domínio adequado em Português e Mandarim. O presente artigo versa sobre a unidade curricular de Estágio, enquanto ponto culminante dessa licenciatura. Pretende-se, mais concretamente, identificar e caracterizar as entidades de estágio escolhidas pelos estudantes que ingressam no curso em Portugal, desde a primeira edição da UC, em 2010, até ao presente. A caracterização atenderá à localização geográfica das entidades de estágio, à sua área de atividade, ao número de estudantes acolhidos e ao número de colaborações com o curso.
- Artigos selecionados da 29.ª Conferência Europeia de Linguística Sistémico-Funcional (ESFLC2019)Publication . Alexandre, Marta Filipe; Caels, Fausto; Marques, Gorete; Mendes, Mafalda; Conde, InêsNo presente volume, publica-se um conjunto de artigos científicos que fixam pela escrita trabalhos apresentados na 29.ª edição da Conferência Europeia de Linguística Sistémico-Funcional, que teve lugar em julho de 2019, na cidade de Leiria. Esta conferência, um evento promovido anualmente pela Associação Europeia de Linguística Sistémico-Funcional, foi organizada por dez colegas portugueses afiliados a três instituições: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e Escola Superior de Tecnologia e Gestão, ambas do Politécnico de Leiria, e CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra. A publicação surge em 2021, num contexto de pandemia que veio suspender as nossas vidas em vários domínios, no plano pessoal e institucional, com efeitos na duração do processo de revisão científica e de edição desta publicação. Apesar das adversidades, julgamos que não poderíamos deixar de corresponder às expetativas dos colegas que quiseram contribuir para mais uma publicação da Conferência Europeia de Linguística Sistémico- Funcional. Aqui chegados, sentimos que devemos a todos, autores e revisores, um profundo agradecimento pela confiança em nós depositada e também pelo cuidado, pela paciência e pela diligência com que sempre responderam às nossas solicitações. Os textos que compõem a obra foram submetidos para avaliação da comissão científica do volume e foram objeto de revisão por pares. A sua publicação assinala a vitalidade e produtividade da comunidade científica reunida na 29.ª edição da Conferência Europeia de Linguística Sistémico- -Funcional.
- Elaboração, implementação e validação de recursos didáticos de Português como Língua GlobalPublication . Caels, Fausto; Castro, Catarina; Mangas, Catarina
