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- Seniores e co-construção de conhecimento : os projetos europeus IEOL e PEOPLEPublication . Barreto, Antónia; Santos, FilipeO Projeto IPL 60+ é um projeto de envelhecimento ativo e inclusão social do Instituto Politécnico de Leiria que, na sua oferta formativa, compreende unidades curriculares de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Numa dessas unidades curriculares, e numa ótica de Aprendizagem ao Longo da Vida, as tecnologias Web 2.0, também conhecidas como Media Sociais (blogues, wikis, redes sociais, entre outros) são trabalhadas enquanto instrumentos de co-construção de conhecimento. Este artigo descreve 2 projetos europeus, parcerias de aprendizagem Grundtvig, em que o Instituto Politécnico de Leiria participou e onde, numa dimensão europeia, se estudaram e partilharam metodologias de aprendizagem baseadas nos Media Sociais na educação de adultos. Apresentam-se também as intervenções realizadas na unidade curricular mencionada, o corpo teórico que fundamentou essas intervenções e os resultados obtidos.
- Incubadora de inclusão: funcionalidade e medidas educativas no concelho de AlcobaçaPublication . Barreto, Antónia; Santos, Filipe; Ferreira, Guilherme; Rodrigues, Luís Filipe; Vicente, Sofia Manuela Gomes; Santos, Maria JoãoEste artigo apresenta um estudo feito em 2013, cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação I.P, que, procurando conhecer a cultura de inclusão do concelho de Alcobaça e, em particular, a criação de uma escola inclusiva, procurou conhecer em que medida os Programas Educativos Individuais (PEI) traduzem a avaliação realizada de acordo com a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da Organização Mundial da Saúde. O estudo incidiu sobre 1—0 alunos abrangidos pelas medidas educativas previstas no DL 3/200‘ no ano letivo de 2011/2012. Os resultados apontam para algumas incoerências quer na criação dos perfis de funcionalidade quer nas medidas educativas atribuídas em função desses perfis.
- Incubadora de Inclusão: a importância da inclusão familiar, escolar e social no desenvolvimento da criançaPublication . Barreto, Antónia; Sousa, Célia; Santos, Filipe; Ferreira, Guilherme; Rodrigues, Luís Filipe; Catarino, MargaridaEste artigo apresenta um estudo feito em 2013, cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação I.P, que, procurando conhecer a cultura de inclusão de Alcobaça, procurou conhecer o quanto 2 atores fundamentais na educação da criança - famílias e educadores promoviam a sua inclusão social. Foram estudadas as famílias e educadoras de infância de –0 crianças que são alvo de Intervenção Precoce na Infância (IPI). Os resultados parecem apontar para algumas dimensões que necessitam de ser mais trabalhadas pelos técnicos de IPI e auxiliar que famílias e educadores possam articular os seus papéis para ser complementados.
- Redes de cooperação no ensino superior: o papel do Instituto Politécnico de Leiria no Curso de Pós Graduação em Formação para a Docência em Cabo VerdePublication . Barreto, Antónia; Santos, FilipeEste artigo apresenta o processo de conceção e de implementação do curso de pós-graduação em formação para a docência, desenvolvido pelo Instituto Universitário de Educação de Cabo Verde, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria. O curso teve como objetivo a formação pedagógica de licenciados que pretendem ingressar no ensino. Para a sua execução recorreu-se à modalidade de e-learning, exigindo a construção de uma plataforma, a formação de professores e alunos sobre esta pedagogia e a produção de múltiplos materiais.
- O Ecoturismo como fator de Desenvolvimento na Guiné-Bissau: Uma Estratégia de Cooperação InstitucionalPublication . Oliveira, Fernanda; Rego, Bruno; Barreto, Antónia; Santos, FilipeO Instituto Politécnico de Leiria tem vindo a participar em projetos que se enquadram na cooperação descentralizada com os “países do sul”, procurando partilhar as suas competências em áreas tão diversas como o turismo, novas tecnologias e ensino/formação. Por outro lado, estes projetos permitem ao Instituto adquirir know-how no âmbito da intervenção para o desenvolvimento. Um dos projetos onde o Instituto foi chamado a intervir concerne na criação de uma nova oferta de ecoturismo na Guiné-Bissau, dinamizada por uma guineense, assente num paradigma de desenvolvimento alicerçado no envolvimento direto das comunidades locais e na otimização dos recursos naturais e culturais. Este projeto envolveu numa primeira fase a criação de um conjunto de infraestruturas e serviços de cariz turístico que foi posteriormente complementada com atuações a nível da formação das comunidades locais e também no campo da divulgação e promoção. Este artigo foca as mais-valias institucionais deste tipo de parceria analisando o contributo do IPL na identificação e criação dos instrumentos de divulgação que melhor se ajustam a projetos de ecoturismo numa perspetiva empresarial, educacional e cooperativa. Para o efeito é descrita a estratégia seguida, e que vai ao encontro da missão institucional do ensino politécnico uma vez que se optou por envolver os alunos dos cursos diretamente relacionados (turismo e educação multimédia), promovendo paradigmas de ensino contextualizado e significativo. O resultado deste envolvimento culminou no website EcoCantanhez, fruto de um trabalho articulado entre os alunos das duas áreas de ensino supra mencionadas: aos de Turismo foi pedido um estudo de mercado mundial no que diz respeito a websites de promoção deste tipo de turismo, procurando encontrar e reunir boas práticas; aos de Educação Multimédia foi solicitado um plano estratégico de comunicação adaptado às características específicas do projeto e que estabelece neste primeiro momento a potenciação e divulgação do mesmo.
- Incubadora de inclusão : a perceção dos docentes sobre práticas inclusivas da escola e seu enquadramento legalPublication . Barreto, Antónia; Santos, Filipe; Sousa, Célia; Ferreira, Guilherme; Rodrigues, Luís; Catarino, Margarida; Reis, Susana; Vicente, LuísDe forma a conhecer a opinião e conhecimento dos docentes sobre as práticas inclusivas da sua escola, sobre o seu trabalho e a sua relação com os alunos com Necessidades Educativas Especiais, aplicámos um inquérito aos docentes de agrupamentos de escolas, tanto públicas como privadas, e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) dos concelhos de Leiria, Alcobaça e Porto de Mós, tendo obtido –22 respostas. Os resultados dos inquéritos evidenciam uma atitude favorável à inclusão por parte dos docentes, mas um desconhecimento das práticas inclusivas realizadas na escola onde trabalham, o que nos permite colocar a hipótese das escolas não trabalharem de forma holística, ficando as boas práticas num círculo restrito de intervenientes. Os dados também sugerem que a legislação enquadradora não é objeto de um conhecimento aprofundado por parte dos docentes.
- Incubadora de inclusão: inclusão de crianças com deficiências na escola - perceções dos encarregados de educaçãoPublication . Barreto, Antónia; Sousa, Célia; Santos, Filipe; Ferreira, Guilherme; Rodrigues, Luís Filipe; Catarino, Margarida; Reis, SusanaEste estudo procurou conhecer a opinião de pais e encarregados de educação sobre a realidade das escolas inclusivas. O estudo decorreu em 201– e implicou “3— inquiridos das escolas dos concelhos de Alcobaça e Porto de Mós. Os resultados obtidos indicam que a maior parte dos inquiridos considera que a inclusão favorece a aquisição de valores pessoais e sociais em todos os alunos e são favoráveis ao ensino diferenciado. Já em relação ao desenvolvimento das aprendizagens, manifesta insegurança que vai diminuindo com o nível de escolaridade dos filhos. Esta insegurança assume valores mais elevados em pais e encarregados de educação com níveis de escolaridade mais baixos.
- Os CET do Instituto Politécnico de Leiria à luz da formação e aprendizagem por competências : um estudo no âmbito de um projecto Leonardo da VinciPublication . Barreto, Antónia; Santos, FilipeO Instituto Politécnico de Leiria tem participado desde 2009 no projeto TrainFrame, um projeto Leonardo da Vinci que envolve 12 organizações de 9 países e que visa a criação de um modelo de ensino e aprendizagem baseado em competências para contextos de formação vocacional. Nesse modelo procura-se ter em conta e enquadrar as diferenças das organizações parceiras e o Instituto Politécnico de Leiria participa neste projeto no âmbito dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) que lecciona. Neste artigo apresentam-se alguns resultados obtidos pela parceria portuguesa sobre os seus CET no âmbito deste projeto que numa primeira fase procurava conhecer as concepções de ensino/formação baseado em competências dos formadores e formandos bem como o quanto os formadores aplicavam estas concepções nas suas práticas de formação. Os resultados obtidos sugerem que os CET do Instituto Politécnico de Leiria vão ao encontro das metodologias de ensino vocacional e também que tanto os formadores como os formandos conhecem os objectivos e papéis a desempenhar no âmbito do curso.
- Polytechnic Institute of Leiria’s Technological Specialization Courses under competence based training dnd learning models : a Leonardo da Vinci project studyPublication . Barreto, Antónia; Santos, FilipeThe Polytechnic Institute of Leiria has been participating since 2009 in project TrainFrame, a Leonardo da Vinci project where 12 institutions from 9 countries aim to create a competence based training and learning model for vocational training contexts. In this model the partners aim to take into account the differences of the partner institutions and the Polytechnic Institute of Leiria participates in this project with their Technological Specialization Courses. In this article we present some results of the Portuguese partnership concerning its Technological Specialization Courses concerning the first phase of the project, aimed at knowing the conceptions of both trainers and trainees of these courses on competence based learning and training (CBL/CBT) and how well the trainers used them in their practices. The results obtained suggest that the Technological Specialization Courses of the Polytechnic Institute of Leiria meet these vocational training methodologies and that both trainers and trainees know their objectives and roles in the course.
- Metodologias multimédia no ensino formal e educação para o desenvolvimento : o caso d’“O Percurso dos Quilombos”Publication . Barreto, Antónia; Santos, Filipe“O Percurso dos Quilombos” foi um projeto de valorização histórica e cultural das comunidades quilombolas do Brasil que envolveu instituições portuguesas, cabo-verdianas, guineenses e brasileiras. Este projeto procurou conhecer e documen-tar os percursos de África até ao Brasil dos escravos dos quais estas comunidades descendem, sobretudo os percursos que envolveram os 4 países do projeto, e tam-bém conhecer a riqueza cultural e social destas comunidades que lutam ainda hoje pela integração e pelo acesso digno à saúde, à educação e a fontes de rendi-mento sustentáveis no Brasil. No âmbito deste projeto procurou-se também desenvolver materiais educativos para o ensino formal que procurassem, pela valorização histórica e cultural des-tas comunidades, contribuir para as questões da Educação Global, em particular as questões ligadas ao desenvolvimento sustentável. Assim, apresenta-se neste artigo o recurso multimédia desenvolvido, concebido para o ensino formal dos 4 países do projeto e descrevem-se os princípios orientadores que estiveram pre-sentes na sua conceção.