Repository logo
 

CIEQV - Livro

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 14
  • Introducing flying disc sports at schools
    Publication . Amoroso, José; Boulton, Becky; Erdõsi, Zoltán; Lai, Kennedy; McLeod, Rob; Morri, Davide; Rincones, Vanessa
  • 校园飞盘 教学手册
    Publication . Amoroso, José Pedro
    我很高兴向大家介绍这本专门为大中小学校教师出版的团队飞盘运 动教学手册。希望这本书能够助力飞盘知识在全球范围内的传播。这本 书最初由若泽·阿莫罗索(José Amoroso)用葡萄牙语出版,在世界飞 盘联合会(世盘联,WFDF)的支持下,现在已被翻译成多种语言。本项 目是世盘联发展计划的一部分,也获得了国际奥林匹克委员会(IOC)的 合作资助。 世盘联的使命是“支持和促进飞盘运动的全球进步和飞盘精神的传 播”。本书为全球的教学专业人员提供了团队飞盘的教学技巧以及“飞 盘精神”这一重要原则的知识技能,可说是校园飞盘领域的得力教学助手。 在书中,作者将提供不同级别的教学课程和对其他飞盘运动的介绍, 我相信这将有力推动校园飞盘运动的发展,并帮助全世界更多国家的年 轻运动员参与飞盘运动。 世界飞盘联合会的发展计划已经开展数年,我们希望扩大飞盘运动 的参与者的技能,看到全球更多人参与飞盘运动,为参与者提供性别平 等的机会,并推广飞盘精神。团队飞盘是一项自行裁判的运动,要求运 动员展现出公平竞赛的精神,是飞盘在所有团队运动中独一无二的特点。 飞盘是一项无与伦比的团队运动,正是飞盘精神极大地促进了 # 飞盘生活 方式(#frisbeelifestyle)。 在此特别感谢本书葡语原文作者若泽·阿莫罗索的工作,以及葡萄 牙飞盘联合会(APUDD)所做的努力,他们为发展葡萄牙语国家的团队 飞盘做出了贡献。 我相信这本书将会成为一个非常有用的工具,为所有参与这项运动 的学生和老师带来竞技性、技巧、体育道德和冲突管理的完美结合,最 重要的是,它将为我们带来“玩”飞盘的乐趣。期待“校园飞盘教学项目” 获得成功! 罗伯特·诺博·劳赫 Robert Nob Rauch 世界飞盘联合会主席
  • Vivência(s), Convivências e Sobrevivências em Tempo de COVID-19: Mediação Intercultural e Intervenção Social
    Publication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Santos, Rui
    A problemática da COVID-19 remete, pois, para um fenómeno que a todos toca, um Fenómeno Social Total, como nos ensinou Marcel Mauss, uma vez que atravessa e abala toda a sociedade e que impactou sobre o quotidiano de todos. A pandemia que atravessamos, a do contágio devido ao SARS-CoV-2, que provoca o COVID-19 e suas múltiplas implicações médico-sociais, não é apenas uma questão de saúde. Ouvir e conhecer experiências dos mais variados campos da sociedade sobre os modos como vive(ra)m, convive(ra)m e muitos sobrevive(ra)m é fundamental enquanto partilha de conhecimentos e é um dos objetivos centrais desta obra.
  • Book of abstracts II International Congress - CIEQV 23rd and 24th February 2023
    Publication . Rodrigues, José; Matos, Rui; Jacinto, Miguel; Rodrigues, Filipe
    The II International Congress - CIEQV is the consequence of the development of the center’s strategic plan, which aims to increase scientific production in the field of quality of life. The communication of the science carried out configures a relevant social approach for public scientific research institutions. This congress aims above all to make available the knowledge acquired on the subject of quality of life, aiming to transfer to society and citizens the information applied to their way of life. We consider the highlights of the congress to be the discussion at roundtables on two fracturing themes, inclusion and urbanism associated with the quality of life of citizens. The conferences are multidisciplinary, addressing topics such as children’s education and sports participation, sustainable agriculture and self-care, all of them related to citizens’ quality of life. The proposed papers reflect the diverse research paradigms of this multidisciplinary and thematic center: studies on the educational contexts of youth and children; on the inclusion of people with disabilities; research focused on food products and sustainable behaviors; approaches to sports training, athlete performances, physical activity practice; exploration of research on the motor behavior of children and youth; study of sustainability in organizations; research focused on quality of life in the different stages of human life; etc. This diverse approach demonstrates the complexity of the social phenomenon under study. Researchers search the connection between some variables and their interrelationship. In this way, the research produced gets closer to the ecological and social reality, transferring itself to human practices towards a better and healthy quality of life. This II International Congress - CIEQV is another initiative for the challenges of research in Quality of Life. I take this opportunity to thank the institutions that support us, the organizers of the event and the researchers who share their knowledge, from the perspective of open science and available to society.
  • Livro de resumos II Jornadas Internacionais em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde 2022
    Publication . Salvador, Rogério; Monteiro, Diogo; Amaro, Nuno; Antunes, Raul; Rebelo-Goncalves, Ricardo; Coelho, Luís; Jacinto, Miguel; Morouço, Pedro; Rodrigues, Filipe; Matos, Rui
    É com enorme honra que a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria vai levar a cabo a segunda edição de umas jornadas que pretendem trazer discussão, partilha e valorização de conhecimento. Tal só é possível por percebermos que o conhecimento tem incalculável valor, quando disseminado e aplicado. E é isso que estas jornadas trarão. Assim, começo, claro, por agradecer aos oradores que prontamente aceitaram o desafio, assim como aos autores que submeteram os seus trabalhos para serem apresentados. É amplamente reconhecido que o exercício físico tem inúmeros benefícios para o ser humano seja ao nível da sua aptidão física, da sua saúde mental, ou inclusive do seu envolvimento social. Inúmeros dados científicos têm demonstrado a pertinência da inclusão do exercício físico na vida do ser humano, um importantíssimo contributo não só na prevenção, mas também na coadjuvação ao tratamento de vários tipos de doenças. Está, portanto, lançado o mote para que durante dois dias se discutam práticas, ideias e estratégias para haver cada vez mais, e melhor, exercício. Votos de Bom Trabalho! O Diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria Professor Doutor Pedro Morouço
  • XI Conferência Internacional - investigação, Práticas e Contextos em Educação (2022)
    Publication . Muñoz, Romain Gillain; Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Abreu, Maria Odiliade Jesus Almeida; Alves, Dina Catarina Duarte
    A XI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE), promovida pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS-PL), decorreu nos dias 6 e 7 de maio de 2022, na ESECS-PL. Teve como objetivo proporcionar a interação e a partilha de experiências e conhecimentos entre profissionais de diversas áreas ligadas à Educação e com interesses multidisciplinares, contribuindo e estimulando a investigação e a prática em Educação. O programa incluiu 4 sessões plenárias, proferidas por investigadores nacionais e internacionais, 1 painel, 18 artigos, 16 relatos e 3 posters, selecionados a partir de um processo anónimo de revisão entre pares, assegurado pelos 55 elementos da Comissão Científica. Neste documento, apresentam-se os textos remetidos pelos autores dos artigos, dos relatos e dos posters. Estes textos integram temas inter e transdisciplinares e incidem sobre problemáticas atuais no âmbito da educação em contextos de infância, adolescência e idade adulta e sobre a formação em contexto de trabalho, entre outros. Organizado em três secções, este livro de atas inclui na primeira secção os artigos, na segunda os relatos e, na terceira, os posters. Estes trabalhos versam temas como a aprendizagem e a avaliação em contextos educativos; o desenvolvimento comunitário ou revelam experiências de ensino e aprendizagem na Educação de Infância, no Ensino Básico e no Ensino Secundário ou experiências na formação de professores. Outros textos inserem-se especificamente na(s) Didática(s) e na utilização das Novas Tecnologias em contextos educativos. Esperamos que este livro de atas possa contribuir para divulgar os avanços e as novas tendências na investigação em Educação e nas diferentes práticas e contextos de ensino e aprendizagem. Agradecemos a todos os que de alguma forma contribuíram e contribuem para a realização e sucesso desta conferência internacional e esperamos que sintam que o tempo despendido tenha sido profícuo.