CIEQV - Livro
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CIEQV - Livro by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Manual Ultimate e Desportos de Disco nas EscolasPublication . Amoroso, José PedroDepois de 18 anos o “meu” filho mais velho cresceu, aprendeu, amadureceu, sofreu de dores de crescimento e resolveu sair de casa… Existe um misto de emoções, pois como qualquer Pai, não existe muita vontade de ver o seu filho partir… por outro lado, sei e acredito no seu valor, nas suas qualidades e no bem que poderá fazer à nossa sociedade e ao desporto em geral. Espero que continue a crescer de uma forma equilibrada e sustentada como fez até aqui. Cabe a agora à sociedade interpretar o seu potencial, mais concretamente os meus colegas de profissão, para que o recebam e que lhe deem o melhor rumo possível. Sempre que se sintam com dúvidas ou com sugestões, poderão sempre contactar o seu “Pai” para em conjunto podermos dar um futuro melhor. O COI (Comité Olímpico Internacional) reconheceu a modalidade a 2 de Agosto de 2016 em Lausanne. Com mais esta vitória , o Ultimate promete continuar a crescer e a evoluir. Com a ajuda do Desporto Escolar, estamos certos que a modalidade ganhará outra visibilidade, e que as gerações mais jovens poderão ter acesso a um desporto coletivo evasivo, carregado de Fair play, valores, conhecimento, respeito e principalmente divertimento, efetuado sempre de forma amigável e fraterna. Para que este espírito exista e permaneça entre todos os jogadores, o Ultimate possui algumas ferramentas que são diferentes de alguns desportos coletivos. O SOTG – Spirit of the Game será possivelmente uma das ferramentas “mais úteis” do Ultimate. A pontuação atribuída a cada equipa pelo espírito demonstrado ao longo dos jogo, proporciona um prémio à que tiver maior pontuação nos finais dos campeonatos. Este prémio tem sempre uma dimensão superior ao atribuído à equipa que fica classificada na primeira posição. O fundamental mesmo é competir, sim, mas dentro das regras e sem conflitos. O Ultimate Internacionalmente tem mostrado ao mundo a sua força, como foi o exemplo do jogo realizado entre crianças Palestinianas e Israelitas, onde o divertimento e o prazer de jogar ficaram acima de qualquer problema político. O Ultimate… é isto e muito mais!
- Ultimate at Schools Programme, Teacher's FilePublication . Amoroso, José PedroI have been involved in Ultimate and frisbee sports for 20 years. I have lots to tell, lots of stories, I’ve come up against several obstacles and setbacks. However, my passion for the sport and, in particular, for what Ultimate represents in all its different fields of knowledge, has helped me remain focused on a well-defined objective. #frisbeelifestyle is now here to stay. One of the aims of this Programme for PE Teachers is, without a doubt, to provide the tools so that every professional can understand and prepare their lessons/activities using the disc, where the SOTG – Spirit of the Game is clearly presented and reinforced so that teachers can understand how and in what manner they can put it into practice. I soon realised how important disc games are in children’s multilateral, eclectic and well-balanced development. Pedagogically comprehensive, including in terms of affections and emotions, of motor control, and including a number of features that make these games unique in teaching and in developing soft skills for life. The first training course at a school in Portugal took place in 2003, and since then there have been contacts with several hundreds of schools throughout the country and several training sessions aimed at Physical Education teachers. In 2020, we will be part of the national physical education curriculum and we aim to reach each and every school in Portugal and the Portuguese archipelagos. Each country has their own laws in terms of Education and Sports, and it is not my place to assess them or refer better teaching models or methods. We have created this programme with the aim of reaching each and every teacher and anyone who is passionate about sports. The programme is easy to read and perfectly adaptable to the curriculum in other countries. We would like to make this tool, Ultimate and disc sports accessible to everyone, and the place to start is at schools! It is now up to each professional to use the disc to develop teaching strategies according to their subject, so that we may make an impact and create a sound teaching mechanism in the medium and long run! I take this opportunity to thank the municipality of Leiria, the Polytechnic Institute of Leiria, the IPDJ, Sports School and Leiria Flying Objects, for all their support over the years.
- Ultimate programa mokyklose. Mokytojo praktinis vadovasPublication . Amoroso, José
- 校园飞盘 教学手册Publication . Amoroso, José Pedro我很高兴向大家介绍这本专门为大中小学校教师出版的团队飞盘运 动教学手册。希望这本书能够助力飞盘知识在全球范围内的传播。这本 书最初由若泽·阿莫罗索(José Amoroso)用葡萄牙语出版,在世界飞 盘联合会(世盘联,WFDF)的支持下,现在已被翻译成多种语言。本项 目是世盘联发展计划的一部分,也获得了国际奥林匹克委员会(IOC)的 合作资助。 世盘联的使命是“支持和促进飞盘运动的全球进步和飞盘精神的传 播”。本书为全球的教学专业人员提供了团队飞盘的教学技巧以及“飞 盘精神”这一重要原则的知识技能,可说是校园飞盘领域的得力教学助手。 在书中,作者将提供不同级别的教学课程和对其他飞盘运动的介绍, 我相信这将有力推动校园飞盘运动的发展,并帮助全世界更多国家的年 轻运动员参与飞盘运动。 世界飞盘联合会的发展计划已经开展数年,我们希望扩大飞盘运动 的参与者的技能,看到全球更多人参与飞盘运动,为参与者提供性别平 等的机会,并推广飞盘精神。团队飞盘是一项自行裁判的运动,要求运 动员展现出公平竞赛的精神,是飞盘在所有团队运动中独一无二的特点。 飞盘是一项无与伦比的团队运动,正是飞盘精神极大地促进了 # 飞盘生活 方式(#frisbeelifestyle)。 在此特别感谢本书葡语原文作者若泽·阿莫罗索的工作,以及葡萄 牙飞盘联合会(APUDD)所做的努力,他们为发展葡萄牙语国家的团队 飞盘做出了贡献。 我相信这本书将会成为一个非常有用的工具,为所有参与这项运动 的学生和老师带来竞技性、技巧、体育道德和冲突管理的完美结合,最 重要的是,它将为我们带来“玩”飞盘的乐趣。期待“校园飞盘教学项目” 获得成功! 罗伯特·诺博·劳赫 Robert Nob Rauch 世界飞盘联合会主席
- XXII Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do DesportoPublication . Monteiro, Diogo; Antunes, Raul; Mendes, Diogo; Jacinto, Miguel; Matos, Rui; Amaro, Nuno; Salvador, Rogério; Rebelo-Goncalves, Ricardo; Morouço, Pedro; Coelho, Luís; Rodrigues, FilipeInserido nas XXII jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, subordinadas ao tema “Investigação e Prática: de Todos e para Todos”, o propósito deste workshop é promover uma partilha de experiências e contextos de intervenção na área do desporto e atividade física adaptados. Assim, após um enquadramento conceptual teórico, os participantes vão conhecer o trabalho desenvolvido no CRID (Centro de Recursos para a Inclusão Digital) da ESECS – Politécnico de Leiria. Posteriormente, e numa parte prática, vão ser proporcionadas experiências em diferentes modalidades adaptadas, bem como as possibilidades de intervenção em contexto escolar/desportivo, nomeadamente tendo por base critérios como a utilização dos recursos espaciais e materiais e sua adaptação a diferentes tipologias de deficiência. No fundo o principal objetivo do workshop é criar um momento de partilha e reflexão, promovendo condições para, nos diferentes contextos, podermos ter um desporto mais inclusivo.
- Flying Disc Parasport Wheelchair Ultimate (Book 1)Publication . Amoroso, José PedroWe at WFDF are honored to introduce to the eBook “Flying Disc Parasport Wheelchair Ultimate - BOOK 1” written by José Amoroso, which is being introduced as an important resource to promote the adaptive disciplines in our sport to our global audience of more than 100 National Federations. Initial discussions on the topic of the introduction of Wheelchair Ultimate as a Flying Disc sport under the WFDF umbrella emerged during the 2013 WFDF Congress and it was broadly agreed that WFDF should support the development of Wheelchair Ultimate competitions globally. The WFDF Board of Directors approved moving ahead, adding the disabled sport section of the Flying Disc sports Ultimate (Wheelchair) and Disc Golf to the event portfolio. WFDF had obtained positive reactions from major WFDF member countries such as Australia, Belgium, Canada, Chinese Taipei, France, Germany, Great Britain, Hong Kong China, Hungary, Ireland, Japan, Portugal, South Africa, Switzerland, and USA, when checking on Parasports activities and interest to develop national adaptive programs. In the following period in 2014/15 after the recognition granted by the IPC in October 2014, WFDF collected further contacts from Wheelchair Ultimate groups and worked with them on gaining practical expertise on how Wheelchair Ultimate should be structured as a sport. The Action Plan based on this valuable input created for two-year periods starting in 2014 has resulted in improvements on the outreach program, the discussion with the fellow IFs like IWBF Wheelchair Basketball, IWRF Wheelchair Rugby, and IWAS Wheelchair Fencing to learn on the operations of crucial competition rules, classification and accessibility check of venues. The participation of WFDF in the IPC Observer Programme at the Rio 2016 and Pyeongchang 2018 Paralympic Games were milestones in the understanding of requirements of adapted sports on highest competition level. The present ebook is the next step in our process and establishes the first set of competition rules including the guidelines on venue layouts for Wheelchair Ultimate. And will greatly contribute to staging continental competitions in Wheelchair Ultimate in Europe, America, Asia/Oceania within the next working period. This will eventually lead to World Championships in the next 2-3 years. We thank our partners at the International Paralympic Committee (IPC), International Wheelchair and Amputee Sport Federation (IWAS), and our scientific partners for their contribution. Our great thanks and appreciation go to the editor of the “Flying Disc Parasport Wheelchair Ultimate - BOOK 1” José Amoroso from Portugal who worked tirelessly on the project.
- XI Conferência Internacional - investigação, Práticas e Contextos em Educação (2022)Publication . Muñoz, Romain Gillain; Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Abreu, Maria Odiliade Jesus Almeida; Alves, Dina Catarina DuarteA XI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE), promovida pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS-PL), decorreu nos dias 6 e 7 de maio de 2022, na ESECS-PL. Teve como objetivo proporcionar a interação e a partilha de experiências e conhecimentos entre profissionais de diversas áreas ligadas à Educação e com interesses multidisciplinares, contribuindo e estimulando a investigação e a prática em Educação. O programa incluiu 4 sessões plenárias, proferidas por investigadores nacionais e internacionais, 1 painel, 18 artigos, 16 relatos e 3 posters, selecionados a partir de um processo anónimo de revisão entre pares, assegurado pelos 55 elementos da Comissão Científica. Neste documento, apresentam-se os textos remetidos pelos autores dos artigos, dos relatos e dos posters. Estes textos integram temas inter e transdisciplinares e incidem sobre problemáticas atuais no âmbito da educação em contextos de infância, adolescência e idade adulta e sobre a formação em contexto de trabalho, entre outros. Organizado em três secções, este livro de atas inclui na primeira secção os artigos, na segunda os relatos e, na terceira, os posters. Estes trabalhos versam temas como a aprendizagem e a avaliação em contextos educativos; o desenvolvimento comunitário ou revelam experiências de ensino e aprendizagem na Educação de Infância, no Ensino Básico e no Ensino Secundário ou experiências na formação de professores. Outros textos inserem-se especificamente na(s) Didática(s) e na utilização das Novas Tecnologias em contextos educativos. Esperamos que este livro de atas possa contribuir para divulgar os avanços e as novas tendências na investigação em Educação e nas diferentes práticas e contextos de ensino e aprendizagem. Agradecemos a todos os que de alguma forma contribuíram e contribuem para a realização e sucesso desta conferência internacional e esperamos que sintam que o tempo despendido tenha sido profícuo.
- Ukolskom programu priručnikža nastavnikePublication . Amoroso, José Pedro
- Vivência(s), Convivências e Sobrevivências em Tempo de COVID-19: Mediação Intercultural e Intervenção SocialPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Santos, RuiA problemática da COVID-19 remete, pois, para um fenómeno que a todos toca, um Fenómeno Social Total, como nos ensinou Marcel Mauss, uma vez que atravessa e abala toda a sociedade e que impactou sobre o quotidiano de todos. A pandemia que atravessamos, a do contágio devido ao SARS-CoV-2, que provoca o COVID-19 e suas múltiplas implicações médico-sociais, não é apenas uma questão de saúde. Ouvir e conhecer experiências dos mais variados campos da sociedade sobre os modos como vive(ra)m, convive(ra)m e muitos sobrevive(ra)m é fundamental enquanto partilha de conhecimentos e é um dos objetivos centrais desta obra.
- Livro de resumos II Jornadas Internacionais em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde 2022Publication . Salvador, Rogério; Monteiro, Diogo; Amaro, Nuno; Antunes, Raul; Rebelo-Goncalves, Ricardo; Coelho, Luís; Jacinto, Miguel; Morouço, Pedro; Rodrigues, Filipe; Matos, RuiÉ com enorme honra que a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria vai levar a cabo a segunda edição de umas jornadas que pretendem trazer discussão, partilha e valorização de conhecimento. Tal só é possível por percebermos que o conhecimento tem incalculável valor, quando disseminado e aplicado. E é isso que estas jornadas trarão. Assim, começo, claro, por agradecer aos oradores que prontamente aceitaram o desafio, assim como aos autores que submeteram os seus trabalhos para serem apresentados. É amplamente reconhecido que o exercício físico tem inúmeros benefícios para o ser humano seja ao nível da sua aptidão física, da sua saúde mental, ou inclusive do seu envolvimento social. Inúmeros dados científicos têm demonstrado a pertinência da inclusão do exercício físico na vida do ser humano, um importantíssimo contributo não só na prevenção, mas também na coadjuvação ao tratamento de vários tipos de doenças. Está, portanto, lançado o mote para que durante dois dias se discutam práticas, ideias e estratégias para haver cada vez mais, e melhor, exercício. Votos de Bom Trabalho! O Diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria Professor Doutor Pedro Morouço