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  • Emoções, Artes e Intervenção - Abordagens Colaborativas e Participação em Espaços Educativos
    Publication . Sousa, Jenny; Santos, Maria João; Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Brites, Leonel
  • Potenciar a fruição cultural de pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais: práticas e recursos formativos
    Publication . Santos, Catarina; Mangas, Catarina; Sousa, Jenny
    O estudo, de carater Qualitativo, analisa dinâmicas e recursos usados por espaços culturais junto de adultos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, a partir das práticas atualmente recomendadas e tendo em conta a perspetiva das próprias pessoas com esta condição. Inclui a observação de visitas virtuais ao Museu Nacional de Machado de Castro e ao Convento São Francisco e entrevistas semiestruturadas a dezoito participantes que frequentam três Centros de Atividades Ocupacionais da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra (Portugal). Os resultados indicam que as pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais usufruem destas experiências quando são aplicadas respostas que atendam aos seus perfis, destacando-se a importância de um trabalho de parceria entre os espaços culturais e as instituições de apoio, na procura de soluções conjuntas que permitam uma fruição plena por parte destas pessoas. Esta colaboração deve ter início numa fase prévia à realização das visitas, para partilha de informação sobre os objetos culturais e os perfis dos visitantes e criação de soluções que permitam às pessoas com deficiência uma fruição de qualidade, em igualdade de oportunidades com a população em geral.
  • A animação artística em contextos de institucionalização de pessoas idosas
    Publication . Sousa, Jenny; Fontes, Ana; Mesquita, Miguel
    A sociedade contemporânea é uma sociedade cada vez mais envelhecida, onde as respostas sociais carecem, indubitavelmente, de uma atenção específica ao nível do planeamento dos diversos serviços. Neste contexto, toma especial destaque a resposta social Estrutura Residencial para Idosos e a consequente preocupação com o quotidiano das pessoas idosas institucionalizadas a título permanente, que se veem perante um novo modo de viver e de existir. Tendo estas questões como pano de fundo, pretendemos neste trabalho perceber a importância da animação artística nos espaços de institucionalização de pessoas idosas e refletir sobre as suas potencialidades enquanto ferramenta de intervenção que procura o aumento da qualidade de vida e o bem-estar das pessoas residentes. Esta reflexão, ancorada num debate de natureza teórica, será sustentada por dois projetos desenvolvidos por profissionais a partir de uma instituição social para pessoas idosas, a AMITEI- Associação de Solidariedade Social de Marrazes, visando assim partilhar estratégias de carácter mais operativo, focadas nas potencialidades da animação artística e na função social da arte.
  • O papel da intervenção e animação artísticas no desenvolvimento individual e coletivo
    Publication . Magueta, Lúcia; Sousa, Jenny; Milhano, Sandrina; Sousa, Jenny - D718-1B53-F947; Mangas, Catarina Frade
  • Crianças ao Palco relatório técnico de avaliação do projeto
    Publication . Milhano, Sandrina Diniz Fernandes; Sousa, Jenny; Magueta, Lúcia; Lopes, Sara
  • Pole dance: More than sport. An insight in portuguese reality
    Publication . Sousa, Jenny; Oliveira, Lisete Trindade
    Pole dancing is a sport with a specific competition code of points, divisions and categories, rules and penalties. However there are other reasons beyond the practice of sport that led individuals to seek and maintain in pole dance. This modality presents unique characteristics that distinguish it from other sport activities and is gathering more and more support in Portuguese context. As so, and given the few studies devoted to Portuguese reality, the aim of this investigation was to deepen the knowledge about the practice of pole dancing in Portugal, knowing the motivations that lead the individuals to initiate themselves in this modality, the benefits and the motives they recognize to continue practicing. In data collection, the questionnaire survey was privileged, made with closed-answer and open-answer questions, addressed to Portuguese pole dancing schools and to the Associação Portuguesa de Varão Desportivo (APVD), having participated in the study a total of 99 persons. The results obtained through statistical content analysis, revealed that the motives to initiate this practice are varied and reflect some lack of knowledge of this modality, as curiosity and the wish to experience something new and that it is disruptive emerges as primary purposes. When benefits are addressed, psychological, physical and social gains emerge. When referring the motives to stay in the pole dance, personal overcoming is highlighted as the main reason.
  • Os visitantes seniores nos centros de interpretação: A importância de uma comunicação acessível
    Publication . Sousa, Jenny; Fonseca, Ana
    A acessibilidade nas suas diferentes formas — física, comunicacional e atitudinal — tem vindo a ser objeto de estudo e de implementação de práticas em vários espaços culturais, sendo fundamental para a inclusão dos vários visitantes, com e sem deficiência, nomeadamente para a pessoa sénior. O presente trabalho centrou-se no tema da acessibilidade do Centro de Interpre tação da Serra da Estrela (CISE) para o público sénior. Foi um estudo de carácter qualitativo, apresentando-se como um estudo de caso exploratório-descritivo, que pretendeu verificar as características de acessibilidade física, comunicacional e atitudinal do CISE, de forma a apresentar potenciais soluções que possam melho rar a acessibilidade de centros de interpretação para o público sénior. Para tal, foi realizada a observação direta das diferentes características de acessibilidade do CISE e de três visitas guiadas às exposições, assim como aplicados 87 inquéritos por entrevista estruturada a visitantes seniores, de forma a ser possível analisar as características de acessibilidade do CISE e conhecer a perceção do visitante sénior em relação a essas características. Os resultados obtidos permitiram verificar a existência de várias lacunas, mas também identificar diversas medidas de acessibilidade que devem ser tidas em conta aquando da construção ou renovação de um centro de interpretação, apresentando- -se um conjunto de potenciais soluções que podem melhorar a acessibilidade de um centro de interpretação, para visitantes seniores.
  • Livro de atas da 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção: Abordagens colaborativas e participação em espaços educativos
    Publication . Sousa, Jenny; Santos, Maria João; Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Brites, Leonel
    A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria tem o prazer de apresentar a 4.ª Edição da Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção, este ano com um enfoque especial nas abordagens colaborativas e participação em espaços educativos. Esta 4.ª edição da Conferência Internacional Emoções, Arte e Intervenção assume-se novamente como um espaço de investigação, reflexão e divulgação. Conta com a par ticipação de especialistas de diferentes áreas disciplinares que partilham e refletem sobre pensamento emocional, a sua relação com a arte, e as múltiplas dimensões de uma intervenção socioeducativa que considera a participação do indivíduo. Assim, procura-se conhecer e divulgar processos libertadores das potencialidades ex pressivas, interpretativas e reconfiguradoras das práticas de intervenção e dos novos âmbitos operativos que se apoiam numa pedagogia participativa. No contexto atual, as abordagens colaborativas e a participação ganham importância como metodologias de intervenção social, educativa e cultural, e materializam-se em projetos de desenvol vimento da comunidade para maximizar a participação dos diversos destinatários, tor nando-se lugares de aprendizagem ativa, de encontro e de convivência cidadã. Valoriza-se, portanto, uma perspetiva multidisciplinar, potenciadora de sinergias de matérias científicas ou reflexivas, que impulsionem a discussão e a construção do co nhecimento acerca do pensamento emocional e o seu papel na ação humana e no de senvolvimento de comportamentos promotores da adoção de estratégias que estimu lem a participação.
  • Promoção e defesa dos direitos das crianças em risco/perigo em contexto de pandemia por COVID-19, em Portugal
    Publication . Sousa, Jenny; Monteiro, Susana Sardinha
    O presente trabalho pretende levar a cabo uma reflexão em torno da temática da promoção e da defesa dos direitos das crianças portuguesas no período de confinamento, no âmbito do combate à pandemia da doença Covid-19, em Portugal. O ano de 2020 trouxe muito mais que um vírus nunca visto; trouxe uma nova realidade e uma nova forma de viver, que tocou todo o planeta e todas as classes sociais, mas que teve uma repercussão mais nociva nas populações mais vulneráveis, designadamente nas crianças em risco e em perigo. Com efeito, ao longo das semanas de confinamento social, muitas foram as crianças que se viram permanentemente expostas aos seus agressores, vivendo quotidianamente em risco social. Posto isto, tendo como pano de fundo os Direitos das Crianças e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, designadamente os objetivos 4 e 16, pretendeu-se com este estudo conhecer a forma de atuação da sociedade e das instituições portuguesas de maior relevo na defesa e promoção dos direitos das crianças em maior vulnerabilidade social, durante o período de confinamento social. Pelo exposto, no primeiro ponto, realizar-se-á uma breve abordagem teórica ao conceito de criança, enquadrando-o desde a perspetiva de proteção e promoção dos seus direitos, refletindo-se, no ponto seguinte, o segundo, em torno do fenómeno dos maus tratos infantis. Assim, no terceiro ponto será apresentado o estudo que objetivou conhecer a realidade portuguesa em matéria de defesa das crianças em risco social, durante o confinamento. Esta pesquisa teve por base a análise de conteúdo de notícias publicadas em meios de comunicação de referência em Portugal, durante o período de confinamento, e de entrevistas semiestruturadas realizadas a três técnicos que trabalham em Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, três professores e a três profissionais de saúde. No quarto ponto, apresentam-se e discutem-se os dados recolhidos e, por fim, tecem-se conclusões à luz do apresentado e discutido nos momentos anteriores.