Loading...
19 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 19
- Polytechnic Institute of Leiria’s Technological Specialization Courses under competence based training dnd learning models : a Leonardo da Vinci project studyPublication . Barreto, Antónia; Santos, FilipeThe Polytechnic Institute of Leiria has been participating since 2009 in project TrainFrame, a Leonardo da Vinci project where 12 institutions from 9 countries aim to create a competence based training and learning model for vocational training contexts. In this model the partners aim to take into account the differences of the partner institutions and the Polytechnic Institute of Leiria participates in this project with their Technological Specialization Courses. In this article we present some results of the Portuguese partnership concerning its Technological Specialization Courses concerning the first phase of the project, aimed at knowing the conceptions of both trainers and trainees of these courses on competence based learning and training (CBL/CBT) and how well the trainers used them in their practices. The results obtained suggest that the Technological Specialization Courses of the Polytechnic Institute of Leiria meet these vocational training methodologies and that both trainers and trainees know their objectives and roles in the course.
- Gestão da Escola : Percursos investigativos - Volume 1Publication . Barreto, Antónia; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Sousa, Marlene
- Metodologias multimédia no ensino formal e educação para o desenvolvimento : o caso d’“O Percurso dos Quilombos”Publication . Barreto, Antónia; Santos, Filipe“O Percurso dos Quilombos” foi um projeto de valorização histórica e cultural das comunidades quilombolas do Brasil que envolveu instituições portuguesas, cabo-verdianas, guineenses e brasileiras. Este projeto procurou conhecer e documen-tar os percursos de África até ao Brasil dos escravos dos quais estas comunidades descendem, sobretudo os percursos que envolveram os 4 países do projeto, e tam-bém conhecer a riqueza cultural e social destas comunidades que lutam ainda hoje pela integração e pelo acesso digno à saúde, à educação e a fontes de rendi-mento sustentáveis no Brasil. No âmbito deste projeto procurou-se também desenvolver materiais educativos para o ensino formal que procurassem, pela valorização histórica e cultural des-tas comunidades, contribuir para as questões da Educação Global, em particular as questões ligadas ao desenvolvimento sustentável. Assim, apresenta-se neste artigo o recurso multimédia desenvolvido, concebido para o ensino formal dos 4 países do projeto e descrevem-se os princípios orientadores que estiveram pre-sentes na sua conceção.
- Os CET do Instituto Politécnico de Leiria à luz da formação e aprendizagem por competências : um estudo no âmbito de um projecto Leonardo da VinciPublication . Barreto, Antónia; Santos, FilipeO Instituto Politécnico de Leiria tem participado desde 2009 no projeto TrainFrame, um projeto Leonardo da Vinci que envolve 12 organizações de 9 países e que visa a criação de um modelo de ensino e aprendizagem baseado em competências para contextos de formação vocacional. Nesse modelo procura-se ter em conta e enquadrar as diferenças das organizações parceiras e o Instituto Politécnico de Leiria participa neste projeto no âmbito dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) que lecciona. Neste artigo apresentam-se alguns resultados obtidos pela parceria portuguesa sobre os seus CET no âmbito deste projeto que numa primeira fase procurava conhecer as concepções de ensino/formação baseado em competências dos formadores e formandos bem como o quanto os formadores aplicavam estas concepções nas suas práticas de formação. Os resultados obtidos sugerem que os CET do Instituto Politécnico de Leiria vão ao encontro das metodologias de ensino vocacional e também que tanto os formadores como os formandos conhecem os objectivos e papéis a desempenhar no âmbito do curso.
- Gestão da Escola : Percursos investigativos - Volume 2Publication . Barreto, Antónia; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Sousa, Marlene; Barata, Clarinda
- Seniores e co-construção de conhecimento : os projetos europeus IEOL e PEOPLEPublication . Barreto, Antónia; Santos, FilipeO Projeto IPL 60+ é um projeto de envelhecimento ativo e inclusão social do Instituto Politécnico de Leiria que, na sua oferta formativa, compreende unidades curriculares de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Numa dessas unidades curriculares, e numa ótica de Aprendizagem ao Longo da Vida, as tecnologias Web 2.0, também conhecidas como Media Sociais (blogues, wikis, redes sociais, entre outros) são trabalhadas enquanto instrumentos de co-construção de conhecimento. Este artigo descreve 2 projetos europeus, parcerias de aprendizagem Grundtvig, em que o Instituto Politécnico de Leiria participou e onde, numa dimensão europeia, se estudaram e partilharam metodologias de aprendizagem baseadas nos Media Sociais na educação de adultos. Apresentam-se também as intervenções realizadas na unidade curricular mencionada, o corpo teórico que fundamentou essas intervenções e os resultados obtidos.
- A importância da acessibilidade nos espaços de restauraçãoPublication . Vicente, Luís; Sousa, Célia; Barreto, Maria Antónia
- "Direitos Humanos e Educação": Conceitos e ContextosPublication . Monteiro, Susana Sardinha; Sousa, Jenny; Barreto, AntóniaTem este texto o propósito de discorrer sobre a prática na lecionação da UC de “Direitos Humanos e Educação”: os respetivos conceitos e os contextos concretos em que se desenvolve o processo de ensino/aprendizagem.
- From Alternative to Scientific Conceptions in the Learning of Physics of Sound: Students’ Perceptions of Learning Using Active Methodologies and Computer SimulatorsPublication . Conde, Bruno; Santos, Filipe; Barreto, Maria Antónia; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Fonseca, MartaLearning Physics is an area with numerous difficulties and alternative conceptions often limit a deeper understanding of several domains of this discipline. In particular, in the field of sound, it is common to find such misconceptions. Active learning methodologies have been used effectively for science teaching in a constructivist approach. The use of these methodologies to address alternative conceptions can promote the construction of mental models that are closer to scientifically accepted conceptual models. In this paper, we present a work in progress, which analyses the students' perception of the contribution of computer simulators integrated in active methodologies to improve their learning. For this purpose, we present the results obtained from the implementation of a sequence of didactic activities, which took place in a context of emergency remote teaching (ERT). This study was conducted with a class of 23 8th grade students from a school cluster in central Portugal, during the month of March 2021.The results suggest that students felt the characteristic engagement of activities based on active methodologies and the use of simulators, but showed limitations in the activities regarding the perception of orientation and the surprise factor, limitations that can be attributed to the high degree of autonomy that was required of them.
- Incubadora de inclusão: funcionalidade e medidas educativas no concelho de AlcobaçaPublication . Barreto, Antónia; Santos, Filipe; Ferreira, Guilherme; Rodrigues, Luís Filipe; Vicente, Sofia Manuela Gomes; Santos, Maria JoãoEste artigo apresenta um estudo feito em 2013, cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação I.P, que, procurando conhecer a cultura de inclusão do concelho de Alcobaça e, em particular, a criação de uma escola inclusiva, procurou conhecer em que medida os Programas Educativos Individuais (PEI) traduzem a avaliação realizada de acordo com a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da Organização Mundial da Saúde. O estudo incidiu sobre 1—0 alunos abrangidos pelas medidas educativas previstas no DL 3/200‘ no ano letivo de 2011/2012. Os resultados apontam para algumas incoerências quer na criação dos perfis de funcionalidade quer nas medidas educativas atribuídas em função desses perfis.