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- Student's profile vs. teacher's profile: Convergence and divergence in the 1st cycle of basic educationPublication . Mangas, Catarina; Lopes, Sara; Sousa, JennyIn Portugal, Compulsory Education is for all children and young people between the ages of six and eighteen, and it is hoped that at the end of this period they will reach a specific profile, recently determined by the Ministry of Education. One of the main educational actors is undoubtedly the teacher who has a central role in the definition of strategies and methodologies which are directed towards the expected profile of the student. This means that the teacher's own profile, from the first years of schooling, should ensure that the teacher has characteristics which are conducive to the determination of a teaching-learning environment where students construct the multiple literacies that seem necessary to respond to the demands of our current society. The article intends to present an analysis of content around the documents that regulate the profile of the teacher of the 1st Cycle of Basic Education, in articulation with the profile of students leaving compulsory education, so as to look for points of convergence and divergence that foster reflection on the contribution of these two poles to the success of students and the education system itself. The results showed that it is necessary to rethink the teacher’s profile in order to be more in accordance with the Profile of students leaving compulsory education.
- Lecionar na modalidade a distância: representações de professores do Ensino SuperiorPublication . Sousa, Jenny; Mangas, Catarina
- Competências-chave do professor do ensino superior – estudo em torno do domínio tecnológicoPublication . Mangas, Catarina; Sousa, JennyAs diretrizes que apontam caminhos para a melhoria da qualidade do ensino superior têm assumido o domínio tecnológico como uma competência basilar para a docência. Esta realidade é ainda mais eminente no ensino a distância, onde ter conhecimentos e competências específicas para utilizar equipamentos técnicos e procedimentos digitais, que permitam o tratamento e a difusão de con teúdos disciplinares de forma eficaz, é imprescindível. No entanto, face à evolução dos métodos de ensino e às naturais alterações dos perfis dos estudantes que chegam ao ensino superior, é legítimo pensar se é expectável que esta capacidade seja transversal a todos os docentes, mesmo os que trabalham apenas no ensino presencial, ou se é mais decisiva nos cursos a distância. Com o estudo que aqui se apresenta, pretendeu-se conhecer a perceção de docentes do ensino superior no que se refere às competências tecnológicas que os mesmos entendem como mais valiosas para a modalidade em EaD, por comparação com o ensino presencial. Assim, seguindo-se um paradigma misto, realizou-se um estudo de caso a partir dos dados obtidos, através de inquéritos realizados a professores da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Pela sua análise, percebeu- -se que os docentes entendem que a capacidade para integrar adequadamente as tecnologias digitais na sua atividade letiva, quer esta decorra no ensino presencial quer aconteça no ensino a distância, é, de uma forma geral, de extrema importância, sendo ligeiramente superior quando se trata de cursos em que os estudantes e os docentes se encontram espacial ou temporalmente afastados.
- A animação artística na construção de um envelhecimento mais ativo e criativo.Publication . Sousa, JennyAs artes são promotoras de oportunidades e de desafios, numa relação muito próxima com a saúde e com o empoderamento das sociedades, proporcionando a criação de estratégias de desenvolvimento individual e comunitário. Por isso, as práticas artísticas participativas assumem especial destaque quando se fala em envelhecimento ativo e criativo porque possibilitam a construção de espaços de participação cívica e de inclusão social. Neste quadro, a animação artística emerge enquanto metodologia privilegiada, uma vez que favorece a construção de trajetórias positivas de envelhecimento, considerando a pessoa idosa enquanto elemento capaz e atuante no processo político e na mudança positiva das sociedades. Partindo destes pressupostos, será desenvolvida uma reflexão teórica que, cruzada com uma análise de natureza mais prática, através da apresentação de três projetos de práticas artísticas participativas, permitirá a reflexão em torno do papel da animação artística na concretização de oportunidades de envelhecimentos ativos e criativos. Será, portanto, analisada a importância da animação artística e das artes no desenvolvimento global dos adultos em idade avançada, numa lógica de promoção de ideias, sensações, capacidades, imaginação e criatividade, rumo à autorrealização e ao desenvolvimento pessoal e social, onde a vivência em comunidade assume um papel preponderante.
- Acessibilidade dos equipamentos hoteleiros: perceções dos clientesPublication . Sousa, Jenny; Mangas, CatarinaA acessibilidade na prestação de serviços hoteleiros tem vindo a assumir uma importância cada vez maior, deixando de ser encarada como uma obrigação, mas antes como uma oportunidade de rentabilização e uma vantagem competitiva. Na verdade, as unidades hoteleiras têm consciência de que o segmento do mercado associado ao turismo acessível está a crescer significativamente, salientando-se como uma oportunidade de negócio que não deve ser menosprezada. Conscientes de que a capacidade de atração dos lugares passa, cada vez mais, pela forma como estes podem ser utilizados por todos, os hotéis veem no conceito de acessibilidade transversal uma oportunidade de valorização. Este conceito, o de acessibilidade transversal, tem sido particularmente usado nas áreas do turismo/cultura e traduz-se na identificação de soluções que sejam úteis ao maior número de pessoas possível, ao invés de adaptações específicas para determinado grupo de pessoas (com ou sem deficiência), que só sirvam alguns. Intimamente relacionado com o conceito de desenho universal, a acessibilidade transversal pode ser menos dispendiosa e mais lucrativa, por não implicar diversas soluções formuladas em função dos destinatários, mas apenas uma solução. Desta forma, é assegurado a todos os clientes um maior nível de autonomia na utilização das diversas valências da unidade hoteleira, no pressuposto de que quanto maior for o grau de independência, maior será a satisfação. Com este trabalho pretendemos discutir a importância da acessibilidade nos equipamentos hoteleiros e conhecer as soluções de acessibilidade mais indicadas em plataformas de apoio às pessoas que procuram espaços de alojamento inclusivos.
- Educar para os direitos humanos: uma vivência de intervenção socioeducativa e artística entre paresPublication . Sousa, Jenny Gil; Madureira, Cristiana Pizarro; Silva, Patrícia Ferreira da; Dias, Sara Isabel SilvaEste texto tem como temática principal a educação para os direitos humanos, centrando-se numa experiência de intervenção socioeducativa desenvolvida por estudantes de uma instituição de ensino superior e alunos de uma escola secundária, situadas na região centro de Portugal. No trabalho que aqui se apresenta, discute-se a importância de ações de educação para os direitos humanos, enquadradas numa visão transformadora da educação, em que se valoriza a educação entre pares desenvolvida em articulação com instituições da comunidade. Deste modo, procurou-se dar resposta à seguinte questão de investigação: em que medida a intervenção socioeducativa entre pares pode contribuir para a educação para os direitos humanos? Para dar resposta a esta questão, foi utilizado como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário, aplicado aos estudantes e aos alunos que participaram na intervenção socioeducativa. Como principais conclusões destaca-se que esta experiência de educação entre pares, que decorreu apoiada em linguagens artísticas, proporcionou aos alunos da escola secundária ganhos substanciais na aquisição de conhecimentos e habilidades, bem como, a construção de uma maior capacidade reflexiva e crítica. Por seu lado, os jovens estudantes do ensino superior reconheceram a importância desta ação na construção do seu saber-fazer, especialmente no âmbito da promoção da educação para os direitos humanos, mas também ao nível do saber-ser, enquanto cidadãos mais esclarecidos e interventivos. Por fim, é de destacar que tanto os jovens alunos como os jovens estudantes reconheceram que a utilização destas metodologias de intervenção socioeducativa possibilita a criação de espaços de educação e de empoderamento, imprescindíveis na construção de uma sociedade mais justa.
- 2.º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística - Pensar a ação em investigação e intervenção artísticaPublication . Magueta, Lúcia; Sousa, Jenny; Milhano, Sandrina; Lopes, Maria de São PedroO livro «2.º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística - Pensar a ação em investigação e intervenção artística» inclui onze textos relativos a diferentes perspetivas de ação, investigação e reflexão sobre intervenção e animação artísticas, nas suas diversas vertentes e contextos de realização. Transversalmente, esta coletânea salienta a importância da vivência da experiência artística para o desenvolvimento individual e coletivo e (in)forma sobre modos para a sua concretização
- Práticas educativas intergeracionais no paradigma de bem-envelhecer: O projeto "contos de orelha a orelha"Publication . Lopes, Sara; Sousa, JennyO discurso da aprendizagem e educação ao longo da vida, designadamente na velhice, tem cada vez mais vigor nas sociedades contemporâneas, valorizando-se as práticas intergeracionais enquanto espaços privilegiados de aquisição contextualizada de novas competências. Fala- -se, portanto, de uma educação intergeracional e dialógica, em que todos participam e onde se atende às necessidades específicas individuais e grupais. Segundo este paradigma, as práticas intergeracionais podem constituir-se numa plataforma de sensibilização e de formação de todos quantos nelas participam. Tendo estas ideias como eixo estruturador, no presente texto começa-se por discutir a perspetiva contemporânea do fenómeno da velhice e de bem-envelhecer, para a seguir se refletir sobre a educação e aprendizagem na velhice como forma de inclusão social. A seguir, debate-se a importância das práticas intergeracionais no âmbito da educação na velhice e no momento subsequente apresenta-se o projeto intergeracional “Contos de Orelha a Orelha”, na qualidade de experiência significativa, que permite uma melhor compreensão das ideias levantadas até ao momento. Por fim, tecem-se as conclusões onde se discute a importância das relações intergeracionais de um modo geral e, mais especificamente, as que são proporcionadas pelo projeto apresentado.
- "Direitos Humanos e Educação": Conceitos e ContextosPublication . Monteiro, Susana Sardinha; Sousa, Jenny; Barreto, AntóniaTem este texto o propósito de discorrer sobre a prática na lecionação da UC de “Direitos Humanos e Educação”: os respetivos conceitos e os contextos concretos em que se desenvolve o processo de ensino/aprendizagem.
- Educação inclusiva e intergeracional: Reflexões a partir das práticas comunitáriasPublication . Sousa, Jenny; Mesquita, MiguelA educação intergeracional tem demonstrado que o encontro entre gerações e a construção de relações intergeracionais saudáveis detêm uma grande relevância social. Com efeito, quando os projetos e as atividades intergeracionais permitem às pessoas envolvidas a sua transformação na relação com o outro, são percetíveis os benefícios, não são só para os participantes, mas também para a comunidade no geral. Ao cooperar ativamente, as experiências propiciadas pela educação intergeracional permitem responder a diversos tipos de necessidades e ajudar as pessoas envolvidas a descobrir e a potencializar um vasto conjunto de competências, nomeadamente ao nível do respeito e da coesão social. No trabalho que aqui se apresenta, iniciamos com uma breve reflexão teórica sobre a perti nência da educação intergeracional nas sociedades contemporâneas, avançando depois para a discussão do papel da animação sociocultural na operacionalização de atividades desta natureza. De seguida, apresentamos um conjunto de práticas e projetos de experiência e aprendizagem intergeracional desenvolvidas pela AMITEI (Associação de Solidariedade Social dos Marrazes – Leiria) enquanto entidade promotora ou parceira. São exemplos práticos onde foram privilegiados elementos como a experiência, a aprendizagem e a socialização entre gerações. Por fim, discutimos os projetos à luz das reflexões teóricas desenvolvidas anteriormente e apresentamos as conclusões.