Loading...
19 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 19
- Seniores e co-construção de conhecimento : os projetos europeus IEOL e PEOPLEPublication . Barreto, Antónia; Santos, FilipeO Projeto IPL 60+ é um projeto de envelhecimento ativo e inclusão social do Instituto Politécnico de Leiria que, na sua oferta formativa, compreende unidades curriculares de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Numa dessas unidades curriculares, e numa ótica de Aprendizagem ao Longo da Vida, as tecnologias Web 2.0, também conhecidas como Media Sociais (blogues, wikis, redes sociais, entre outros) são trabalhadas enquanto instrumentos de co-construção de conhecimento. Este artigo descreve 2 projetos europeus, parcerias de aprendizagem Grundtvig, em que o Instituto Politécnico de Leiria participou e onde, numa dimensão europeia, se estudaram e partilharam metodologias de aprendizagem baseadas nos Media Sociais na educação de adultos. Apresentam-se também as intervenções realizadas na unidade curricular mencionada, o corpo teórico que fundamentou essas intervenções e os resultados obtidos.
- A importância da acessibilidade nos espaços de restauraçãoPublication . Vicente, Luís; Sousa, Célia; Barreto, Maria Antónia
- "Direitos Humanos e Educação": Conceitos e ContextosPublication . Monteiro, Susana Sardinha; Sousa, Jenny; Barreto, AntóniaTem este texto o propósito de discorrer sobre a prática na lecionação da UC de “Direitos Humanos e Educação”: os respetivos conceitos e os contextos concretos em que se desenvolve o processo de ensino/aprendizagem.
- From Alternative to Scientific Conceptions in the Learning of Physics of Sound: Students’ Perceptions of Learning Using Active Methodologies and Computer SimulatorsPublication . Conde, Bruno; Santos, Filipe; Barreto, Maria Antónia; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Fonseca, MartaLearning Physics is an area with numerous difficulties and alternative conceptions often limit a deeper understanding of several domains of this discipline. In particular, in the field of sound, it is common to find such misconceptions. Active learning methodologies have been used effectively for science teaching in a constructivist approach. The use of these methodologies to address alternative conceptions can promote the construction of mental models that are closer to scientifically accepted conceptual models. In this paper, we present a work in progress, which analyses the students' perception of the contribution of computer simulators integrated in active methodologies to improve their learning. For this purpose, we present the results obtained from the implementation of a sequence of didactic activities, which took place in a context of emergency remote teaching (ERT). This study was conducted with a class of 23 8th grade students from a school cluster in central Portugal, during the month of March 2021.The results suggest that students felt the characteristic engagement of activities based on active methodologies and the use of simulators, but showed limitations in the activities regarding the perception of orientation and the surprise factor, limitations that can be attributed to the high degree of autonomy that was required of them.
- Incubadora de inclusão: funcionalidade e medidas educativas no concelho de AlcobaçaPublication . Barreto, Antónia; Santos, Filipe; Ferreira, Guilherme; Rodrigues, Luís Filipe; Vicente, Sofia Manuela Gomes; Santos, Maria JoãoEste artigo apresenta um estudo feito em 2013, cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação I.P, que, procurando conhecer a cultura de inclusão do concelho de Alcobaça e, em particular, a criação de uma escola inclusiva, procurou conhecer em que medida os Programas Educativos Individuais (PEI) traduzem a avaliação realizada de acordo com a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da Organização Mundial da Saúde. O estudo incidiu sobre 1—0 alunos abrangidos pelas medidas educativas previstas no DL 3/200‘ no ano letivo de 2011/2012. Os resultados apontam para algumas incoerências quer na criação dos perfis de funcionalidade quer nas medidas educativas atribuídas em função desses perfis.
- Incubadora de Inclusão: a importância da inclusão familiar, escolar e social no desenvolvimento da criançaPublication . Barreto, Antónia; Sousa, Célia; Santos, Filipe; Ferreira, Guilherme; Rodrigues, Luís Filipe; Catarino, MargaridaEste artigo apresenta um estudo feito em 2013, cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação I.P, que, procurando conhecer a cultura de inclusão de Alcobaça, procurou conhecer o quanto 2 atores fundamentais na educação da criança - famílias e educadores promoviam a sua inclusão social. Foram estudadas as famílias e educadoras de infância de –0 crianças que são alvo de Intervenção Precoce na Infância (IPI). Os resultados parecem apontar para algumas dimensões que necessitam de ser mais trabalhadas pelos técnicos de IPI e auxiliar que famílias e educadores possam articular os seus papéis para ser complementados.
- A importância da acessibilidade nos espaços de restauraçãoPublication . Vicente, Luís; Barreto, Antónia; Sousa, CéliaEm Portugal não existe uma legislação específica a ser aplicada em espaços de restauração para os tornar acessíveis a todas as pessoas. O Decreto-Lei n.º 163/2006 de 8 de agosto aprova o regime da acessibilidade de edifícios e estabelecimentos que recebem público, mas existem várias lacunas relativamente a um espaço tão específico como um restaurante, como as distâncias que devem existir entre mesas para que os funcionários e clientes com e sem mobilidade condicionada possam circular livremente. O presente estudo centra-se na avaliação das acessibilidades de um restaurante. O estudo é de natureza qualitativa e avalia se o restaurante apresenta acessibilidades arquitetónicas, comunicacionais, atitudinais, instrumentais e digitais que permitam a frequência de pessoas com necessidades específicas. Os resultados confirmam a possibilidade deter um espaço físico que permite receber todas as pessoas com a comodidade e a segurança necessárias para realizar uma refeição com dignidade.
- Redes de cooperação no ensino superior: o papel do Instituto Politécnico de Leiria no Curso de Pós Graduação em Formação para a Docência em Cabo VerdePublication . Barreto, Antónia; Santos, FilipeEste artigo apresenta o processo de conceção e de implementação do curso de pós-graduação em formação para a docência, desenvolvido pelo Instituto Universitário de Educação de Cabo Verde, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria. O curso teve como objetivo a formação pedagógica de licenciados que pretendem ingressar no ensino. Para a sua execução recorreu-se à modalidade de e-learning, exigindo a construção de uma plataforma, a formação de professores e alunos sobre esta pedagogia e a produção de múltiplos materiais.
- Educação permanente, intervenções e desenvolvimentos no ensino superiorPublication . Lopes, Sara; Sousa, Jenny; Barreto, Maria AntóniaA partir de uma abordagem teórica sobre educação permanente, que reconhece a multiplicidade dos contextos educativos, a diversidade dos públicos, de metodologias e a valorização das aprendizagens, pretende-se refletir sobre a importância da mesma para o desenvolvimento integral dos indivíduos, designadamente daqueles que se encontram em formação no ensino superior. Em termos metodológicos, a pesquisa assume-se como um estudo de caso, de características interpretativas, com o objetivo de descrever e refletir sobre projetos e práticas de intervenção socioeducativa e cultural dinamizadas por docentes e estudantes, no âmbito da oferta formativa de uma instituição pública portuguesa de ensino superior, o Instituto Politécnico de Leiria. As experiências apresentadas levam-nos a evidenciar a importância que uma abordagem centrada na educação de natureza integradora e permanente tem para a construção de uma sociedade que se pretende para todos. Conclui-se, também, que o recurso a metodologias reflexivas e práticas de intervenção holísticas pode contribuir para o bem-estar dos indivíduos e das comunidades.
- Parcerias entre a Escola e as Organizações Comunitárias na formação de cidadãos: O caso do Projeto Redes na Quint@Publication . Sousa, Jenny; Barreto, Maria Antónia; Cravo, CarolinaA escola é uma das instituições a quem compete a preparação dos cidadãos de amanhã, promovendo competências para uma cultura democrática e aprendizagens com impacto a nível cívico, ou seja, no relacionamento interpessoal e intercultural. Ao estabelecer parcerias com outras organizações comunitárias de intervenção social, a escola promove a criação de sinergias e recursos, encontrando soluções de complementaridade na preparação de alunos mais conscientes. Nesta linha de orientação, o Agrupamento de Escolas de Marrazes - Leiria é parceiro de várias organizações da sociedade civil, designadamente do projeto Redes na Quint@, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de competências intelectuais, pessoais e sociais das crianças e jovens que nele participam. A parceria entre o Agrupamen to de Escolas e o projeto Redes na Quint@ demonstra que é possível desenvolver práticas promotoras de democracia, através da participação plural e responsável, onde todos têm um papel determinante na construção de sociedades mais justas e inclusivas, num quadro de respeito pela diversidade.