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- Efectividade da educação para a saúde nas práticas e comportamentos dos adolescentesPublication . Cravo, Lídia Faria; Gaspar, Pedro; Dixe, Maria dos Anjos; Gomes, José Carlos; Teixeira, Maria JoséOs jovens têm merecido particular atenção, no contexto do estudo das práticas e comportamentos determinantes de saúde, devido ao facto de este ser um grupo etário onde nas últimas décadas não se têm verificado melhorias nas taxas de mortalidade e morbilidade (Lee e Tsang, 2004), de integrarem nos seus estilos de vida muitas práticas e comportamentos responsáveis pela maioria das actuais doenças crónicas e diminuição da qualidade de vida (European Commission, 2003; Ministério da Saúde, 2004). São igualmente um grupo em que uma saúde pobre pode ter a longo prazo efeitos muito negativos (WHO, 2001; Gabhainn, 2004; Pereira et al, 2005). Capacitar os indivíduos para identificarem os seus problemas e necessidades, utilizarem adequadamente os seus recursos, e promoverem uma vida saudável, implica esforços conjuntos dos vários agentes da promoção da saúde. A forma como os jovens se comportam, acedem à informação de saúde, e o impacto que esta tem nas suas práticas e comportamentos constitui uma questão de interesse fulcral.
- Projecto “Pensar saudável, Viver saudável”: uma (boa) prática de Educação para a Saúde baseada na formação pelos paresPublication . Gomes, José Carlos; Cravo, Lídia Faria; Gaspar, Pedro
- Grupos de ajuda mútua com cuidadores informais de pessoas com demência: empowerment do cuidadoPublication . Alencar Leão da Costa, Mônica Braúna; Azevedo, Maria João Tinoco; Torgal, Maria Constança Paúl; Gomes, José CarlosA demência representa atualmente um grande problema de saúde e social na esfera mundial, ao qual Portugal não está alheio. Cuidar de uma pessoa com demência é uma tarefa muito exigente em que o cuidador, ao assumir este papel, deixa de desempenhar as suas atividades cotidianas, enfrentando muitos desafios. O grupo de ajuda mútua (GAM) é um modelo de cuidado fundamentado na partilha e ajuda mútua dentro de um contexto social, emocional e de educação. Desenhamos um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, com o objetivo de explorar e descrever as experiências dos cuidadores informais após seis meses de participação no GAM. Para análise de conteúdo, recorremos ao software Web Qualitative Data Analysis (WebQDA) para a contagem de referências e categorização dos temas. Este estudo foi desenvolvido na zona Norte de Portugal, e integra parte do Projeto CuiDem- Cuidados para a Demência. Participaram nove cuidadores informais de pessoas com demência e três profissionais de saúde de GAM. Após codificação e contagem de referências, foram integradas quatro categorias para análise: i) enfrentamento e a visão prospectiva do futuro; ii) construção de uma rede de apoio; iii) o resgate do quotidiano e a importância da gestão do tempo; e iv) promoção da competência de cuidado. Nossos resultados, confluem com os existentes na literatura e reforçam que os GAM para cuidadores informais de pessoas com demência aprimoram as competências pessoal e instrumental, incluindo o reconhecimento da importância do autocuidado e gestão do tempo, além de fomentar o empowerment no quotidiano do cuidado.
- Apoiar no autocuidado de utentes e cuidadores informaisPublication . Dixe, Maria dos Anjos; Querido, Ana; Soares, Elsa; Gomes, José Carlos; Pereira, Cidália; Teixeira, Liliana; Sousa, Pedro; Amado, Sandra; Peralta, Teresa
- Grupos de ajuda mútua em cuidadores informais de pessoas com demência : uma revisão sistemáticaPublication . Braúna, Mônica; Gomes, José Carlos; Paúl, Constança; Azevedo, Maria João
- Development and psychometric validation of a multidimensional scale on the self-care needs of dependent peoplePublication . Dixe, Maria dos Anjos; Soares, Elsa; Gomes, José Carlos; Pereira, Cidália; Carvalho, Daniel; Teixeira, Liliana; Sousa, Pedro Miguel Lopes; Amado, Sandra Cristina Fernandes; Peralta, Teresa de Jesus de Almeida; Lopes, Paulo; Querido, AnaObjectives: To develop and validate an interprofessional, multidimensional self-care needs scale of dependent people. Methodology: After a literature search, 61 items were identified and divided into nine self-care dimensions. The items were then reviewed by an expert panel (N = 11) to confirm the content validity of the scale. Refined items were pilot-tested in 12 patients, using a 5-point Likert-type scale. A final version was generated and psychometrically tested in 143 dependent men and women aged 37–102 (80.7 ± 10.1) years. Results: The nine multidimensional self-care needs scales were developed on a broad theoretical and empirical basis. The scales showed very good psychometric properties, having adequate characteristics, satisfactory reliability, and good validity. Conclusions: The scales have good psychometric properties, with minor differential item functioning. The scales can be used by health professional and policy makers to measure dependent people’s self-care needs. Nevertheless, it is necessary to perform further psychometric validations using a larger sample. This is an appropriate tool for application in clinical and research settings to assess patients’ self-care needs.