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- Empregabilidade e ensino superior: o estudo de caso do mestrado em Gestão e Direção Hoteleira - ESTMPublication . Viana, Ana Sofia; Pais, Sónia; Sousa, Ana Elisa; Schön, MichaelEmpregabilidade é uma meta para todos aqueles que fazem um mestrado ou outro curso superior. No entanto, mais importante do que conseguir um bom emprego é encontrar o emprego para o qual os estudantes foram preparados durante os estudos e permitir-lhes alcançar a carreira que desejam/ambicionam. Neste sentido, o mestrado em Gestão e Direção Hoteleira da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria foi projetado para permitir que os estudantes desenvolvessem competências organizacionais das muitas responsabilidades operacionais necessárias para gerir um hotel e que estão ligadas a conceitos práticos da tomada de decisões de gestão. Para preparar melhor os estudantes para o que o mercado de trabalho precisa e os empregadores desejam, é importante entender como o mercado de trabalho recebeu os estudantes após a graduação e se os empregadores reconheceram essas qualificações. Portanto, o objetivo deste estudo foi saber onde estão os mestres e o que estão a fazer no mercado de trabalho após o término deste mestrado, se sentem que a graduação foi importante e se lhes deu alguma vantagem no alcance de melhores posições de trabalho. Foi aplicado um método quantitativo a este estudo através da realização de um questionário a 19 mestres em Gestão e Direção Hoteleira. Os resultados mostraram que apesar do esforço das instituições de ensino superior procurarem, através dos mestrados, dar maiores competências aos futuros recursos humanos das organizações, a maioria das organizações ainda não reconhece nem valoriza muito estas formações.
- A influência do marketing-mix de serviços na escolha de um curso superior de turismo: Portugal e EspanhaPublication . Schön, Michael; Coelho, JúlioO mercado educacional tem-se caracterizado por uma forte competitividade, quer em termos nacionais, quer em termos internacionais. Cada vez mais as Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, procuram captar estudantes de forma agressiva, recorrendo às práticas comuns do Marketing. Contudo, estas práticas nem sempre se revelam eficazes, levando a que muitas das IES, particularmente privadas, passem por grandes dificuldades financeiras, chegando mesmo a fechar. Por isso, conhecer melhor o perfil dos jovens candidatos e quais as variáveis do marketing-mix que mais interferem nas decisões de escolha dos cursos, assume especial importância. Por outro lado, o Turismo, tem tido uma evolução crescente nas últimas décadas, quer em termos de oferta formativa, quer em termos de procura de mão-de-obra. Perceber se a realidade de Portugal e de Espanha, ou seja, do mercado ibérico, é semelhante ou se apresenta muitas diferenças, pode condicionar as políticas de recrutamento de estudantes, para as áreas do turismo, nestes dois países. O presente estudo, aplicou o mix do marketing de serviços, a duas amostras, em Portugal e Espanha (538 e 770), junto dos estudantes de 1ª inscrição no ensino superior público nos cursos de turismo. Utilizámos uma escala ordinal de Likert de 1 a 5 para medir a importância de cada variável no ato de escolha de um curso superior em turismo. Utilizámos a estatística descritiva e inferencial para identificar quais as variáveis determinantes do marketing-mix, que mais influenciam as escolhas dos cursos, algumas características do perfil dos candidatos e as relações existentes entre as características internas e as influencias externas, dos estudantes relativamente às variáveis mix. Os resultados sugerem que o fator “Produto” é o mais importante e os fatores “Processo” e “Pessoas” são os menos importantes, em ambos os países analisados. Verificámos também que os “Familiares e Amigos” são mais influentes em Portugal do que em Espanha.
- Influencia de los factores del marketing de servicio en la elección de estudios superiores de turismo en instituciones públicas - los casos de España Y PortugalPublication . Schön, Michael; Díaz Méndez, Montserrat; Coelho, Júlio Alberto SilvaA escolha de um curso no Ensino Superior é um processo altamente complexo, visto que envolve uma série de fatores e etapas para ser tomada uma decisão final por parte de um estudante, uma vez que é uma decisão muito importante para a sua vida. A revisão da literatura sobre o conceito do marketing e a sua evolução, bem como sobre alguns dos modelos fundamentais da escolha de um curso superior público em geral e, especificamente, na área do Turismo, permite identificar e analisar os fatores mais decisivos para a escolha de um curso/instituição no âmbito do Marketing Mix de serviços que representa um dos objetivos centrais deste trabalho de investigação. Este estudo aborda também a evolução das IES, em geral e das formações em Turismo, em particular, quer em Portugal, quer em Espanha. Para além disso, este estudo visa identificar as características internas e a importância das influências externas do segmento de mercado dos jovens candidatos ao Ensino Superior, de acordo com os fatores do Marketing Mix de serviços, bem como apurar eventuais diferenças de características internas e grau de influência externa, entre Espanha e Portugal. A literatura destaca a existência de dois modelos de escolha de um percurso académico, por parte dos estudantes: um norte-americano e outro europeu. No caso dos EUA, no momento da escolha, o estudante começa por procurar a instituição e só depois escolhe o curso. Na Europa, no momento da escolha, o estudante começa por escolher o curso numa área de estudo que queira seguir e depois combina a instituição que mais lhe agrada. Foi distribuído um questionário a duas amostras de estudantes que entraram pela primeira vez numa IES em Espanha e em Portugal na área do Turismo no ano letivo 2014/2015, com a dimensão de 770 e 538 respetivamente. Os dados foram recolhidos, junto de várias IES espanholas e portuguesas que possuem cursos superiores públicos na área de Turismo. As questões do questionário foram desenhadas, por forma a identificarem as variáveis necessárias e úteis para o estudo, de acordo com a literatura existente. Aplicou-se uma escala ordinal de Likert de 1 a 5 para medir a importância das variáveis do Marketing Mix na escolha do curso e uma escala nominal para as variáveis sociodemográficas. Os resultados sugerem que o fator “produto”, do Marketing Mix dos Serviços, é o mais importante na escolha de um curso na área de Turismo, quer em Portugal, quer em Espanha. Por outro lado, é também possível constatar que as características internas dos estudantes, ou seja o seu perfil sociodemográfico, possui relações diferenciadas com os fatores do Marketing Mix, destacando-se o facto dos fatores “pessoas” e “processo”, possuírem uma fraca relevância na escolha de um curso na área de Turismo. Finalmente, verifica-se também, que os “familiares e amigos” são mais influentes em Portugal do que em Espanha, na escolha de um curso na área de Turismo.
- Rede Alumni : uma estratégia responsável ao serviço do desenvolvimento do turismo localPublication . Ferraz, Francisco António Vaz Guedes Delgado; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Beato, Isabel Maria de Sousa Henriques; Rafael, Célia Maria da Conceição Salmim; Schön, Michael; Fernandes, Isabel BarretoOrganizations including higher education institutions need to enhance the relationships with their stakeholders, especially with their alumni, in order to promote a set of long term mutual competitive advantages. In this way, organizational sustainability is gaining new ground and plays a fundamental role as a way of attaining a broad goal in terms of sustainable development. Higher education institutions should develop relationship and transparency strategies of corporate actions in order to create trust and also to leverage synergies by using alumni networks. This can be achieved through Information and Communication Technologies (ICT), especially the web, and the most recent and globalized platforms like Facebook and Linkedin as privileged channels for communicating with alumni. In addition, the development of actions that try to promote an approach and the engagement of alumni among different initiatives not only inside the institution, but also in terms of local and/or regional context, could create added value and contribute to local tourism development. The present study aims to analyze the development of the network of a higher education institution, namely, the IPLeiri@lumni Network, assessing the platform design, the measures taken by the institution to renew the relationship with their alumni, and the resulting advantages from the paths taken by some alumni as a way of identifying the potential added value for the development of local tourism of the region.
- Empregabilidade e ensino superior: o estudo de caso do mestrado em gestão e direção hoteleira: ESTMPublication . Viana, Ana Sofia; Pais, Sónia; Sousa, Ana Elisa; Schön, MichaelEmpregabilidade é uma meta para todos aqueles que fazem um mestrado ou outro curso superior. No entanto, mais importante do que conseguir um bom emprego é encontrar o emprego para o qual os estudantes foram preparados durante os estudos e permitir-lhes alcançar a carreira que desejam/ambicionam. Neste sentido, o mestrado em Gestão e Direção Hoteleira da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria foi projetado para permitir que os estudantes desenvolvessem competências organizacionais das muitas responsabilidades operacionais necessárias para gerir um hotel e que estão ligadas a conceitos práticos da tomada de decisões de gestão. Para preparar melhor os estudantes para o que o mercado de trabalho precisa e os empregadores desejam, é importante entender como o mercado de trabalho recebeu os estudantes após a graduação e se os empregadores reconheceram essas qualificações. Portanto, o objetivo deste estudo foi saber onde estão os mestres e o que estão a fazer no mercado de trabalho após o término deste mestrado, se sentem que a graduação foi importante e se lhes deu alguma vantagem no alcance de melhores posições de trabalho. Foi aplicado um método quantitativo a este estudo através da realização de um questionário a 19 mestres em Gestão e Direção Hoteleira. Os resultados mostraram que apesar do esforço das instituições de ensino superior procurarem, através dos mestrados, dar maiores competências aos futuros recursos humanos das organizações, a maioria das organizações ainda não reconhece nem valoriza muito estas formações.
- Employability and Higher Education: The case study of ESTM master's degreePublication . Viana, A.; Pais, S.; Sousa, A.; Schön, M.The labor market in this globalized world, based on new technologies, is constantly changing. In an increasingly demanding and dynamic world of human resources competences, young people have to focus on their training in order to enter in the labor market better prepared and thus contribute to the success of the entity that receives them and for their own professional and personal fulfillment. The choice of their academic journey is crucial to ensure the achievement of these competences and make that decision is not easy, with a system of higher education such as the Portuguese, where there are so many graduation courses and two systems of teaching, University and Polytechnic. In fact, with the changes introduced in higher education by the so-called Bologna Process, most undergraduate’s courses saw the number of years reduced from five to three years, while others opted for integrated master's degrees. In the case of the School of Tourism and Maritime Technology, the option was to offer three-year degree courses and two-year master's degrees. This study intends to understand where are the students who have bet on their training at the master's level and finish their master's degree at the School of Tourism and Maritime Technology (ESTM) of the Polytechnic of Leiria, if they are working in the area and if the employers recognize these qualifications.
- Interacção universidade-empresa : o portal Alumni como instrumento socialmente responsável e de design colaborativoPublication . Ferraz, Francisco António Vaz Guedes Delgado; Fernandes, Isabel Barreto; Schon, MichaelNovas preocupações sociais, económicas e ambientais têm originado novas condutas por parte das organizações e das instituições, numa perspectiva de alcançar objectivos sustentáveis a médio e longo prazo. Assim, as entidades referidas e em particular, as instituições de ensino, têm procurado desenvolver um conjunto de práticas e ferramentas que lhes permitam interagir com todas as entidades com as quais se relacionam, adoptando assim uma postura e um comportamento coerente e transparente, com objectivos de criação de valor, enquadrando-se estas práticas na temática da Responsabilidade Social. Dentro das várias práticas de Responsabilidade Social adoptadas pelas instituições indicadas, incluem-se algumas visando os Stakeholders externos mas outrora internos, nomeadamente os seus antigos alunos, ou seja, através da criação de uma ferramenta electrónica, denominada Portal Alumni. Neste documento, pretende-se efectuar uma análise sobre a potencialidade do Portal Alumni enquanto instrumento de Design Colaborativo e de Responsabilidade Social gerador do relacionamento entre as instituições de ensino superior e os seus antigos alunos, obtendo-se assim sinergias inter-relacionais benéficas a nível da empregabilidade dos alunos, da relação com as empresas, bem como a nível do branding da instituição educativa em causa.
- Manual de boas práticas e sustentabilidade no turismoPublication . Almeida, Paulo; Eurico, Sofia; Almeida, Sérgio; Oliveira, Fernanda; Jorge, João Paulo; Ramos, Dulcineia; Oliveira, Verónica; Simões, Ana Raquel; Borges, Patrícia; Malheiros, Cátia; Caetano, Marta; Amorim, Daniela; Viana, Ana Sofia; Coelho, Júlio; Sousa, Ana Elisa; Lourenço, Paulo; Rafael, Célia; Almeida, Nuno; Fonseca, Júlia; Schön, Michael; Martins, Rui; Dias, Francisco; Cardoso, Lucília; Mendes, Alexandra; Bento, Carla; Elias-Almeida, Anabela; Varela, Luciana; Varela, Jorge; Santos, Luís Lima; Gomes, Conceição; Brasão, Inês; Baptista, Pedro
- Knowledge Management through Groupware TechnologyPublication . Alcoforado, Elidomar; Alcoforado, Daniela; Santos, José António C.; Schön, MichaelThis work aims to analyse how the use of groupware technology influences the process of knowledge management, in the largest Brazilian electricity company. The study, based on a qualitative approach, analysis different groupware technology tools and their relationship as facilitators of knowledge management. The results suggest that groupware technology deployed in the company has facilitated the operational work and improved the informational level in the company, from information management, but is not used systematically for the transfer and sharing of organisational knowledge.
- A divulgação da informação socialmente responsável nos estabelecimentos hoteleiros portuguesesPublication . Ferraz, Francisco António Vaz Guedes Delgado; Schön, Michael; Vázquez, Dolores GallardoAs organizações têm vindo a manifestar uma maior consciência a nível económico, social e ambiental, procurando minimizar problemas com que a sociedade se debate de uma forma sistemática, numa lógica de sustentabilidade e de longo prazo. Para esse efeito, procuram desenvolver um conjunto de iniciativas que implica a adopção de comportamentos coerentes e transparentes com objectivos de criação de valor, não apenas para a organização mas também para com todos aqueles com os quais a mesma se relaciona. Nesta óptica, a divulgação da sua actuação socialmente responsável, assume um papel importante como instrumento de Marketing Relacional com os seus Stakeholders, uma vez que numa perspectiva de longo prazo potenciará vantagens competitivas às organizações que as fomentem. Neste documento, pretende-se efectuar uma análise sobre a divulgação da diversa informação sobre Responsabilidade Social no sector Turístico Português baseando-se a mesma num estudo empírico realizado aos estabelecimentos hoteleiros classificados de três a cinco estrelas.